Artigos

Avaliação De Desempenho E Feedback

Avaliação de Desempenho e Feedback
Amanda D’ Assumpção Oliveira

Resumo
Todos nós já nos vimos em algum momento da vida, ansiosos para receber um feedback ou ansiosos para receber a noticia de um processo seletivo de uma cobiçada empresa. O feedback é uma ferramenta essencial em qualquer ambiente organizacional e, inclusive, nas relações afetivas. Se queremos ser bons líderes precisamos entender a importância do feedback, pois é por meio dele que podemos ajudar as pessoas a se desenvolverem. É uma tarefa difícil, pois na maioria das vezes enxergamos como uma crítica.
Palavras chave: Comunicação, avaliação de desempenho, feedback
Abstract
Weve all seen at some point in life, eager to receive feedback and look forward to receiving news of a selection process for a coveted company. Feedback is an essential tool in any organizational environment, and even in personal relationships. If we want to be good leaders need to understand the importance of feedback as it is through him that we can help people develop. It is a difficult task because most often see as a criticism.
Keywords: communication, performance evolution, feedback

Introdução
Seja qual for o seu ramo de negócio, o feedback é sempre bem-vindo. Na Administração ou áreas afins, o termo feedback é usado para conceber um parecer sobre um grupo ou sobre uma pessoa. Essa ação do feedback revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado.
O feedback tem que ser dado de forma direta. Nunca use uma abordagem que poderá confundir o interlocutor ou que poderá ser interpretada como uma fofoca, quebrando as relações de confiança que deve existir entre os envolvidos no processo.
Para o feedback se tornar mais fácil podemos começar mudando um pouco sua abordagem. Se passarmos a enxergá-lo como algo construtivo e que fazemos porque queremos o bem aquela pessoa e desejamos ajudar, fica bem mais fácil. É importante darmos certas importâncias com quem nos relacionamos, pois na verdade o feedback só é feito na maioria das vezes quando temos certa importância com o outro. Caso contrário, deixamos de lado com a idéia de que “não adianta nada mesmo” ou “não vai fazer a diferença”. Devido a isso, o ponto mais importante na hora de dar um feedback é que ele seja bem-intencionado
Termine o feedback com a sugestão da mudança que gostaria de ver. Por exemplo: “Nas ultimas reuniões você não chegou a tempo certo, fazendo com que perdêssemos tempo tendo que retomar alguns assuntos e não conseguimos finalizar a agenda. Você poderia chegar na hora certa, a partir de hoje?” Dessa forma se torna mais leve e de fácil entendimento.
Receber um feedback também é difícil e isso faz ativar muitas das vezes, o nosso mecanismo de defesa. Se você estiver recebendo um feedback, procure não debatê-lo de imediato. Se a pessoa está investindo nisso, o tempo é dela, é porque se preocupa com você. Escute, e entenda a perspectiva do outro. Reflita. Depois se for o caso, volte a conversar com a pessoa novamente. Mas somente depois de refletir.
O processo de avaliação junto com o feedback contribui diretamente aos aspectos motivacionais, auxiliando aptidões, impulsionando as pessoas a tomarem decisões, competência, habilidade, reconhecimento, criatividade, valorização.

Nova call to action

Avaliação de desempenho

Segundo Chiavenato (2004), a Avaliação de desempenho é um método que visa estabelecer um contrato com os funcionários referentes aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigindo os rumos, e avaliar os resultados conseguidos. Avaliar o desempenho de um funcionário, não está ligado somente ao estimulo salarial, mas ao desenvolvimento individual dentro da organização.
Para avaliar o desempenho de um colaborador, vários indicadores entram em ação. Alguns deles estão relacionados com esforço individual de acordo com o que ele mostrará cotidianamente.
A consciência de saber o que se precisa fazer para atingir metas e melhorar o relacionamento com colegas de trabalho, chefia, e ate mesmo sua motivação pessoal e profissional deve ser vista como uma ferramenta única como o bom feedback, tendo como objetivo alcançar os resultados desejados, mantendo sempre o acompanhamento periodicamente.

Porque Avaliar?
Toda empresa ou organização necessita de saber como ela está indo. Necessita de uma visão sistêmica por meio de um processo de feedback. Necessita rever estratégias, métodos, para que ela seja capaz de sobreviver a ambientes turbulentos.
A avaliação de desempenho deve proporcionar benefícios tanto para os colaboradores como para a organização em geral. Sem a avaliação não poderá obter controles e toda pessoa precisa de saber a seu respeito dentro de uma empresa, para ter a noção de como está indo seu trabalho.
Chiavenato (2004) destaca os principais motivos para avaliar o desempenho de seus colaboradores:
1) A avaliação do desempenho proporciona um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes demissões.
2) Através dela pode-se comunicar aos funcionários como eles estão indo no seu trabalho, sugerindo quais necessidades de mudança no comportamento, nas atitudes, habilidades ou conhecimentos.
3) A avaliação permite que os subordinados conheçam aquilo que o chefe pensa a seu respeito. Ela é amplamente utilizada pelos gerentes como base para conduzir e aconselhar os subordinados a respeito de seu desempenho.

A importância do feedback
Atualmente, para se diferenciar da concorrência as empresas buscam desenvolver os seus colaboradores, mudando o seu foco para a administração de pessoas. O importante é criar um sistema que seja confiável como o feedback para um processo avaliativo, que atinja os objetivos da empresa e dos colaboradores.
O feedback ou retroalimentação, é a principal ferramenta para a percepção dos itens avaliados, pois através dele o avaliador comunica ao avaliado sua posição. Seja ela satisfatória ou não. Portanto, juntamente com a administração da empresa e o setor de Recursos Humanos o avaliado buscará aperfeiçoamento, traçando um novo plano de desenvolvimento.
Sendo a comunicação o mais importante para avaliar o desempenho, o feedback é a principal ferramenta para construir a união da empresa e seus colaboradores, pois permite clara negociação de objetivos, portanto, todos saem ganhando quando as metas são atingidas.
Segundo Pontes (2005), para consolidar um modelo cooperativo entre empresas e funcionários, é necessária a construção de uma via de mão dupla, na qual ganhem a empresa e os funcionários.
Todo funcionário deve ter um pleno conhecimento de sua avaliação. Através do feedback é possível que ele mesmo trace metas para alcançar seus objetivos pessoais. Através do feedback o colaborador poderá planejar o seu futuro dentro da organização, atingindo suas expectativas.
Como em todo processo que envolve pessoas, a avaliação de desempenho pode causar transtornos para a empresa se não for bem sucedida. É preciso muito cuidado com o elogio em publico, pois pode provocar certos ciúmes em outras pessoas ali presentes.
Se as pessoas tiverem o habito de pensar coisas boas, aquilo o ajudará a receber mensagens positivas, pode ser por gestos ou linguagem corporal. Quando se faz uma atitude positiva ou pensamento positivo à energia boa flui naturalmente, sendo absorvida pela outra parte.

Considerações Finais
Com o mercado que estamos enfrentando hoje a Avaliação de Desempenho e o Feedback são instrumentos chave na melhoria de performance dos colaboradores. A avaliação de desempenho reflete diretamente aos objetivos finais de uma empresa.
Todo profissional deseja atingir suas metas, seu sucesso profissional e pessoal. Portanto, ele precisa saber exatamente o que a organização em que trabalha espera dele. Para mensurar este desempenho esperada, cada empresa utiliza um método que julga ser melhor. Não existe um método de desempenho definitivo para ser empregado. Portanto, é necessário que seja o mais simples, seguro e confiável. Os avaliadores devem estar treinados e capacitados a essa tarefa.
Contudo, independente do tipo de avaliação escolhida, o foco deve estar voltado ao feedback. Criar um sistema de comunicação é extremamente importante, mas desde que seja confiável e que forneça o resultado preciso. É também necessário que seja de fácil assimilação por parte de todos os colaboradores, para que sejam atingidos os resultados esperados, tanto pela empresa quanto pelos funcionários. Essa ferramenta dentro de uma empresa é encarada como um grande desafio. É de suma importância procurar sempre aprimorar nossa comunicação, exercitando e recebendo opiniões de outras pessoas, isso irá ajudar no processo de aprendizado de cada individuo. Assim, temos que estar preparado para dar nossa opinião de forma prática, objetiva, em momento oportuno.

Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier,2004.
PONTES, Benedito Rodrigues. Avaliação de Desempenho: nova abordagem: São Paulo: LTR,2005.
FERREIRA, Jansen de Queiróz. Feedback para desenvolver equipes produtivas. Disponível em: . Acesso 01/09/2014

Amanda D’Assumpção Oliveira

Referências Bibliográficas

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of