Artigos

10 perguntas que você deve fazer na etapa de avaliação de fit cultural?

avaliação de fit cultural

Por Rosemeire Moreira, Atuante há 9 anos na área de RH, Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Palestrante e Analista Comportamental

O fit cultural é a capacidade da pessoa em se adaptar a empresa, mais especificamente, é como a pessoa vai lidar com os valores presentes da organização pela qual ela está concorrendo a uma vaga. O primeiro passo para avaliação de fit cultural é ter clareza do que move a empresa, isso é, entender de fato quais são os valores que permeiam a organização.

Nova call to action

A avaliação de fit cultural pode ser feita através de testes prontos, formulários, mas também por meio de entrevistas que sinalizam o fit do candidato com a empresa.

Explicando com mais detalhes, a avaliação de fit cultural é o ajuste cultural do candidato para com a companhia que ele deseja atuar. É de fato a demonstração no processo seletivo do alinhamento entre as expectativas e comportamentos do candidato alinhados com a empresa.

Vale ressaltar que para ser bem sucedida a avaliação de fit cultural, as perguntas independentes da forma que serão aplicadas precisam estar alinhadas com os valores reais da empresa.

Os valores da empresa são os valores, comportamentos, traços de personalidade que não são negociáveis, são os comportamentos que a organização espera para todos os funcionários independente do seu cargo e nível de atuação. 

Alguns especialistas também chamam a avaliação de fit cultural de avaliação de competências organizacionais que têm o mesmo objetivo: encontrar a combinação entre os valores da pessoa que está concorrendo a vaga e os valores da empresa.

Quando estamos no processo da avaliação de fit cultural não se trata de escolher a pessoa mais simpática, a pessoa mais interessada ou a que mais precisa do emprego. Se trata em selecionar o candidato mais adequado ao ambiente de trabalho que a empresa pode proporcionar.

Neste artigo, reuni as principais perguntas de avaliação de fit cultural na hora de entrevistar um talento. Continue a leitura e confira!

10 perguntas de avaliação de fit cultural para você se inspirar

1. Como você se sente em uma reunião de feedback?

Essa é uma pergunta de avaliação de fit cultural que ajuda a empresa a entender se o candidato é um bom ouvinte, se ele está disposto a melhorar com base no retorno dos seus pares, superiores, subordinados.

modelos de feedback

2. Quando um par pede ajuda com um projeto, o que você geralmente faz?

Nessa pergunta de avaliação de fit cultural, avaliamos o trabalho em equipe do candidato, o quanto ele busca auxiliar os colegas em prol dos resultados coletivos.

3. Diante de um desafio profissional, em geral, como você reage no primeiro momento?

Quando fazemos essa pergunta entramos em alguns pilares importantíssimos para avaliação de fit cultural, avaliamos a determinação, o foco, a motivação do candidato.

4. Como você encara metas altas?

Nessa pergunta de avaliação de fit cultural, avaliamos foco em resultados e energia do candidato em prol de determinado projeto. 

5. Quais valores são essenciais na sua visão para que uma empresa seja considerada uma boa empresa para se trabalhar?

A avaliação de fit cultural traz muitas informações sobre a expectativa do candidato e é importante ter esse olhar para que não haja uma frustração que pode ocasionar um desgaste desnecessário entre as partes.

6. Pode nos contar sobre o seu plano de desenvolvimento individual?

Nessa pergunta de avaliação de fit cultural avaliamos o quanto o colaborador busca o seu desenvolvimento, o quanto é importante para ele o seu próprio crescimento, qual é a entrega dele para a sua própria carreira, o quanto ele protagoniza as ações para a sua evolução, se ele terceiriza ou protagoniza o seu desempenho.

7. Na sua vida, qual foi a melhor lição que você tirou?

Aqui pode parecer uma pergunta de cunho pessoal mas é uma pergunta de avaliação de fit cultural que avalia quais são os pilares que permeiam a vida daquela pessoa, o que ela já teve de lição, quais são os valores que ela não abre mão independente do momento de vida.

8. Se tiver um tempo limitado e um projeto com grande demanda, como você lida com a situação?

O objetivo da avaliação de fit cultural também é avaliar o controle emocional, a persistência, a resiliência diante de situações desafiadoras e posicionamento do candidato mediante os cenários que ele pode encontrar.

9. Qual foi a sua principal dificuldade na última empresa em que trabalhou?

Aqui avaliamos os pontos a desenvolver do candidato se são compatíveis com a cultura da empresa. Afinal de contas, não existe super herói e nem mulher maravilha. Não existe ser humano perfeito, as pessoas são construídas por erros e acertos.

O importante é que na avaliação de fit cultural, avaliamos se as partes estão alinhadas em relação aos comportamentos para iniciar um relacionamento saudável e produtivo.

10. O que te inspira no trabalho?

Essa pergunta de avaliação de fit cultural traz as inspirações do candidato, dizem muito a respeito do propósito dele, o porque ele faz o que ele faz. Se aquela posição e aquele ambiente são similares aos seus talentos naturais, se os seus desejos profundos e internos são compatíveis com a cultura da empresa.

A avaliação de fit cultural é uma etapa importantíssima para a assertividade da contratação, é nesse momento que avaliamos se o candidato tem um alinhamento comportamental com os valores e expectativas alimentados pela empresa em seu ambiente de trabalho.

A avaliação de fit cultural é o momento essencial para as duas partes: Para o candidato pois é uma forma de avaliar se ele será feliz e realizado trabalhando ali naquela companhia, se os valores dela são alinhados com os valores que a empresa transmite e para a organização é uma forma específica de avaliar se a pessoa que está concorrendo a vaga tem os comportamentos essenciais para ocupar a posição vaga da empresa.

Quando bem trabalhada a avaliação de fit cultural, evitamos vários erros de contratação, fortalecemos a marca empregadora e tiramos o RH do subjetivo transformando em objetivo. A objetividade é o que diferencia um departamento de RH, inclusive na hora de selecionar o seu pessoal.

Aproveite que está por aqui e conheça o 9Box Cultural da Sólides na hora de selecionar um candidato!

9box cultural

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH