Artigos

4 atividades do RH que ficaram mais simples com a tecnologia

rh

O RH é um dos setores de uma empresa que mais convivem com a burocracia. Mas saiba que algumas atividades do RH ficaram mais simples graças à tecnologia. Confira!

A evolução da tecnologia transformou o modo como realizamos dezenas de tarefas, inclusive no mundo corporativo. Para o setor de recursos humanos, algumas atividades ficaram mais simples graças à tecnologia.

Nova call to action

Nesse sentido, novas ferramentas e processos permitiram que as equipes de RH tivessem um melhor aproveitamento de tempo, fazendo com que o foco das atividades fosse direcionado para funções mais importantes.

Conhecer as atividades do RH que ficaram mais simples com a tecnologia é uma forma de checar se o seu setor está atualizado e até descobrir como os processos podem ser melhorados, com ajustes simples. Confira!

Assinatura em documentos

Quem trabalha no setor de Recursos Humanos sabe que existe uma grande quantidade de documentos que exigem a assinatura. O problema está em coletar a assinatura de todos, já que cada profissional possui sua própria rotina.

Uma solução prática para esse cenário é a assinatura digital, que hoje já é aceita juridicamente. Trata-se de uma assinatura realizada via software, que qualquer pessoa pode fazer pelo computador ou pelo smartphone.

Uma das ferramentas que o RH pode utilizar para coletar assinaturas digitais é o Smallpdf, que conta com o sistema eSign. Com ele, é possível criar assinaturas e rubricas, assinar um arquivo e solicitar que outros usuários assinem também.

O sistema eSign segue as regras da ISO 27001 e diferentes padrões legais. Por isso, mesmo documentos de contratos podem ser assinados digitalmente, com validade na lei.

Assim, além de encurtar as “idas e vindas” de documentos, o RH consegue coletar assinaturas de pessoas que estão em diferentes pontos geográficos com facilidade. Algo que só a tecnologia proporciona.

Entrevistas virtuais 

Realizar uma entrevista virtual era algo pouco feito pelas empresas, até a chegada da pandemia. Com a limitação da mobilidade, o RH precisou atualizar seus processos de recrutamento.

Não por acaso, estima-se que a receita da ferramenta Zoom, focada em oferecer ambientes virtuais para reuniões, cresceu 355% somente em 2020.

Em um primeiro momento o RH foi “forçado” a realizar entrevistas virtuais. Porém, atualmente, muitas corporações entenderam que este é um método rápido e prático, que deixa parte do processo mais simples. 

Por isso, existe uma certa expectativa de que esse tipo de entrevista deve continuar, mesmo após a pandemia. Afinal, a praticidade das reuniões online é facilmente sentida por aqueles que trabalham diariamente na função.

Controle de etapas do RH

Por falar em entrevista, uma das atividades do RH que ficaram mais simples com a tecnologia é o controle de etapas de processos do setor.

Em várias empresas, durante o processo de entrevista, por exemplo, o RH não tinha controle sobre as confirmações dos gerentes em relação às contratações. Como resultado, uma pessoa poderia começar a trabalhar, sem ter documentos e espaço preparado para isso.

Com a tecnologia, é possível criar organogramas capazes de controlar todas as etapas. Plataformas como o Trello são ideais para isso, já que permitem a colaboração entre vários profissionais e setores. 

Assim, quando todos os setores colaboram, o RH consegue observar como está cada processo, para garantir que tudo saia de acordo com o esperado. 

Organização e manutenção de arquivos no RH

Outra entre as atividades do RH que ficaram mais simples com a tecnologia é a organização dos arquivos trabalhistas.

Isso porque, muitos arquivos que são gerados por empresas e profissionais, precisam ser mantidos por vários anos, existindo uma previsão legal para cada tipo de documento. 

Saber por quanto tempo guardar os documentos da empresa é importante para o RH, mas buscar soluções para essa atividade é fundamental.

Nesse caso, uma das formas de aproveitar a tecnologia é organizar e manter cópias dos arquivos de forma digital. Além de ser mais prático, não ocupa espaço físico e pode ser mantido em locais seguros, como na nuvem.

 

gestão empresarial

 

A expectativa das próximas mudanças no RH

O trabalho no RH ainda é bastante burocrático, afinal, estamos falando de uma atividade profissional que precisa seguir regras rígidas da legislação trabalhista.

Contar com a tecnologia no dia a dia do RH é uma ótima forma de fazer com que as atividades sejam mais práticas e, de certa forma, mais assertivas.

Por isso, existe uma certa expectativa em relação às próximas mudanças que a tecnologia deve trazer para o setor, especialmente sabendo o quanto as atividades do RH ficaram mais simples com a tecnologia.

É aguardar os próximos anos para descobrir o que temos pela frente!

 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments