Artigos

3 vantagens da avaliação 360° para a sua empresa

O feedback é uma das ferramentas estratégicas mais importantes para uma empresa. É por meio dele que os gestores podem avaliar o desempenho dos colaboradores e também engajá-los e motivá-los em suas tarefas. Existem diversas formas de realizá-lo, mas uma das mais eficientes é a avaliação 360º.

Neste artigo, explicaremos não só como funciona essa avaliação, mas também como ela pode ser aplicada e os seus benefícios para a empresa. Continue a leitura para conferir!

O que é a avaliação 360º?

A avaliação 360º, feedback com múltiplas fontes ou avaliação multivisão, é uma metodologia avaliativa que leva em consideração opiniões de várias fontes sobre um mesmo funcionário.

Ou seja, desde os colegas de setor até os clientes, bem como o próprio colaborador, promovem uma análise sobre o desempenho dele em suas funções, levando em consideração habilidades e competências tanto profissionais quanto pessoais.

Como ela funciona e pode ser aplicada?

Esse modelo de avaliação leva em consideração diversos pontos de um indivíduo, como a capacitação, as atitudes, as habilidades técnicas, os pontos fortes e fracos, bem como o perfil comportamental. Para que o processo aconteça de maneira fluida, o primeiro passo é escolher os respondentes do feedback.

A partir disso, os avaliadores recebem um questionário no qual pontuam os aspectos considerados essenciais para a organização. Com isso, é feito um compilado dos resultados, sendo que os colaboradores avaliados terão acesso apenas ao resultado final da avaliação, sem saber quem o avaliou, evitando problemas.

Como o colaborador também deve se autoavaliar, o gestor faz uma comparação do que foi dito pelos outros e pela própria pessoa. O feedback, então, é repassado e o responsável fica encarregado de apontar os aspectos que precisam se aperfeiçoados, contribuindo, assim, para a melhora no desempenho das funções e para uma maior motivação do funcionário. Muitas vezes, é nesse momento que também é estabelecido o Plano de Carreira.

Quais são os benefícios da avaliação 360º?

Ao receber uma avaliação 360º, o funcionário precisa estar aberto a refletir sobre as informações apresentadas. Logo, é importante que o gestor utilize esses dados para promover conhecimento e não punir o colaborador. Quando a cultura da empresa preza por esses fatores, existem diversos benefícios que podem ser aproveitados. Entre eles podemos destacar:

1. Identificar os pontos a serem melhorados na empresa

O interessante da avaliação 360º é que ela não é útil apenas para quem a recebe, mas também para a empresa como um todo. A partir dos feedbacks de funcionários, gestores e clientes é possível identificar pontos que precisam melhorar na própria estrutura organizacional.

2. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores

Uma das maiores vantagens da avaliação, que pode até ser considerada o principal objetivo de sua aplicação, é a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador.

Ao destacar os pontos fortes e os que precisam ser aperfeiçoados, o gestor não só ajuda o funcionário a enxergar o que deve mudar, mas também o motiva rumo a uma transformação positiva. Isso ajuda a empresa em diferentes questões, como no aumento da produtividade.

3. Fornecer informações para a tomada de decisões

Quanto mais estratégicas forem as decisões, melhor para a empresa. Com a ajuda da avaliação 360º é possível obter dados para que o processo flua. Ou seja, os gestores têm mais propriedade a fim de decidir se a equipe deve seguir por esse ou aquele caminho, pois sabe exatamente quais são as lacunas e em que pontos ela precisa se aperfeiçoar para atingir a alta performance.

A avaliação 360º ainda colabora para o desenvolvimento do autoconhecimento, ajuda na construção de equipes mais alinhadas aos propósitos da empresa, entre outros benefícios. De todas as formas de se promover o feedback, essa é uma das mais eficazes.

Mas ela não está sozinha. A avaliação de desempenho colabora bastante para o feedback de múltiplas fontes. Quer saber mais sobre o assunto? Leia também este artigo e descubra o que é e como aplicar esse processo!

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of