logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Benefícios de atividade física na atração e retenção de talentos

Sumário

Home > Artigos > Benefícios de atividade física na atração e retenção de talentos

Benefícios de atividade física na atração e retenção de talentos

Descubra como promover benefícios de atividade física atrativos para seus colaboradores!

Nós temos uma pergunta para te fazer: o que a sua empresa tem feito para melhorar a atração e retenção de talentos? Atualmente, com a mudança de perfil dos profissionais no mercado de trabalho, é preciso que as empresas ofereçam vantagens competitivas para além do básico. Um exemplo disso são os benefícios de atividade física.

Por isso, se a sua empresa não oferece o benefício de atividade física, saiba que essa tem sido uma estratégia bastante usada pelas organizações. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, nós responderemos os seguintes tópicos neste artigo:

  • Por que oferecer benefícios corporativos?
  • Qual a diferença entre os benefícios de atividade física e os demais oferecidos?
  • Como a atividade física contribui para a atração e retenção de talentos?
  • Como incluir o benefício de atividade física na empresa?

Ficou curioso(a) e quer saber mais? Continue a leitura com a gente!

Por que oferecer benefícios corporativos?

YouTube video

Foi-se o tempo em que as empresas ofereciam apenas o básico, também conhecidos como benefícios obrigatórios. Exemplos são o vale-transporte, as férias remuneradas, o 13º salário, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o adicional noturno (caso a empresa disponha desta modalidade). 

No entanto, com o passar dos anos, alguns outros benefícios considerados “opcionais” na hora de oferecer para o colaborador foram sendo adicionados à proposta de emprego, justamente para melhorar a atração e retenção de talentos, sendo o vale-alimentação/refeição, assistência médica,  plano odontológico, entre outros. 

Por outro lado, os profissionais estão cada vez mais exigentes e, por isso, buscam organizações que valorizem cada vez mais a saúde, tanto física quanto mental, seja dentro ou fora do ambiente corporativo. 

Dados sobre benefícios corporativos de saúde física e mental

Dado o contexto, a Pipo Saúde realizou a “Pesquisa de Benefícios de Saúde 2023”. Esse material trouxe as principais tendências para as empresas que desejam melhorar o bem-estar físico e mental por meio de benefícios corporativos. Cada vez mais, essa é uma estratégia bastante usada pelas empresas que se preocupam com o time. 

Na pesquisa, os dados apontam que 82% das empresas entrevistadas oferecem pelo menos dois tipos de benefícios voltados à saúde. Por outro lado, somente 17,8% oferecem pacotes mais completos, ou seja, com plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e benefícios de bem-estar físico e mental.

Um ponto importante: das empresas que oferecem pacotes mais completos, 73% possuem mais de 500 colaboradores. Vale lembrar que, se tratando de benefícios corporativos, é importante que sejam vantajosos e benéficos para todos, sendo fundamental avaliar além da quantidade de profissionais que compõem o time.

Entre tantas opções, o benefício de atividade física tem sido uma das grandes apostas das empresas que desejam cuidar da saúde física dos colaboradores, sendo um grande diferencial no mercado de trabalho. A pesquisa mostrou que, em cada dez empresas, quatro oferecem ao time. 

Outros dados a respeito do benefício de atividade física

  • 24,6% das empresas assumem todo custo;
  • 72,1% das empresas custeiam a adesão do colaborador, enquanto o profissional fica encarregado de assumir os gastos com o plano que melhor atende às suas necessidades.

Ou seja, são duas opções de estratégias para oferecer o benefício da atividade física na rotina dos colaboradores. Além disso, entre oferecer um benefício corporativo voltado à saúde física e reembolso, 72,3% das empresas optam por incluir um programa de bem-estar, como, por exemplo, a TotalPass.  

Portanto, entre oferecer ou não oferecer benefícios corporativos, inclusive de atividade física, a resposta é mais simples do que muitos imaginam: oferecer. Afinal, essa é uma ótima oportunidade para atrair e reter profissionais que, cada vez mais, estão buscando empresas que se preocupam com os indivíduos.

Qual a diferença entre o benefício de atividade física e os demais oferecidos?

Foto ilustrativa de uma mulher alegre durante prática de atividade física

Muitas dúvidas surgem na hora de oferecer o melhor benefício corporativo para os colaboradores. Por isso, é importante conhecer a diferença entre um benefício para o outro, principalmente, em relação ao benefício de atividade física, uma vez que é uma ótima aposta para as empresas que desejam cuidado do bem-estar físico e mental.

Benefícios corporativos de atividade física

O benefício corporativo de atividade física, também conhecido como auxílio-academia, é uma maneira das empresas incluírem na rotina dos colaboradores a mudança de hábito por meio do esporte. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgada na Agência Brasil, 52% dos brasileiros não praticam ou raramente praticam algum tipo de exercício físico na rotina, aumentando os casos de sedentarismo que desencadeiam uma série de doenças.

O auxílio-academia é considerado um benefício flexível, disponibilizando aos colaboradores acesso a academias, clubes e estúdios fitness para se exercitar. É uma maneira do time gastar menos para manter o corpo em movimento e, sobretudo, fazendo a modalidade que preferir, desde musculação até lutas, esportes aquáticos ou diferentes estilos de dança.

Além disso, o cuidado com a saúde física impacta diretamente no bem-estar mental e emocional, diminuindo os problemas relacionados à ansiedade, ao estresse e à Síndrome de Burnout. Ou seja, diminuem-se os casos de doenças psicológicas, reduzindo a taxa de absenteísmo e os afastamentos médicos. 

Portanto, oferecer o benefício de atividade física pela empresa na rotina do time é uma maneira de mostrar para os colaboradores que se importa com a saúde física e mental, uma vez que uma coisa está ligada à outra. 

Demais benefícios corporativos 

Diferente do benefício de atividade física, os demais benefícios corporativos atendem campos específicos da rotina do colaborador, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. A seguir, separamos alguns exemplos:

  • Plano de saúde: convênio médico oferecido pela empresa para custear os gastos;
  • Plano odontológico: oferecer cobertura odontológica, como, por exemplo, tratamentos dentários;
  • Seguro de vida: segurança adicional de proteção coletiva aos funcionários, principalmente para as profissões de risco; 
  • Programa de nutrição: acompanhamento com nutricionistas parceiros para melhorar a alimentação;
  • Vale-cultura: possibilidade de escolher entre várias atividades culturais, como cinema, teatro ou custear gastos com livros.

A verdade é que todos os benefícios corporativos são importantes para a empresa. No entanto, o benefício de atividade física, quando oferecido pela organização, é uma maneira mais flexível e completa de cuidar da saúde do colaborador em todos os âmbitos da vida.

Só para se ter uma ideia, tratando-se de uma equipe saudável, ou seja, quem pratica alguma atividade física, diminuem-se os gastos com plano de saúde, por exemplo. Além de ser um benefício corporativo que ajuda a melhorar a produtividade, o engajamento e o comprometimento com a empresa.

Como a atividade física contribui para a atração e retenção de talentos?

Uma coisa precisa ser dita: tanto conquistar quanto manter bons profissionais têm sido missões difíceis dentro das empresas, visto que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo.

Oferecer o benefício de atividade física é uma ótima estratégia para atrair profissionais que são destaque no mercado de trabalho. Afinal, o comportamento dos trabalhadores vêm mudando ano após ano. Por isso, estão em busca de empresas que se preocupam com a qualidade de vida dentro e fora do ambiente corporativo.

Para quem não conhece a sua empresa, o benefício voltado à atividade física pode ser um diferencial competitivo. É uma forma que permite que a organização fuja dos benefícios básicos, despertando o interesse de fazer parte da equipe e, é claro, de ter essa solução de saúde física no dia a dia. 

Se a sua empresa deseja melhorar a atração de talentos, esse é o momento de incluir o benefício corporativo de atividade física no pacote. Sem contar que é uma maneira de reter talentos, sabia? Isso porque os colaboradores gostam de se sentir valorizados e vistos pela organização. Ao mostrar que se importa, eles tendem a continuar na empresa.

Leia mais:

Como incluir o benefício de atividade física na empresa?

Se você chegou até aqui, saiba que o primeiro passo já foi dado. Incluir o benefício de atividade física na empresa é mais fácil do que você imagina. Afinal, o primeiro passo é escolher um modelo de auxílio-academia que mais atende as necessidades da sua empresa e, sobretudo, na rotina dos colaboradores. 

Entre fechar com uma empresa que oferece apenas musculação e modalidades variadas, qual opção você considera ser a melhor? A segunda opção além de ser mais vantajosa, considerando a variedade de modalidades, é uma maneira de abraçar todos os gostos da sua empresa, pois pode ser que alguns colaboradores tenham preferência por outros esportes. 

Na TotalPass, por exemplo, você e seus colaboradores têm acesso a milhares de academias e estúdios fitness espalhados por todo o Brasil. O benefício inclui as redes Smart Fit e Bio Ritmo, além de mais de 250 modalidades, como musculação, natação, beach tennis, yoga, pilates, lutas e muito mais!

Além disso, conta com muitas outras soluções para os seus colaboradores, como o Total Mind, serviço de saúde mental com psicólogos e áudios de meditação on-line, e o Total Nutri, com plano alimentar personalizado e receitas descomplicadas para fazer em casa.

Portanto, não deixe para depois, invista agora mesmo na saúde física do seu time com o benefício de atividade física! Dessa forma, você vai garantir mais produtividade, melhorar a visibilidade do seu negócio e melhorar a atração e retenção de talentos. 

Assine a nossa Newsletter

Banner do evento online 'Vozes que transformam' realizado pela Sólides