Artigos

Benefícios Empresariais: Quais São os Principais?

benefícios empresariais

Quando um profissional está em busca de um emprego, além de avaliar o salário, é comum ele analisar também quais são os benefícios empresariais oferecidos, afinal, eles são um complemento bastante relevante para a maioria das pessoas.

Por isso, no artigo de hoje, nós explicaremos para você qual é a importância dos benefícios empresariais e quais são os principais benefícios oferecidos pelas organizações atualmente.

Nova call to action

A importância dos benefícios empresariais

Os benefícios empresariais, além de poderem ser um grande diferencial para as empresas, são importantes tanto para os colaboradores quanto para as organizações que oferecem tais vantagens.

Isso porque, uma empresa que oferece bons benefícios empresariais:

  • Atrai e retém mais talentos;
  • Gera um aumento na satisfação e na produtividade dos colaboradores;
  • Diminui o turnover (rotatividade de pessoal);
  • Reduz o absenteísmo (faltas e atrasos);
  • Gera um aumento no engajamento dos colaboradores;
  • Demonstra valorizar a equipe;
  • Melhora o clima organizacional;
  • E cria uma imagem mais positiva no mercado.

Principais benefícios empresariais

A seguir, apresentaremos para você quais são os principais benefícios empresariais oferecidos hoje pelas organizações, porém, antes, é importante saber que, de acordo com a legislação vigente, os seis benefícios abaixo são obrigatórios para quem é CLT:

  • Adicional noturno (para quem trabalha entre 22h e 5h);
  • Décimo terceiro salário;
  • Férias remuneradas;
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
  • Refeitório (se a empresa tiver mais de 300 colaboradores);
  • E vale-transporte.

Agora que você já sabe quais são os benefícios obrigatórios por lei, veja quais são os outros mais comuns encontrados nas empresas.

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um benefício empresarial dado aos colaboradores mensalmente para que possam comprar produtos alimentícios, por exemplo, em supermercados, açougues, padarias e mercearias.

Este benefício ajuda e muito os trabalhadores e suas famílias, pois não é preciso gastar uma parte considerável do salário para ir ao mercado e estabelecimentos do gênero. Ou seja, ele gera um aumento no poder de compra.

Vale-refeição

O vale-refeição é um benefício empresarial bastante útil para colaboradores que preferem almoçar em restaurantes, padarias, lanchonetes, cantinas e estabelecimentos similares.

Isso porque, devido à rotina corrida e aos diversos compromissos, muitas pessoas não querem ficar preparando refeições em casa e levar marmitas para o trabalho.

Então, essa “comodidade” que o vale-refeição oferece costuma agradar bastante os trabalhadores.

Assistência odontológica

A assistência odontológica é mais um benefício empresarial que costuma ser oferecido pelas empresas.

Assim, os colaboradores podem cuidar da saúde bucal, fazer exames e tratamentos necessários, e não precisam gastar altas quantias com atendimento particular.

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Outro benefício empresarial bastante presente em empresas de todos os portes é a Participação nos Lucros e Resultados, ou, simplesmente, PLR.

Com este benefício, o colaborador recebe uma remuneração extra pelos resultados obtidos durante o ano fiscal, de modo a motivá-lo e gerar um incentivo para que continue se dedicando para o sucesso da organização.

Licença maternidade e paternidade

A licença maternidade e paternidade é mais um benefício que costuma ser oferecido por empresas. 

Assim, quando colaboradores tiverem filhos, eles poderão ficar um período com o recém-nascido.

De acordo com as normas da CLT, mulheres têm 120 dias de licença maternidade, enquanto homens têm cinco dias.

Entretanto, não é incomum encontrar empresas que estendam este período para que os pais possam curtir e aproveitar mais com filhos recém-chegados.

Vale-cultura

Outro tipo de vale que tem se tornado cada vez mais comum em organizações é o vale-cultura.

Com ele, os colaboradores podem comprar ingressos para o teatro e cinema, podem comprar livros e revistas, podem pagar por serviços de streaming, etc.

Auxílio home-office

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), muitos profissionais passaram a trabalhar de suas casas, isto é, de maneira remota e, com isso, surgiu a necessidade de um novo tipo de auxílio, o auxílio home-office.

Basicamente, este auxílio gera uma ajuda aos trabalhadores com equipamentos (computador, cadeira, mesa, etc.) e gastos com internet e energia.

Day-off

O Day-off é um benefício empresarial no qual o trabalhador pode ter um dia de folga em seu aniversário ou, ao bater uma meta, por exemplo.

Ele tem sido cada vez mais utilizado por empresas, visto que é um benefício de baixo custo para as organizações e que ainda ajuda a motivar e engajar os colaboradores.

capital humano

Plano de saúde

Por fim, mas não menos importante, temos o plano de saúde, um benefício muito desejado por profissionais que estão em busca de emprego.

Isso porque, a assistência médico-hospitalar oferecida pelos planos de saúde gera uma maior segurança e tranquilidade para os colaboradores e seus familiares.

Ninguém quer ficar doente, se machucar ou ter algum problema grave de saúde, mas, caso uma dessas situações aconteça, o plano de saúde poderá dar todo o suporte necessário e, assim, o colaborador, a empresa e sua família ficarão mais tranquilos.

Ter acesso a serviços de saúde de qualidade, ainda mais em tempos de pandemia, é fundamental.