Artigos

Autoresponsabilidade

“Aquele que for capaz de perder uma corrida sem culpar os outros pela sua derrota tem grandes possibilidades de algum dia ser bem-sucedido” (NAPOLEAN HILL)

Seja como for, você é o único responsável pela vida que tem levado. Você está onde se colocou. A vida que você tem levado é absolutamente mérito seu, seja pelas suas ações conscientes ou inconscientes, pela qualidade de seus pensamentos, comportamentos, relacionamentos e palavras. Seja até mesmo pelas crenças que se permite ter.

A afirmação acima pode parecer muito dura, até mesmo uma acusação, mas peço que a veja como uma verdade libertadora. A crença de que foi você que se colocou ou pelo menos se permitiu estar onde está, é muito salutar, afinal, se foi você que se colocou na situação de vida que está hoje, por pior que seja ou esteja, foi você que a conduziu, foi o responsável, condutor de seu destino. E como condutor de sua vida você obteve resultados e não fracassos, pode ser que os resultados alcançados até aqui, não sejam aqueles que você almeja, mas cabe unicamente a você assumir a responsabilidade e mudar os rumos de sua vida.

Dentro dessa perspectiva se você não está satisfeito com os resultados que têm obtido, basta reconhecer o que está errado, reconhecer que suas escolhas e caminhos não têm sido satisfatórios e então, redirecioná-los de forma auto-responsável, objetiva e consciente, pois os acontecimentos de sua vida não são coincidências, não são fatalidades do destino e muito menos, você não é vítima de ninguém nem das circunstâncias.

Auto-responsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado, sendo assim é o único que pode mudá-la. Assuma a responsabilidade por sua vida, não se coloque como vítima, pelo contrário, seja o protagonista principal da peça a ser encenada chamada “vida”.

Texto Adaptado de: VIEIRA, Paulo. Autoresponsabilidade. A chave pra uma vida de realização e conquistas. 2º Ed. Premius, Fortaleza, 2012.

Prof. Luciano S. Pereira
luciano@atuacaoprofissional.com.br

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of