logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > Como melhorar a atração de talentos na sua empresa: principais dicas

Sumário

Como melhorar a atração de talentos na sua empresa: principais dicas

Neste artigo você vai encontrar estratégias eficazes para empresas que buscam aprimorar suas práticas de recrutamento e atrair os melhores talentos.

A atração de talentos é fundamental para o sucesso de uma empresa.

A capacidade de  atrair e reter os melhores talentos pode ser a diferença entre uma empresa que prospera e  outra que não consegue crescer.

No entanto, muitas organizações enfrentam desafios neste  momento, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. 

Qualquer boa estratégia de aquisição de talentos começa com a cultura da empresa.

Cuidar do  bem-estar das pessoas e apoiar seu desenvolvimento profissional e pessoal fará com que a  marca empregadora se destaque tornando-se um local desejável para trabalhar. 

A liderança tem um grande poder de influência e também um impacto positivo real na cultura  da empresa e na satisfação dos funcionários. 

Logo, quando se tem um propósito de focar nas  pessoas e alinhando essa premissa com o RH, é possível proporcionar um ambiente  organizacional mais fluido e colaborativo. 

Dicas para melhoar a atração de talentos

Seguem algumas dicas para melhorar a atratividade de talentos e retenção na sua empresa:

  1. Oferecer pacotes de benefícios competitivos: plano de saúde, programas de bônus,  suporte psicológico, benefícios e horários flexíveis, convênios, dentre outras soluções  personalizadas para os colaboradores. 
  2. Criar uma cultura positiva e inclusiva: a cultura de trabalho é uma parte fundamental  da atratividade de talentos. Uma cultura positiva e inclusiva é fundamental para reter  e atrair novos talentos.
  3. Ofertar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional: os talentos procuram empresas que alavanca oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
  4. Reconhecer e recompensar o desempenho: é primordial valorizar as pessoas, seja  através do destaque por meio da comunicação interna, oferecendo premiações,  elogiando durante uma reunião, etc. 
  5. Alinhe a missão e os valores da empresa com os talentos: é importante que sua  empresa tenha uma missão clara e valores sólidos (colocados em prática), e que esses  sejam compartilhados com todos os colaboradores. 
  6. Incentivar a colaboração e a criatividade: ampliar oportunidades para que os  colaboradores trabalhem em equipe, compartilhem ideias e tenham oportunidades de feedbacks mútuos é essencial. 

Segundo Chiavenato, no livro – Gestão de Pessoas: O novo papel dos Recursos Humanos nas  organizações, ressalta que uma das principais estratégias para atrair talentos é investir na  marca empregadora da empresa, ou seja, na imagem que a organização transmite para o  mercado de trabalho.  

Uma marca empregadora forte pode ser um fator decisivo para a escolha dos candidatos, especialmente em setores altamente competitivos.

Além de investir na marca empregadora, é  importante que a empresa tenha uma abordagem personalizada no processo de atração de talentos.

Os candidatos devem ser tratados com respeito e profissionalismo, e o processo seletivo deve ser transparente e justo, permitindo que os candidatos conheçam bem a  empresa e as oportunidades que estão sendo oferecidas. 

Qual a importância da atração de talentos?

A atração de talentos é um aspecto crucial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer organização.

Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, ter as pessoas certas nos lugares certos não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade. 

Talentos qualificados trazem consigo conhecimentos, habilidades e experiências inovadoras, que são essenciais para impulsionar a criatividade, a inovação e, por fim, o crescimento da empresa. 

Eles são a força motriz por trás de novas ideias, soluções eficientes e melhorias contínuas nos processos e produtos da empresa.

Dedo escolhendo entre candidatos a emprego, ilustrando o processo seletivo na atração de talentos.

Portanto, investir na atração de talentos é investir diretamente no potencial de desenvolvimento e expansão do negócio.

Além disso, a presença de talentos de alto calibre eleva os padrões internos e fomenta uma cultura de excelência e aprendizado contínuo dentro da organização. 

Isso cria um ambiente onde a excelência é não apenas buscada, mas também valorizada e recompensada, incentivando assim todos os funcionários a desenvolverem suas habilidades e competências.

Como melhorar a atração de talentos: confira agora as 6 etapas de ação

A qualidade de um negócio não depende apenas de sucesso financeiro, vendas e elogios semelhantes. Todos estes são coisas que vêm e vão, dependendo do clima de negócios.

O que define sucesso são os funcionários.

A incapacidade de recrutar os funcionários certos é o maior problema de 19% das pequenas empresas, de acordo com uma pesquisa feita por Dunkelberg e Wade.

Atrair o talento certo pode ser o gatilho de um longo período de sucesso.

Ao contratar os funcionários perfeitos, você terá embaixadores da marca que serão contratados ao trabalhar com o cliente.

Oferecer-lhes as condições certas irá convencê-los a se comprometer e permanecer.

O que atrai talentos?

Para atrair os funcionários certos, você pode usar estratégias como a que a equipe do Google usa . No entanto, tudo o que você fizer será em vão se você não souber o objetivo que está buscando.

O que faz um funcionário perfeito? Como podemos definir o associado ideal que ajudará seu negócio a crescer?

Vamos dar uma olhada em algumas das características mais importantes que uma pessoa para sua empresa precisa ter.

Uma forte ética de trabalho

De acordo com uma pesquisa da CareerBuilder, 73% dos proprietários de empresas e gerente de RH afirmaram que a característica mais importante de um funcionário é sua capacidade de trabalhar duro.

Muitos empregadores rejeitam pessoas jovens e ambiciosas porque não têm experiência. Este é um grande erro que pode definir uma empresa de volta de muitas maneiras.

Pense no futuro e desconsidere a experiência como o fator mais importante.

Seus objetivos

Um funcionário quer criar algo com você ou está interessado apenas no dinheiro que vai ganhar? Durante uma entrevista, veja se a pessoa enfatiza o futuro ou não.

Candidatos que valorizam a criação e visões são geralmente os indivíduos mais motivados e confiáveis.

Auto motivação e motivação

Muitas vezes, o seu negócio estará em um estado caótico.

Portanto, você precisa de indivíduos que possam concluir suas tarefas de forma independente, sem uma necessidade pronunciada de fatores motivacionais externos.

Equipe de trabalho diversificada em uma discussão informal, demonstrando um ambiente inclusivo que é chave na atração de talentos.

Capacidade de trabalhar em equipe

Não importa o quão habilidoso seja um candidato, ele não é adequado para sua empresa se não puder trabalhar dentro de um grupo.

Pense nas outras pessoas talentosas que trabalham para você. Observe como eles funcionam para procurar um ajuste correto.

Saber como atrair o funcionário perfeito é fácil quando você conhece seus objetivos. Agora que eles definiram e destacaram, é hora de focar no plano real de ação.

Por isso, implemente as seguintes dicas em sua estratégia de recrutamento e você não terá problemas em atrair os melhores talentos do seu nicho.

Seja claro sobre tudo

Recrutamento não é uma via de mão única. Mesmo sendo você quem está procurando o funcionário certo, o candidato também está procurando a companhia certa para ele.

Portanto, você precisa ser preciso, claro e direto. Isto é especialmente importante quando se fala sobre as condições. Uma área em que você deve se concentrar mais é definir posições na empresa.

Muitas empresas de perspectiva perdem seus talentos simplesmente porque não oferecem posições claras. Afinal, ninguém quer ir trabalhar em um ambiente caótico sem papéis definidos.

Antes de começar a procurar o funcionário perfeito, defina suas posições e publique-as na forma de uma lista de marcadores. 

Enfatize a oportunidade de carreira

Ao se comunicar com os candidatos, você precisa parar de se concentrar em salários e ganhos financeiros.

O mercado de trabalho está mais competitivo do que nunca e as pessoas podem encontrar empregos bem remunerados. O que atrai os funcionários perfeitos são oportunidades de carreira.

Para poder melhorar sua equipe com os melhores talentos, informe aos seus futuros funcionários o que eles têm a ganhar.

Como suas habilidades podem melhorar enquanto você trabalha para você?

Um empregado perfeito é ambicioso e quer mais do que um salário maior. Eles querem se tornar um especialista melhor, e é seu trabalho proporcionar-lhes essa oportunidade.

E as oportunidades de treinamento na empresa?

Atrair os funcionários certos é dar oportunidades. Se eles não sabem algo sobre uma tarefa em particular, não os desprezem.

Em vez disso, prometa-lhes treinamento interno, aconselhamento e prática profissional. Os funcionários valorizam quando sua gerência e RH investem esforços para melhorá-los.

Por que eles deveriam ficar com sua empresa por um longo tempo?

Ninguém quer mudar de emprego uma vez por ano. Pinte a imagem de uma visão e lembre aos candidatos que eles podem fazer parte dela.

Mostre aos candidatos que você se importa com eles

Equipe diversa e feliz no escritório, destacando a cultura inclusiva como chave na atração de talentos.

Durante uma entrevista, é importante mostrar que você se importa mais com o avanço em seu nicho. Em vez de se concentrar apenas em condições, regras e limitações, mostre um pouco de compaixão.

Deixe os candidatos saber que eles não serão apenas pistoleiros. Pinte a imagem da sua empresa de uma maneira familiar. No começo, é importante mostrar que você se importa. Ofereça aos seus funcionários estes benefícios:

Esteja aberto a horários de trabalho flexíveis . Comunique-se com o candidato sobre sua programação diária e como gostariam de trabalhar.

Se as suas preferências não são as mesmas, encontre o meio termo. Você ficaria surpreso com o quão raro isso é no mercado de trabalho de hoje.

Além disso, deixe-os saber que você quer que eles funcionem melhor, não mais. O funcionário perfeito terá um desempenho ainda melhor se você permitir que eles trabalhem menos, mas de uma maneira mais focada.

Comunicação 24 horas por dia. Atrair o empregado perfeito pode ser conseguido através de uma comunicação saudável.

Portanto, não mostre sua administração como superiores claros. Em vez disso, posicione-se como pessoas com quem o candidato pode se comunicar. Preocupe-se com as suas necessidades e desejos.

Veja também:

Concentre-se em seus funcionários atuais também

Uma coisa que muitas vezes é negligenciada é seus funcionários atuais. Em vez de investir em campanhas de marketing e truques caros, use a ferramenta promocional mais importante para todas as empresas.

Nenhum anúncio pode bater as palavras de um embaixador da marca satisfeito e realizado. Assim, para atrair o funcionário perfeito, você precisa tratar seus funcionários da maneira certa. Comprometer tempo e esforço para eles. 

Em troca, eles promoverão sua empresa no mesmo nicho, entrando em contato com candidatos potencialmente ideais. Há também um benefício adicional no fato de que esses candidatos serão recomendados porque seus funcionários estão familiarizados com eles.

Use vídeos testemunhais para recrutamento 

Mulher de negócios contemplativa no escritório planejando a atração de talentos.

Já mencionamos o significado da embaixada da marca para atrair o funcionário perfeito. Há muitas maneiras de usar funcionários satisfeitos para atrair novos candidatos.

Um dos métodos mais eficazes é o uso de vídeos testemunhais. 

Empresas como a Starbucks usam vídeos testemunhais para apresentar seus negócios da maneira certa. O que separa esses vídeos de outras estratégias de recrutamento?

Vídeos testemunhos são informais e diretos. As pessoas não sentem necessidade de mentir ou exagerar. Em vez disso, eles contarão sua história. 

Os candidatos conhecerão melhor o seu negócio através das palavras de pessoas que já estão envolvidas. Eles podem incluir membros de alto escalão de gerenciamento, até funcionários e associados.

Eles dão a sua empresa uma outra maneira de mostrar sua singularidade. Um funcionário perfeito quer fazer parte de uma visão diferente do resto do nicho. Usando vídeos de seus funcionários atuais, você pode exibir toda a experiência e visão em um vídeo de um minuto.

Para atrair novos candidatos, uma visão interna é importante. 

Empresas como a HubSpot levaram vídeos de depoimentos para outro nível, dando uma apresentação total de como a empresa funciona.

Para empresas on-line, é uma boa ideia concentrar-se na comunicação entre os trabalhadores e no processo de conclusão dos projetos.

Lembre-os de que não estarão sozinhos

Mesmo os funcionários mais experientes e habilidosos ficarão nervosos quando começarem um novo emprego.

Deixe-os saber que você está lá para eles e que eles podem conversar com você sempre que quiserem. Durante os primeiros dias, verifique-os e pergunte-lhes como estão se sentindo.

É importante atrair o funcionário perfeito, mas mostrar que você se importa também ajudará a mantê-lo para sempre.

Deixe-os fazer parte de sua família de trabalho e lembre-os de que podem contar com o restante da equipe.

Dessa forma, usando essas dicas, você saberá como reconhecer e atrair o funcionário perfeito.

Mostrar a eles que você se importa e apresentar a sua empresa da maneira correta levará a relacionamentos comerciais frutíferos de longo prazo.

Não hesite em ser criativo e único – só pode beneficiar os seus esforços de recrutamento.

Saiba mais: não deixe de conferir nosso curso 100% gratuito sobre Estratégias de Divulgação de vagas e atração de talentos! Você irá aprender a promover seu recrutamento e seleção e suas oportunidades de forma eficaz e a atrair um número maior de candidatos qualificados!

O que faz um analista de atração de talentos?

Profissional feminina focada trabalhando no computador, representando o engajamento de talentos na esfera corporativa.

Um analista de atração de talentos desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e execução de estratégias de recrutamento para identificar, atrair e contratar os melhores talentos para uma organização. 

Esta função envolve uma combinação de habilidades em marketing de recrutamento, comunicação e análise de dados para entender as necessidades da empresa e do mercado de trabalho. 

O analista trabalha ativamente na criação de descrições de cargos atrativas, na divulgação de vagas em canais adequados, e na implementação de processos de seleção que garantam a identificação dos candidatos mais qualificados. 

Desafios do setor financeiro na atração de talentos e desenvolvimento nova geração de líderes

Estudo Lideranças Disruptivas identifica que inovação e inclusão são as principais competências dos novos líderes, destacando a agilidade como mais forte aptidão no mercado brasileiro.

A Russell Reynolds Associates, líder global em consultoria e busca de executivos, divulga os resultados do estudo Lideranças Disruptivas apontando desafios para o setor financeiro na formação da nova geração de líderes. 

A pesquisa identificou que as novas lideranças, que estão sendo definidas pela capacidade de responder rapidamente a múltiplas tarefas, são inclusivas e inovadoras.

O mesmo diagnóstico no Brasil apresentou outras características complementares como agilidade, pragmatismo e estímulo para um diálogo aberto. 

Segundo o levantamento, 85% dos líderes inovadores demonstram uma grande capacidade para também se tornarem líderes inclusivos e os executivos com essas características são de setores que apresentaram maior resultado financeiro.

Contudo, os profissionais do setor financeiro apresentaram-se menos disruptivos.

O estudo da Russell Reynolds aponta que o caminho para o setor vencer esse desafio é atrair, desenvolver e promover profissionais que possuem competências de inovação e de inclusão de novas ideias e pontos de vistas. 

Assim, esses profissionais devem estar dispostos a inovar, correndo riscos e quebrando paradigmas. 

Por isso, entre as soluções destacadas pelo levantamento que avaliou as competências técnicas de mais de 6 mil executivos C-level, incluindo profissionais do Brasil, estão a mudança na forma de analisar e desenvolver talentos.

Além de ampliar o olhar para outras indústrias, buscando profissionais que podem ser uma fonte fértil de inovação e de liderança inclusiva no setor financeiro.

Conclusão

Dessa forma, a atração de talentos é mais do que um mero componente da gestão de recursos humanos; é um elemento vital para o sucesso e a inovação contínua em qualquer organização.

No mundo empresarial moderno, onde a competição é acirrada e as exigências do mercado estão em constante evolução, ter uma equipe de alta qualidade não é apenas um diferencial, mas um requisito fundamental.

Assim, investir na atração de talentos significa não apenas preencher vagas, mas sim enriquecer a empresa com profissionais que trarão novas ideias, perspectivas e habilidades, essenciais para manter a competitividade e a relevância no mercado.

Além disso, uma estratégia eficaz de atração de talentos também reforça a marca empregadora, atraindo continuamente profissionais de alto calibre e mantendo a empresa sempre à frente em sua jornada de crescimento e inovação.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Gerente de RH da Sólides Tecnologia, com mais de 15 anos de experiência em segmentos de varejo e tecnologia. Atuação em diversas áreas da gestão de pessoas, como Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento, Seleção, Departamento Pessoal, Remuneração e Performance. MBA em Gestão Estratégica de Negócios Especialista em Psicologia Organizacional Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching Psicóloga
Assine a nossa Newsletter