Artigos

As Fase Dos Quatros Rios

Na Bíblia, encontramos várias passagens que falam de águas, de águas que saram, que limpam, que transformam e também que trazem juízo. Em apocalipse 22:1-2 podemos ver que o rio principal em Éden flui do Trono de Deus e do Cordeiro e que a árvore da vida está na margem deste rio. Em seguida no livro de Gn 2:8-14 vemos este mesmo rio que sai em Éden para regar o jardim se dividindo em quatro rios; Pison, Giom, Hidequél e Eufrates. Estes rios simbolizam quatro estágios em nossa caminhada de Éden até a Jerusalém celestial seu lugar de propósito.

Genesis 2:8

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pós ali o homem que tinha formado.
9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
11 O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
12 E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardónica.
13 E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
14 E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

Observamos aqui que saia do Trono de Deus um rio que se dividia em quatro, os quais vamos estudar mais a seguir.

No versículo 11…

Gn 2:11 O nome do primeiro é Pison; este é o que rodeia toda a terra de Havilá…

O primeiro rio Pison, do Strong 06376 Nwvyp (Piyshown), que quer dizer: aumento, espalhar,

Rodeia, circunda do Strong 05437 bbo (cabab), que quer dizer: voltar-se, cercar, dar a

volta, ser mudado de direção para…, rodear, mudar, transformar…

Este rio vai para a terra de Havilá, do Strong 02341 hlywx (Chaviylah), que quer dizer: círculo.

Queremos chamar a atenção para o que acontece conosco quando da nossa conversão, quando aceitamos a Jesus, que é simbolizado aqui pelo primeiro rio, ou seja, o Espírito Santo de Deus, que já habita em mim, a partir deste momento, se espalha como ondas excêntricas provocadas por uma pedra atirada em um lago, nos circundando e envolvendo. Sentimo-nos envolvidos pelo amor de Deus e pela maravilha que a paz D’Ele nos trás, é a partir deste ponto que começamos nossa intensa jornada rumo ao coração de Deus e Seu caráter…

No versículo 13…

Gn 2:13 E o nome do segundo rio é Giom; este é o que circunda toda terra de Kush.

O segundo rio Giom, do Strong 01521 Nwxyg (Giychown), que quer dizer: irromper,

corrente que arrebenta as margens, dar a luz.

Rodeia, circunda do Strong 05437 bbo (cabab), que quer dizer: voltar-se, cercar, dar a volta, ser mudado de direção para…, rodear, mudar, transformar…

Este rio vai para a terra de Kush, do Strong 03568 vwk (Kuwsh), que quer dizer: da descendência de Cam, neto de Noé e pai de Ninrode, progenitor dos povos do extremo Sul da África, (Etiópia), negro.

Como podemos observar após aceitarmos a Jesus o segundo rio entra em ação, vindo como uma correnteza que arrebentas as margens, ou seja, destruindo tudo aquilo que até aqui nós tínhamos como “margens” em nossas vidas. O segundo rio de Deus arranca estas “margens” para que novas “margens” segundo o padrão de Deus sejam delineadas em nossas vidas. Tudo aquilo que é trevas, que é negro dentro de nós, um caráter construído segundo os padrões da Babilônia será gradativamente arrancado, à medida que este segundo rio de Deus for passando. Ninrode representa a Babilônia e os padrões de ajuntamento do mundo, que sempre apontam para o sucesso e exaltação do homem, a edificação de Babel que foi uma tentativa de se chegar a Deus através da construção de templos, dogmas e doutrinas que elevam seus construtores e suas estratégias humanas acima do Deus Verdadeiro, de

Seus fundamentos e da Sua reta justiça. Este rio nos leva de volta à Etiópia no sentido de enfrentarmos nossos próprios lados negros, para que só depois disso Deus através das novas margens plante árvores e endireite o curso do rio em nossas vidas. Enfim, este rio, com toda a sua força e poder (caráter de Jesus) quer transformar nossas vidas para sempre e de uma vez por todas sem riscos de se voltar atrás. Ele só entra em nossas vidas quando abrimos as comportas dos nossos corações e deixamos ele fluir…

Gn 2:14 E o nome do terceiro rio é Hidequél; este é o que corre pelo Oriente da Assíria;

O terceiro rio Hidequél, do Strong 02313 lqdx (Chiddeqel), que quer dizer: rápido

Corre, do Strong 01980 Klh (halak) que quer dizer: ir, andar, vir.

Assíria, do Strong 0804 rwva (‘Ashshuwr) ou rva (‘Ashshur), que quer dizer: um passo, da raiz no Strong 0833 rva (‘ashar) ou rva (‘asher), que quer dizer: avançar, progredir, ir direto, andar, ir em frente.

Observamos que há uma sequência de fatos ocorrendo aqui e que ao deixarmos o segundo rio de Deus fluir em nossas vidas poderemos experimentar a rapidez que somente a revelação do Pai pode nos dar.

Depois que o segundo rio passa, nós entramos no terceiro, onde há um avanço na direção do nosso alvo que é Jesus. Há um andar, há um ir em frente, há uma progressão na sabedoria, no entendimento e na revelação de Jesus, o Cristo como aconteceu com Daniel.

Gn 2:14 E o nome do terceiro rio é Hidequél; este é o que corre pelo Oriente da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

O quarto rio Parath, do Strong 06578 trp (P@rath), (do grego Eufrates – 2166 Eufrathv) que quer dizer: frutífero, o rio bom e abundante.

* Imagine os quatro braços do rio do Éden como as quatros funções psíquicas? Vamos conhecer mais sobre quatros fases das nossas vidas.

Funções psíquicas
Há quatro funções psicológicas fundamentais para se analisar o ser humano:

– Pensamento (pessoas assim são grandes planejadoras e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência);

– Sentimento (Preferem emoções fortes e intensas – ainda que negativas – a experiências apáticas e mornas. Faz seu julgamento com base em seus próprios valores, como por exemplo, se é bom ou mau, se é certo ou errado, agradável ou desagradável);

– Sensação (O enfoque está na experiência direta, e tem sempre prioridade sobre a discussão ou a análise da experiência. Tem a ver com o que a pessoa pode ver, tocar, cheirar. Os sensitivos trabalham melhor com instrumentos, aparelhos, veículos e utensílios do que qualquer um dos outros tipos);

– Intuição (O homem intuitivo vai além dos fatos, sentimentos e ideias, em busca da essência da realidade. As implicações da experiência – o que poderia acontecer, o que é possível – são mais importantes para os intuitivos do que a experiência real por si mesma. Dão significados às suas percepções com tamanha rapidez que, via de regra, não conseguem separar suas interpretações conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos).

Nicolau de Cusa, monge filósofo do século XV, já usara imagem semelhante ao referir-se à onisciência divina: “Deus é uma esfera cujo centro está em toda parte e cuja circunferência não se delimita em parte alguma”.

Se você parar, vai notar que o Parath não vai para nenhum lugar como os três anteriores, ele simplesmente segue… Este é o ponto onde nos tornamos frutíferos, pois começamos a cumprir o ide, sabendo de onde viemos e não para onde vamos, pois simplesmente entendemos que para onde vamos pertence a Deus e a Seu tempo Ele mesmo nos mostrará. Então, fazemos discípulos de todas as nações, gerando frutos bons e abundantes para todas as nações da terra. Estamos assim nos preparando para o dia em que finalmente chegaremos e conduziremos alguns a Jerusalém celestial.

Esta deve ser a nossa caminhada cristã. Só depende de nossa abertura e obediência para cumprirmos na íntegra o chamado ao qual fomos incumbidos. É hora de nos lançarmos no rio do Senhor para que sejamos transformados segundo a Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável.

Iran José da silva.
Teólogo e Pos-Graduado em Psicologia Organizacional.

Por: Iran Jose

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Debora ninaut Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Debora ninaut
Visitante
Debora ninaut

Muito bom 👏🏼👏🏼