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Asseessment Center – Talent Pool

É fato: Todo dirigente se preocupa com o
desempenho de seu time.

Por quê? Obviamente porque impacta no
RESULTADO de sua empresa.

Se o desempenho do time e de cada profissional
é uma questão vital no mundo dos negócios e, em alguns casos, até mesmo uma
questão de sobrevivência, analisar o potencial de nossos funcionários,
associados ou colaboradores e capacitá-los torna-se fundamental e urgente.

Contudo, precisamos deixar de lado os recursos
alarmistas e até mesmo os modismos que muitos têm utilizado sobre este
assunto, focando nossa atenção numa crítica mais profunda sobre como
utilizar, de modo coerente, ético e dirigido aos negócios de sua empresa,
quaisquer ferramentas de análise. Indo além, um sistema que seja válido para
profissionais tão globalizados quanto a era em que vivemos que seja compatível
com o desafio enfrentado nos dias de hoje, que é o de se ter um desempenho
superior com ação e flexibilidade, sem beirar os exageros de fórmulas e técnicas
"modernosas".

O Assessment Center / Talent Pool é
a resposta para tais questões e para entendê-lo melhor vamos abordá-lo
sinteticamente em três momentos:

  • O que é
  • Como utilizá-lo com êxito
  • Dicas para o sucesso do Assessment
    / Talent Pool

O que é o Assessment
Center / Talent Pool

O Assessment Center / Talent Pool,
ou seja, o centro de avaliação, consiste na análise sistematizada de
comportamentos baseados em múltiplos inputs.

Várias técnicas e consultores treinados são
usados, observações sobre as decisões são tomadas e condutas são feitas,
na maior parte, advindas especificamente dos desempenhos nas avaliações
simuladas. Estas observações são discutidas e averiguadas pelos técnicos e
os comportamentos observados são mensurados; entre eles, liderança, resolução
de problemas, assertividade, planejamento, administração de tempo e
recursos, flexibilidade, criatividade, estilo de comando, de negociação.

Através de seus resultados é possível
revelar e/ou identificar de modo mais acurado os talentos emergentes, bem como
fornecer um prognóstico do potencial de cada profissional observado,
auxiliando na formação até mesmo de um Banco de Talentos e permitindo o
ajuste de cada pessoa à melhor posição, ao seu nível de desenvolvimento,
interesse e identificação naquele momento.

Em particular, com a aplicação desta
ferramenta, tanto o profissional avaliado quanto seus superiores têm condições
de conhecer e reconhecer antecipadamente fatores do avaliado que necessitam
ser desenvolvidos para novas missões e desafios.

Como utilizá-lo com êxito

O Assessment tem sido utilizado
normalmente no Brasil em empresas de médio e grande portes para profissionais
de nível executivo, de chefia ou técnicos especializados em processos de:

  • Seleção, promoção e retenção de
    talentos

  • Diagnóstico (identificação de
    necessidades de Treinamento e Desenvolvimento)

  • Desenvolvimento (elevação dos skills
    através de simulações)

Existem elementos-chave que devem ser
considerados na realização de um Assessment. Listamos a seguir alguns
destes, considerados cruciais para o sucesso da aplicação deste método:

  • Detalhamento dos comportamentos/competências
    relevantes para as funções analisadas ou previstas, classificados
    segundo o propósito do Assessment

  • As técnicas selecionadas devem ser
    baseadas nas funções analisadas e nas competências do negócio da sua
    empresa

  • Uso de múltiplas técnicas, incluindo
    simulações

  • Participação de vários consultores
    (observadores), treinados e cientes dos comportamentos a serem observados
    e da escala de mensuração

  • Métodos sistematizados de registro dos
    comportamentos, sobretudo discriminados na freqüência, amplitude e
    qualidade destes

  • Integração precisa do pool de
    informações, das observações e das técnicas utilizadas, do consenso
    das discussões e dos processos estatísticos de mensuração dos
    resultados dos jogos e simulações

Em virtude disso, é importante considerarmos
dois aspectos fundamentais na aplicação do Assessment Center / Talent
Pool
: a definição da equipe de observadores e a escolha das técnicas a
serem utilizadas.

A equipe de avaliadores normalmente é
constituída por profissionais da área de Recursos Humanos que devem ter como
atributos prévios serem empáticos, detentores de conhecimento do
comportamento humano, visão global do negócio da empresa. Em alguns casos
aconselha-se a contratação de um consultor externo e experiente na
ferramenta, objetivando-se principalmente a aplicação para os níveis
executivos com maiores possibilidades de isenção de viés, bem como para o
treinamento de avaliadores internos na empresa, a introdução de novas
tecnologias e muitas vezes a elaboração do planejamento estratégico desta
ferramenta na empresa.

As técnicas de avaliação mais tipicamente
utilizadas são os exercícios de planejamento e tomada de decisões (in
basket, scheduling and planning exercises
), análise de situações
simuladas, apresentação oral, jogos de empresa, avaliação 360 graus,
discussões grupais voltadas a comando e negociação, entrevistas por competência.

Em algumas situações e para determinados níveis
hierárquicos podem ser utilizadas técnicas de avaliação individualizadas e
softwares de análise comportamental sem os dados de interação
grupal.

Dicas para o sucesso do Assessment / Talent
Pool

Para que possamos ter uma atuação simples e
um desempenho eficiente como resultado, é necessário que a própria
ferramenta de análise seja compatível. O Assessment Center / Talent Pool
é esta ferramenta, uma vez que se trata de um sistema de análise
"personalizado" para o negócio de cada empresa, capaz de
compreender as nuances particulares dos mercados em que se atua, dos clientes
específicos atendidos (ou pretendidos), capaz de respeitar a cultura e os
valores da organização e de ser flexível no prognóstico das possíveis
modificações. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que os
resultados deste método realmente impactem na corporação, tais como:

  • Definição de quais são as competências
    (conhecimentos, skills, atitudes) relevantes e ideais para o negócio
    de sua empresa e que nortearão todas as medidas de análise a serem
    aplicadas e os programas de desenvolvimento sugeridos
  • Projeção real dos planos de
    Desenvolvimento e Treinamento que serão empreendidos após o Assessment
    Center / Talent Pool, definindo claramente as responsabilidades
    pertinentes à autogestão da carreira e quais serão os investimentos da
    empresa

É de vital importância que o Assessment
Center
/ Talent Pool seja tratado como um método de investigação,
detentor de objetivos claros e transparentes e voltados ao diagnóstico dos gap's
e do potencial de desenvolvimento dos profissionais avaliados, nas competências
do negócio – presentes e futuras. Não deve ser encarado como um modismo, nem
como justificativa para decisões baseadas na análise de resultados de
performances anteriores.

O Assessment Center / Talent Pool como
ferramenta de prognóstico e de desenvolvimento demonstra que a organização
prioriza seus talentos e reconhece que os recursos acabam, mas Talento é
potencial.

OBS.:
Os termos Assessment Center e Talent Pool foram usados como sinônimos.


Sandra Moreira
Consultora do Instituto MVC

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