Artigos

Dicas para atrair e reter talentos na sua empresa

atrair e reter talentos

Seja uma fábrica de bisnaga de plástico ou uma rede de restaurantes, os colaboradores que fazem parte da companhia estão entre os principais pilares que sustentam uma empresa. Logo, é fundamental atrair e reter talentos na companhia a fim de garantir excelentes resultados.

Quando profissionais competentes e grandes talentos estão entre esses colaboradores, é essencial que a empresa promova políticas de desenvolvimento e retenção desses profissionais.

Nova call to action

Um problema que muitas empresas enfrentam é o turnover, ou seja, a alta rotatividade no quadro de colaboradores da companhia. Além disso, muitas organizações também não conseguem atrair e reter talentos para fazer parte de suas equipes, e esses problemas impactam negativamente nos resultados da empresa.

Para atrair e reter talentos, é importante tomar algumas providências nas políticas internas da companhia e é sobre isso que falaremos neste texto. Fique conosco e acompanhe.

A importância da atração e retenção de talentos

Antes de vermos algumas dicas para atração e retenção de talentos em uma empresa, vamos falar sobre a importância dessa iniciativa.

Não é preciso ser especialistas de negócios para entender que os profissionais que fazem parte de uma empresa são bens preciosos e peças fundamentais para que a organização alcance o sucesso, afinal, os profissionais representam a empresa e são o primeiro contato do consumidor com a companhia.

Em um mercado tão competitivo, uma empresa de manutenção de geradores, por exemplo, que conta com talentos diferenciados, possui maiores chances de se destacar no mercado e sair na frente da concorrência.

E atualmente, o que atrai um bom profissional para uma empresa não é apenas o salário, mas questões mais profundas como a visão e valores da empresa, além de um ambiente saudável.

Em um tempo onde a saúde emocional é tão valorizada e está cada vez mais em pauta, proporcionar ao profissional boas condições de trabalho em um ambiente amigável são razões para atrair e reter talentos em uma companhia.

Veja algumas dicas para atrair e reter talentos

Agora que já vimos a importância da atração e retenção de talentos em uma empresa, vamos apresentar algumas dicas importantes para ter sucesso nesse quesito. Veja!

  1. Estruture um programa de engajamento: um bom programa de engajamento vai além de incentivos monetários, mas também de bem estar que podem ser plano de carreira, treinamentos, reconhecimento do trabalho do profissional em tempo real etc;
  2. Posicione os profissionais conforme suas aptidões: organizar os profissionais de acordo com suas aptidões permite um melhor aproveitamento das habilidades do profissional. Um colaborador que saiba executar batedeira industrial, por exemplo, pode influenciar no aumento da produtividade e engajamento. Assim, influenciará a empresa a atrair e reter talentos;
  3. Consolide a cultura do feedback: o feedback é uma das práticas que são capazes de reter talentos em uma empresa, pois permite que o colaborador veja que está evoluindo e alcançando os resultados esperados.

O feedback deve envolver uma comunicação aberta de ambas as partes, com isso, não apenas é possível constar as partes positivas do colaborador, como também entender se as condutas da empresa estão sendo adequadas;

  1. Invista em um ambiente de trabalho agradável: um ambiente agradável para se trabalhar é muito atrativo para profissionais que ainda não fazem parte da empresa, como também para quem já trabalha na companhia. 

Não é preciso grandes investimentos para um bom ambiente, ações como confraternização de equipe, atividades recreativas para comemorar metas alcançadas são podem fazer a diferença.

Essas foram algumas dicas importantes para atrair e reter talentos em uma empresa. Esperamos que tenham sido úteis para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens, até lá!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

3.5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments