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4 jeitos que pessoas ocupadas fazem auto-sabotagem

Por Alice Boyes

Você deixou uma tarefa importante desfeita por semanas. Está pairando sobre você, causando ansiedade diária. E, no entanto, em vez de realmente fazer isso, você faz centenas de outras tarefas.

Ou você está se sentindo culpado por não responder a um e-mail, embora a resposta demore apenas 10 minutos.

Ou talvez a última vez que você precisou de selos, você foi ao correio para comprar um único selo porque não conseguiu encontrar o pacote de 100 que comprou há alguns meses. Você sabe que é por aí… em algum lugar. Mas você simplesmente não tem tempo para limpar sua mesa para encontrá-lo.

Esses padrões de auto-sabotagem mantêm um ciclo de sempre ter muito o que fazer (ou pelo menos sentir como é o caso ). Se você for retirado cronicamente da imensa quantidade de energia mental necessária para planejar, tomar decisões e lidar, é fácil ser atraído para essas armadilhas. Vamos descompactar os problemas com mais detalhes e discutir soluções.

1. Você continua arando sem recuar e priorizando

Quando estamos ocupados e estressados, geralmente optamos por trabalhar em qualquer coisa que tenha o prazo mais iminente, mesmo que isso não seja particularmente importante . O estresse faz com que nosso foco se estreite ao ponto de continuarmos, como um hamster em uma roda. Nós respondemos a e-mails e passamos pelas tarefas de fazer as coisas, sem realmente dar um passo atrás e considerar o que é mais importante para trabalhar. Você pode estar gastando várias horas em uma tarefa que não era tão importante para começar, mesmo que você tenha uma montanha de outras coisas para fazer.

A solução é recuar e trabalhar em tarefas importantes, mas não urgentes. Use o princípio “pague primeiro” para fazer os itens que estão na sua lista de prioridades primeiro, antes de responder às necessidades de outras pessoas. Talvez você não consiga seguir esse princípio todos os dias, mas procure segui-lo por vários dias da semana.

2. Você ignora completamente as soluções fáceis para fazer as coisas

Quando estamos estressados, não pensamos em soluções fáceis que estão nos encarando. Novamente, isso acontece porque estamos no modo de visão de túnel, fazendo o que normalmente fazemos e não pensando de maneira flexível. Especialmente se você é um perfeccionista, quando está sobrecarregado, é provável que você se encontre supercomplicando soluções para problemas. Por exemplo, muitas pessoas ocupadas não mantêm comida suficiente na casa. Isso leva a um ciclo de parar na mercearia em uma base quase diária para pegar uma ou duas coisas, ou um hábito de restaurante que acaba sendo caro, consome tempo, engorda ou todos os itens acima. A solução parece terrivelmente complicada: horas de planejamento de refeições, compras e culinária.

Para sair da armadilha de ignorar soluções fáceis, dê um passo para trás e questione suas suposições. Se você pensa em extremos, existe uma opção entre os dois extremos que você poderia considerar? (Para resolver o meu enigma sem comida, eu comprei um freezer de US $ 150 e agora guarde pelo menos uma dúzia de refeições congeladas saudáveis ​​ali, assim como pão congelado e outros alimentos básicos. Eu não sou Martha Stewart, mas também não estou pegando ifood para cada refeição.)

Em um nível mais amplo, os intervalos em que você permite que sua mente vagueie são a principal solução para o problema da visão em túnel. Mesmo pausas curtas podem permitir que você saia do pensamento muito estreito. Às vezes, uma pausa no banheiro pode ser suficiente. Tente qualquer coisa que permita que você se levante do assento e ande por aí. Isso pode ser uma razão para não terceirizar algumas tarefas. Eles dão uma oportunidade para permitir que sua mente vagueie enquanto você está fisicamente em movimento, um cenário ideal para produzir insights e epifanias.

3. Você “chuta a lata pela estrada” em vez de criar sistemas melhores para resolver problemas recorrentes

Quando nossa energia mental for aproveitada, tenderemos a continuar fazendo algo que poderíamos delegar ou terceirizar, porque não temos o impulso cognitivo inicial necessário para engajar um ajudante e montar um sistema. Por exemplo, digamos que você poderia realmente se beneficiar de alguma ajuda para limpar sua casa, mas encontrar alguém confiável, concordar com um cronograma e treiná-los sobre como você gosta de fazer as coisas é mais desgastante do que você pode lidar agora (ou nunca). E assim você adia, semana após semana, fazendo o trabalho sozinho – mesmo que realocar o tempo gasto em uma sessão de limpeza seria realisticamente suficiente para contratar alguém para fazê-lo.

Os remédios para problemas recorrentes são geralmente simples, se você puder recuar o suficiente para ter uma perspectiva . Sempre esquecendo de carregar seu telefone? Mantenha um cabo de energia extra no escritório. Sempre corrigindo os mesmos erros? Peça à sua equipe para criar uma lista de verificação para que eles possam identificar seus próprios erros. Viajar muito para o trabalho? Crie uma “lista de embalagem principal” para que a tentativa de decidir o que trazer não exija muito esforço mental. Arranje tempo para criar e ajustar esses tipos de sistemas. Você pode tirar um dia pessoal do trabalho para começar e depois passar uma hora uma vez por semana para continuar; A autora Gretchen Rubin chama isso de ” hora do poder ” uma vez por semana .Quando você começa a melhorar seus sistemas, ele cria um ciclo virtuoso no qual você tem mais energia e confiança disponíveis para fazer isso ainda mais. Ao acumular gradualmente as estratégias vencedoras ao longo do tempo, você pode corroer significativamente o seu problema, pouco a pouco.

4. Você usa métodos de evitar ou escapar para lidar com a ansiedade

As pessoas que estão sobrecarregadas terão um forte impulso para evitar ou escapar da ansiedade. Evitar poderia ser adiar uma discussão com seu chefe ou evitar dizer a um amigo que você não pode ir ao seu casamento. Escape pode estar correndo para uma decisão importante, porque você quer fugir da necessidade de pensar mais sobre isso. Isso pode levar a um padrão de atrasar excessivamente algumas decisões e fazer outras impulsivamente. Evitar e fugir também pode tomar outras formas – um copo extra de vinho (ou três) depois do trabalho, assistir à televisão ou passar sem pensar pelo Facebook. Pode até estar deixando de lado as coisas menos importantes da sua lista de tarefas para evitar a tarefa urgente que está deixando você ansioso.

Se você quer lidar construtivamente com situações que provocam ansiedade para você, você precisa criar alguma flexibilidade e espaço em sua vida para que você possa trabalhar através de suas emoções e pensamentos quando sua ansiedade é disparada. Com a prática, você começará a perceber quando está apenas fazendo algo para evitar fazer outra coisa.

Se você puder se relacionar com os padrões descritos, não estará sozinho. Essas questões não são falhas pessoais em seu caráter ou déficits em seu autocontrole. São padrões que são muito relacionáveis ​​para muitas pessoas. Você pode ser altamente consciencioso e autodisciplinado por natureza, mas ainda lutar contra esses hábitos. Se você está nessa categoria, provavelmente está particularmente frustrado por seus padrões e autocrítico. Tenha compaixão de si mesmo e busque eliminar seus padrões em vez de esperar que seus hábitos sejam completamente reformulados ou que todos os comportamentos de auto-sabotagem de sua vida sejam erradicados.

Fonte: Harvard Business Review

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