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Atração, retenção e desenvolvimento de talentos

O atendimento ao cliente é o principal diferencial que garante a fidelidade e permeiam necessariamente as habilidades do “vendedor ou atendente”, aquele que estabelece uma relação única com o cliente capaz de reforçar ou prejudicar todas as vantagens competitivas que envolvem a venda, como, produtos, ambiente físico, localização, preços, formas de pagamento e promoções.

Destaca-se o “olhar” dos profissionais atuantes que muitas vezes percebem a oportunidade em vendas meramente a serviço do retorno financeiro. Desta forma muitos destes “estão vendedores” e não “são vendedores”, e fazem do trabalho uma passagem para oportunidades futuras, enquanto outros realizam cursos ou graduação, o que implica diretamente na motivação, comprometimento, performance e resultado.

Ainda, o varejo de shopping apresenta peculiaridades como carga horária, que envolvem finais de semana, feriados, e possibilidade reduzida de plano de carreira. Todos os fatores citados geram reflexos na atração e retenção de talentos.

Nova call to action

Até o momento, a leitura pode causar certo desconforto pelo apontamento de fatores restritivos. Conclui-se que um dos grandes desafios dos lojistas está na atração, retenção e desenvolvimento de talentos suficientemente envolvidos para atingir os objetivos da empresa.

Sobre a atração de talentos, é fundamental um processo seletivo bem estruturado que avalie o potencial técnico e comportamental dos candidatos, bem como a seleção de profissionais identificados com os produtos ou proposta da empresa. Outro fator muito importante é um clima organizacional positivo, ou seja, que os profissionais percebam diretrizes e regras delimitadas, relacionamento interno cordial, franco e aberto, comunicação efetiva, liderança positiva e acessível, avaliação de desempenho com feedbacks constantes e estruturados que promovam a melhoria contínua e remuneração (salário e benefícios) compatíveis ao mercado.

Para incrementar também constitui-se diferencial efetivo o estabelecimento de metas individuais e coletivas baseadas em indicadores facilmente mensuráveis, que envolvam gratificações, premiações ou participação nos resultados.

O desenvolvimento profissional ou treinamento pode ser considerado outro fator de extrema importância na atração e retenção de talentos. Comumente as pessoas valorizam a possibilidade de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que ampliem o autoconhecimento, trabalho em equipe, comunicação eficaz, empreendedorismo, atendimento ao cliente, técnicas de vendas, vitrinismo, pós-venda, enfim temas relacionados ao cotidiano laboral aplicável que favoreçam o crescimento pessoal e profissional. Hoje, muitas empresas se especializam em treinamentos extremamente atrativos que contribuem efetivamente.

Sem dúvida o desafio é significativo, muitas vezes intrigante, mas todo o lojista que tem em si uma natureza empreendedora perceberá o acesso a estes ou a outros caminhos que garantam a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio.

Cristiane Egert Ribeiro, Psicóloga especialista em Gestão Estratégica de Pessoas.
Supervisora de Recursos Humanos da Komcorp Assessoria Empresarial e Contábil.
cribeiro@komcorp.com.br
Telefone: 48 2106-4372

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