Artigos

As Redes Sociais como ferramenta de Recursos Humanos

As redes sociais são, sem dúvidas, ótimas ferramentas de entretenimento. Porém, empresas que enxergam estas plataformas somente como “vilões da produtividade” de seus funcionários, acaba fechando os olhos para grandes oportunidades.

Além do relacionamento com os clientes, SAC 2.0 e a divulgação de promoções, as redes sociais podem ser muito úteis para as empresas, no que se refere ao departamento de recursos humanos.

As mídias sociais podem ajudar as empresas a otimizar o envolvimento dos funcionários, acompanhar de perto os movimentos da concorrência e executar uma variedade de outras funções de RH.

Nova call to action

As empresas podem facilmente alavancar canais de mídia social para atingir o público-alvo com ofertas de trabalho, envolver-se mais de perto com os candidatos e responder dúvidas sobre os processos seletivos.

É uma maneira prática de construir relacionamentos mais humanos. Além disso, é uma rica fonte de candidatos talentosos que, muitas vezes, já estão acompanhando as novidades de sua empresa, pela qual tem apreço.

Profissionais de RH mais atentos à nova digital também estão usando a mídia social para contar a história de sua organização, usando fotos, posts, páginas Tumblr e Pinterest, e posts no Twitter e Facebook. Ao mesmo tempo, um número crescente de pessoas que procuram emprego estão usando essas redes sociais para encontrar potenciais empregadores interessados.

A mídia social também é uma ótima ferramenta para aprendizagem e colaboração em massa. Os grupos do Facebook são uma ótima forma de ouvir os funcionários e realizar enquetes rápidas sobre os mais diversos temas.

Quando for o caso, você pode participar da conversa, mas não se esqueça de evitar conversas controversas ou gerar debates desnecessários. A última coisa que você quer é que seus funcionários entrem uma discussão calorosa sobre política ou sobre religião.

As empresas digitais, focadas em e-commerce e em aplicativos de celular, já sabem o quão valioso é investir nas redes sociais. Através do Linkedin muitas dessas empresas selecionam seus candidatos e buscam talentos de diferentes países para trabalhar em seus negócios lucrativos. A maioria das pessoas que matem seus currículos atualizados nessas plataformas são pessoas antenadas e inovadoras.

Estar nas redes sociais não é só criar um perfil no Facebook. É fundamental realizar um planejamento para esses tipos de canais. Para isso, comece identificando seus objetivos, defina como será seu posicionamento nas redes (mais formal ou mais informal?), pense em tipos de conteúdos para fortalecer a cultura da empresa.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marconi Brasil
Marconi Brasil
5 anos atrás

ademais, o artigo está bem escrito, traz uma temática atual e pretendo utilizá-lo em sala de aula com alunos de RH

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
5 meses atrás
Reply to  Marconi Brasil

Olá, Marconi. Muito obrigada por ter lido o artigo e ter deixado o seu comentário.
Não deixe de conferir mais artigos como esse neste link. 🚀💜

GS silva
GS silva
4 anos atrás

“mensagem motivacional”

Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir. (Augusto Cury)

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
5 meses atrás
Reply to  GS silva

Olá, muito obrigada por ter lido artigo e ter deixado essa mensagem linda! 🙂
Não deixe de conferir mais artigos como esse neste link. 🚀

Sofia Marrone
3 anos atrás

Nos dias atuais temos que participar também das redes sociais, temos que estar sempre nos atualizando das novidades do mundo moderno.

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
5 meses atrás
Reply to  Sofia Marrone

É isso mesmo, Sofia.
Muito obrigada por ter lido o artigo e ter deixado o seu comentário. 🙂
Confira mais artigos como esse neste link. 🚀

ricardo ratide
ricardo ratide
1 ano atrás

Muito bom esse artigo, realmente esse conteúdo abriu a mente de muitas pessoas que não conhece esse mercado.
Muito Obrigado por compartilhar esse conhecimento.
Vou colocar em prática!

Erika Machado
Editor
Erika Machado
5 meses atrás
Reply to  ricardo ratide

Olá, Ricardo. Muito obrigada por ter lido o artigo e ter deixado o seu comentário.
O feedback dos nossos leitores é muito importante para nós!
Não deixe de conferir mais artigos como esse neste link. 🚀

Juliano Dias
Juliano Dias
1 ano atrás

hoje em dias as ferramentas da internet vem ajudando muitas empresas umas delas eo o RH. muito obrigado por compartilhar esse artigo

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
5 meses atrás
Reply to  Juliano Dias

É isso mesmo, Juliano. Nós que te agradecemos por ter lido o artigo e ter deixado o seu comentário.
Não deixe de conferir mais artigos como esse neste link. 🚀

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH