Artigos

Base para SER um Estrategista N.1

Estratégia é normalmente conhecido como fazer uma coisa para atingir outra.

A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, “exército”, e “ago”, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do general”) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente na literatura da especialidade. À primeira vista parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se ser escusada a sua definição.

Qualidades de um bom estrategista é ser criativo, corajoso e ter uma visão geral.

Uma excelente pergunta que você pode fazer para ter uma ótima estratégia é:
Quem atingiu esse objetivo e qual estratégia ele utilizou que posso usar também?

Vou contar uma metáfora para ilustrar uma estratégia:

Um velho vivia sozinho. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que normalmente o ajudava, estava na prisão. O velho então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema:
“Querido Filho, estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava a época do plantio depois do inverno. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois está na prisão. Com amor, Papai”.

Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:

“PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos”.

As quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta:

“Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento”.

Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis. Assim, é importante repensar nas pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas.

“Ter objetivos é importante, ter a estratégia certa é fundamental e usar a estratégia é essencial”.

___________

www.viel-treinamentos.com.br

Fernando Viel Presidente da Viel Treinamentos – Academia Mundial de PNL e COACHING.

É um dos especialistas da nação brasileira em Psicologia da Mudança.

UM DOS MELHORES COACHES DO MUNDO.

Master e Trainer em PNL.

Fernando Viel é treinado por Anthony Robbins o
maior especialista do mundo em coaching, treinamento e psicologia de alta performance.

Peak Performance Trainer.

Treinador, filantropo, amigo, defensor dos desamparados, uma pessoa que faz a diferença, uma força para o bem, comunicador de alto impacto, um curador, um desafiador… e uma pessoa divertida, audaciosa e humilde!

Fernando Viel fez o curso mais ambicioso, completo e definitivo programa para maximização de PERFORMANCE e RESULTADOS em LIDERANÇA, Transformação de ATITUDE, Expansão de IDENTIDADE e Tomada de DECISÕES: SHOW CUORE®.

Ficou concentrado adquirindo conhecimento em mais de 10 mil horas de cursos, treinamentos, palestras e livros.

Autor do DVD Coaching: The Power of the Powers. (O PODER DOS PODERES)

Autor dos livros: Como ter Relacionamentos Duradouros (ESGOTADO), Hábitos de Bilionários (ESGOTADO) e As Perguntas Mais Fortes do Mundo (ESGOTADO).

Coautor dos Livros Ser + com PNL e Ser Mais com Coaching, da Editora Ser Mais, junto com outros especialistas.

Fernando Viel – The Coach Called Upon by Coaches.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of