Artigos

Avaliação de Competência.

Hoje as organizações tem uma visão bem mais clara sobre a importância do capital humano. Enxerga seu capital intelectual como parte integrante e fundamental de seu planejamento estratégico, como um patrimônio, sendo um diferencial extraordinário e eficaz.

Os avanços em gestão de pessoas nos da subsídios e meios para reter e desenvolver esses talentos. Uma dessas ferramentas é a Avaliação de Desempenho, que Chiavenato conceitua da seguinte forma: “Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento.” (CHIAVENATO, 1999).

Avaliar parte do principio de dar valor, de reconhecer, já desempenho vem de resgatar, executar. A Avaliação de Desempenho nos da à oportunidade de valorizar e resgatar competências e qualidades que muitas vezes ficam escondidas, ela possibilita a organização, participar ativamente da construção da carreira profissional de seus colaboradores, agregando valores imensuráveis a ambos. Conseguimos apontar pontos a serem evidenciados e os que precisam ser melhorados, orientar com relação ao caminho a seguir durante a formação de sua carreira profissional.

Nova call to action

Temos em nossas mãos a chance de cativar e incentivar nossos colaboradores, mostrando a eles a importância do melhoramento contínuo.

A avaliação de desempenho nos possibilita preparar nossos talentos para a vida, uma vez que tanto seu comportamento profissional quanto sua postura fazem parte desta avaliação. Nos ajuda a orienta-los, como também os prepara para os feedback da carreira e da vida.

A verdade é que nem todos são maduros suficientes para receber críticas, que no Aurélio é a arte ou faculdade de examinar, na teoria é fácil, mas devido a certos paradigmas que criamos, quando se fala em critica já se pensa logo no pior, temos que mudar nossa forma de pensar, deixar cair por terra certas atitudes que não contribuem para nosso desenvolvimento, que pelo contrário, muitas vezes faz com que percamos grandes oportunidades.

Avaliar não é nunca será uma tarefa fácil, temos que ter a consciência de que pra dar o verdadeiro valor e reconhecimento à pessoa que esta sendo avaliada devemos ser totalmente éticos e imparciais. É uma tarefa de suma importância, pois envolve uma grande responsabilidade e um enorme domínio de sua inteligência emocional.

Como toda ferramenta a Avaliação de desempenho tem seus pros e contras. Ela tem seu principal foco no desenvolvimento e aprimoramento da carreira profissional do talento, motiva e reconhece, pois mostra o interesse da organização no avaliado; auxilia o colaborador a tomar conhecimento das providências que deve tomar para melhoria de seu desempenho, dentre outros. O que pode vir a prejudicar no resultado da avaliação e a subjetividade, que muitas vezes tende a sofrer uma grande variação como também o personalismo, que dificulta muitas vezes fazer essa separação do pessoal e profissional.

Temos que ser responsáveis e assertivos ao avaliarmos, sendo o mais profissional possível e sempre com um único intuito o de desenvolver e reter talentos, trazendo benefícios à organização e a seus integrantes.

Edilaine de Lourdes Almeida de Sá é formanda em RH pela UMC, especialista na área de Recrutamento e Seleção e T e D.

Email: edilainealmeidasa@hotmail.com

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments