Artigos

As perguntas mais frequentes sobre gestão de recursos humanos

Empresas de médio a grande portes estão divididas internamente em diversas áreas, cada uma com funções específicas. Entre elas se encontra o setor de Gestão de Recursos Humanos. Sempre ouvimos falar sobre ele, mas realmente sabemos quais são as atividades que realiza, como funciona ou por que é tão importante? A seguir, juntamos algumas das dúvidas que surgem mais frequentemente.

Qual a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas?

Este tem sido um tópico bem interessante de tratar ultimamente porque o termo “tradicional” que conhecemos é Recursos Humanos, uma área criada dentro de muitas organizações que fica encarregada da parte administrativa dos funcionários. Mas uma nova era trouxe consigo uma expressão inovadora para se referir a RH e que abrange outros aspectos da empresa.

Para Donato Mingarelli, da Cezanne HR, empresa de software de gestão de RH, “A Gestão de Pessoas está encarregada, da mesma forma que Recursos Humanos, de gerenciar questões como pagamentos, férias, processo de contratação, avaliações etc. A novidade vem quando inserimos nesse quadro também o bem-estar do colaborador, o incentivo de melhora e implementação de diversos benefícios, ou seja, a Gestão de Pessoas começa a valorizar o empregado como ser humano e não só pelos resultados do seu trabalho”.

Nova call to action

O que faz um profissional de Gestão de RH?

Um especialista em Gestão de RH é aquela pessoa que administra, dentro de uma empresa, todas as questões relacionadas com os funcionários. Constrói estratégias que vão auxiliar na organização e distribuição de tarefas entre os colaboradores, sempre visando sua satisfação e conforto. Este profissional precisa ter sensibilidade, paciência e, o mais importante, saber e gostar de lidar com pessoas.

Por que a sua empresa precisa de um software de Gestão de RH?

Embora os profissionais em uma equipe de gestão de recursos humanos sejam organizados e capazes, o uso de um sistema que auxilie a manter todos os dados da empresa em um só lugar é sempre bem-vindo. O é necessário procurar um sistema que ofereça ferramentas que tornam o trabalho mais fácil e ágil, como controle de faltas e cálculo de férias, organogramas, espaço de armazenamento de documentos, entre outros. As empresas internacionais poderão dispor de ainda mais benefícios no uso de um software multi-idioma e configuravel as regras de cada pais de atuação.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments