Artigos

Avaliação Do Desempenho E Potencial Humano

O desempenho em competências profissionais concentra-se nas contribuições às organizações. Para compreender esta definição, é necessário aliar a condição holística às experiências exitosas dos cargos e às pessoas, o que é de grande transcendência metodológica. Esta definição poderá ser adaptável à Gestão de Recursos Humanos se for considerada uma série de pressupostos teóricos.

Ao considerarmos que cada cargo leva em si, aspectos de adaptação a perfis profissionais exigidos à ocupação.
O enfoque para desenhar tais perfis, precedidos por estudos dos processos de trabalho em que se localizam, é decisivo para a eficiência do sistema de trabalho, expresso no aumento da produtividade nesse trabalho ou no aumento do bom desempenho profissional.

As competências profissionais deverão estar em consonância com a estratégia organizacional, que são imprescindíveis às linhas de ação a serem adotadas, essencialmente o desenvolvimento, no que diz respeito ao que as pessoas serão capazes de fazer no futuro. Nesta linha, o pensamento estratégico e a proatividade são imanentes.

Nova call to action

A Gestão de Competências, muito recente, reforça as revolucionárias propostas teóricas das quais ainda não há um acentuado consenso, e se mostra transcendente a sua cabal compreensão. A acepção tayloriana sobre competências supera aquelas consideradas como conteúdos de cargos ou postos num plano meramente cognitivo – o conhecimento.

Com base em Richard Boyatzis (1982), a definição de competência profissional contempla:
“São características subjacentes nas pessoas, associadas à experiência, que como tendência, estão causalmente relacionadas às atuações exitosas num posto de trabalho contextualizado, numa determinada cultura organizacional”.

Ainda na avaliação do desempenho é necessário saber a respeito dos erros mais habituais em seu desenvolvimento. Neste processo, entram em jogo possíveis receios, simpatias e antipatias, assim como a própria falibilidade humana.

Algumas tendências erradas mais habituais:
a) Se uma pessoa nos caia bem por sua marcada sociabilidade, pode-se tender a super-avaliar sua atuação positiva em geral.
b) Emitir qualificações médias e raras vezes extremas. Ex.: Numa escala de zero a dez, a pontuação seria cinco.
c) Emitir qualificações polares ou extremas. Ex.: Se a pontuação da escala fosse de um a dez, marcaria um ou dois, ou o contrário, nove ou dez.
d) Projetar aspectos positivos de si mesmos no avaliado com a qual se identifica ou o contrário.
e) Lembrar melhor daquilo que foi feito recentemente e não por sua atuação ao longo de todo o período etc.
Na avaliação do potencial humano tem etapas que devem ser bem estabelecidas, precisas, com relação aos métodos a definir. A avaliação do potencial humano é uma vertente da avaliação do desempenho, entretanto, é uma avaliação do desempenho potencial.

A eficaz avaliação do potencial humano baseia-se nos planos de carreira, na formação, nos planos de sucessão, assim como nas promoções e, em geral, na otimização do capital humano.

A avaliação do potencial humano realizou-se, sobretudo, nos níveis corporativos e para a avaliação do potencial dos dirigentes. Pela importância, alto custo e complexidade dessa atividade com relação aos dirigentes, foram desenvolvidos os Assessment Centers ou Centros de Avaliação. Não obstante seu alto custo, a conformação desses centros justifica-se sob o ponto de vista econômico e pelas implicações precisamente econômicas na tomada de decisões dos altos dirigentes, sobre cuja idoneidade se fazem necessárias previsões bastante exatas.

A avaliação do potencial humano tem passos ou etapas a serem bem precisados com relação aos métodos a definir e em acordo com cada organização. Deve-se prestar uma particular atenção nos métodos de jogos de papéis ou de simulação, muito característicos nos Assessment Centers.

O desenho de casos compreendendo o desenvolvimento de jogos de papéis é tarefa muito importante, e os centros de avaliação adquirirão prestígio à medida que a Gestão de Recursos Humanos reafirme sua eficácia, o que já vem sendo demonstrado pelas práticas nos sistemas de gestão pública e privada.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of