Artigos

As Quatro Características Da Pessoa Carismática

Hoje vamos bater um papo sobre a importância e os benefícios de usar do carisma no trabalho e nas suas relações pessoal e profissional.

O carisma, como vocês devem saber não é uma característica inerente a todas as pessoas e nem todos tem a preocupação em conhecer sobre o assunto. Porem, o que alguns especialistas de gestão de pessoal já perceberam é que as pessoas carismáticas alem de ser uma pessoa simpática, também agrega a facilidade de interagir internamente e externamente à empresa.

A pessoa carismática acaba fazendo amizades com facilidade e se comunica de modo mais bem humorado e persuasivo. É mais flexível e constrói relacionamentos mais afetuosos, tanto no trabalho como nos seu relacionamento social.

Nova call to action

A palavra carisma tem como sinônimo – atraente – e está relacionada com a autenticidade.

Isso quer dizer que uma pessoa quando é apontada como carismática dentro da empresa trás agregado fortes atributos para a liderança, o que também é um papel que deve ser exercido com bastante responsabilidade.

Segundo Eduardo Shinyashiki, “O carisma é, por definição, positivo. Na sua base implícita de ética e reciprocidade, o importante é inspirar os outros e construir um “nós” e, não, um “eu”, diferente da manipulação, em que as boas qualidades são utilizadas para conseguir uma vantagem pessoal”.

Ainda, a pessoa detentora de personalidade carismática atua no trabalho de modo a marcar sua presença sempre de forma positiva e assertiva. Por exemplo, uma pessoa que usa do seu carisma sabe comunicar com os subordinados, sempre enfocando pontos onde todos têm deveres para com a empresa e pontos onde todos devem ser respeitados nas suas necessidades e busca conjuntamente as melhores soluções junto aos superiores. Ela usa do seu carisma para solucionar problemas.

Por tudo isso é importante fazermos uma auto-avaliação e percebemos em nos mesmos se somos ou não carismáticos. Pelo mesmo lado, será importante buscar desenvolver esta característica, visando melhorar seus relacionamentos e seus resultados.

E quais as principais características de uma pessoa carismática?

Existem quatro tipos de características que identificam uma pessoa carismática.

1. Comunicação – Significa saber ouvir com atenção e interesse as outras pessoas, o que lhe dará plenas condições de contribuir com orientações adequadas, integrar ideias criativas e criar consenso sobre as coisas.
2. Relacionamento – Saber administrar o relacionamento interpessoal, encontrando modos e maneiras flexíveis de alinhar interesses entre as pessoas com quem trabalha.
3. Autoconhecimento – Compreender as próprias emoções evitando respostas automáticas e saber como dar o melhor de si mesma para fortalecer sua autoconfiança e automotivação.
4. Foco – ter objetivos claros e saber como alcançar resultados pessoal e profissional.

E você, já fez a auto-observação para saber sé é uma pessoa carismática? Já pensou em quantas oportunidades pode estar perdendo por não desenvolver seu lado carismático?

Pense sobre isso e forte abraço.

Vera Lucia Silva
Facilitadora Coach
Treinamento Comportamental
Site: www.modusvls.com
E-mail: contatos@modusvls.com

0 0 vote
Article Rating

Por: Vera Lucia

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Vera Lucia Silva – As quatro características da pessoa […]

DALVA GONCALVES MAIA SOARES
DALVA GONCALVES MAIA SOARES
8 meses atrás

Adorei sua postagem, e irei compartilhar pois muitos não sabem o significado e confundem com pessoas , oferecidas e por aí vai . Muito obrigado bjs em seu coração