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Atração de talentos: conheça as melhores práticas

Atração de talentos

Conheça as melhores práticas para otimizar a atração de talentos da sua empresa e dê o primeiro passo para formar equipes de alto nível.

A atração de talentos é um desafio para o setor de RH, mas não deixa de ser um processo fundamental para formação de times eficientes e de alta performance. Contratar um profissional sem a qualificação ou o perfil necessário para a sua empresa pode gerar péssimos resultados para o negócio. Por isso, é preciso pensar de forma estratégica na hora de recrutar novos integrantes para sua equipe.

Nova call to action

Uma empresa ganha muito quando possui colaboradores qualificados, engajados e alinhados com os valores organizacionais. Por isso, em um mercado altamente competitivo, não dá mais para falhar quando o assunto é atração de talentos.

Nesse contexto, podemos concordar que todas as empresas desejam contar com colaboradores habilidosos e produtivos, não é mesmo? Porém, muitas organizações não se atualizam sobre as melhores práticas para atração de talentos. A falta de domínio no assunto, por parte do RH, pode fazer com que o negócio perca grandes oportunidades.

Entendendo a seriedade desse assunto e o impacto desse processo nos resultados das empresas, criamos este conteúdo para apresentar algumas das melhores práticas para atração de talentos.

Aproveite este artigo e otimize seu recrutamento. Boa leitura!

Como funciona a atração de talentos?

Dificilmente, os melhores profissionais do mercado aparecem após uma simples divulgação de vaga. Existe uma série de fatores que, quando combinados, podem ou não atrair pessoas de destaque. Nesse caso, a atração de talentos envolve uma parte estratégica do negócio e para ser eficiente é preciso colocar algumas ações em prática.

Resumidamente, a atração de talentos está relacionada à capacidade de atrair bons profissionais e integrá-los à sua empresa. Nesse caso, além de monitorar a performance de especialistas, também é importante observar os entusiastas, ou seja, as pessoas que demonstram se importar muito com os produtos e serviços da empresa. Dessa forma, estará alinhando qualidade técnica, interesse e engajamento.

Algumas perguntas podem nortear uma estratégia de atração de talentos, como por exemplo: que imagem a sua empresa passa para o mercado? O quanto ela é de fato atrativa para os profissionais? Que benefícios você oferece para o seu time de colaboradores? Responder essas questões e analisar quais pontos podem ser melhorados será um ótimo começo.

Quais são as melhores práticas para atração de talentos

Promova os valores da empresa

Profissionais de destaque são motivados por desafios e por valores muito bem definidos. Na hora de promover a missão e o propósito da organização, é preciso ir além de frases inspiradoras e aplicar estratégias para disseminar uma cultura empresarial forte e atrativa.

Antes disso, é preciso entender a fundo quais são os objetivos da empresa, identificar as principais metas, fazer um levantamento sobre as maiores conquistas, entre outras informações que possam instigar e orientar os colaboradores. Ao promover os valores da empresa, além de contribuir para atração de talentos, você também estará aumentando a retenção dos mesmos. Vale lembrar que essas definições também servirão para nortear o RH acerca de novas contratações.

Crie um programa de benefícios atraente

Na hora de elaborar um programa de benefícios, é importante usar a criatividade e explorar as possibilidades que as características do negócio oferecem. Em outras palavras, além de um salário competitivo e vales como os de alimentação e transporte, é possível apostar em iniciativas que sejam vistas como um diferencial.

Uma proposta de alto nível envolve mais do que apenas salário. É importante oferecer valor agregado, como formas de contribuir para o desenvolvimento de pessoas, liberdade para criar, inovar e equilibrar a rotina dos colaboradores de forma mais flexível, por exemplo.

Ações nesse sentido ainda podem envolver mais flexibilidade no modelo de trabalho, treinamentos corporativos, eventos educativos, gestão horizontal e programas de recompensas. Por isso, é importante que o RH trabalhe juntamente com os gestores para definir as melhores estratégias.

Invista em marketing de recrutamento

O objetivo do marketing de recrutamento é converter interessados ou candidatos em boas contratações, diferente do marketing tradicional, que busca converter leads em clientes. Nessa estratégia, a ideia é apostar em ações inteligentes de marketing não apenas para divulgar as vagas, mas principalmente para gerar interesse sobre as mesmas.

Após ter levantado informações sobre os principais diferenciais e benefícios da empresa, é importante pensar em como comunicar isso de forma atrativa e encantadora. Normalmente, aplica-se ações como:

  • usar as redes sociais, campanhas publicitárias, entre outras soluções da internet para difundir os valores e os diferenciais da empresa;
  • divulgar conteúdos relevantes sobre as conquistas, cases de sucesso e o dia a dia de trabalho na organização;
  • utilizar mecanismos ou soluções para facilitar a inscrição de candidatos nas vagas;
  • falar sobre as perspectivas de futuro do negócio e transmitir responsabilidade através dos meios de comunicação; entre outras.

Ofereça um processo humanizado

É bastante comum encontrar profissionais insatisfeitos com processos seletivos burocráticos e pouco humanizados. É importante oferecer uma experiência confortável e agradável ao candidato, desde o primeiro contato até a valorização das soft skills.

Ainda que testar as habilidades do profissional seja um passo fundamental para uma contratação assertiva, deixar os candidatos tranquilos e confortáveis pode contribuir muito para que os mesmos se expressem com maior clareza e objetividade. Isso contribui bastante para uma avaliação completa e ao mesmo tempo menos desgastante.

Agilize testes práticos

Um dos processos mais complexos no recrutamento de novos talentos é a aplicação de testes técnicos. Muitos candidatos podem desistir de um processo após perceberem que o mesmo é complexo, desgastante e burocrático. 

No setor de TI, por exemplo, normalmente testar desenvolvedores de forma ágil é um grande desafio para o RH. Em casos como esse, usar uma ferramenta para facilitar a avaliação técnica e ao mesmo tempo descomplicar o recrutamento é um enorme diferencial.

Enfim, existem muitas possibilidades que podem ser colocadas em prática para otimizar a atração de talentos. Por isso, é essencial se manter atualizado sobre as principais tendências e tecnologias do mercado para sair na frente na contratação dos melhores profissionais.

Agora, se você quer dar um passo maior ainda e conhecer uma plataforma completa de gestão de talentos, conte com a Sólides. Acesse o site e faça um teste gratuito.

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