Artigos

Conheça 3 benefícios de uma equipe multidisciplinar

equipe multidisciplinar

Você já pensou em juntar profissionais de diferentes áreas de atuação para melhorar a eficiência de processos dentro da organização? Montar uma equipe multidisciplinar é uma boa forma de combinar várias expertises, vivências e habilidades para trazer mais diversidade, pontos de vista e alcançar um objetivo comum.

Quer entender melhor como essa estratégia funciona, quais os seus principais benefícios e como aplicá-la em sua empresa de forma realmente eficiente? Preparamos este artigo completo sobre o assunto para ajudar na implementação das equipes multidisciplinares. Confira!

Nova call to action

O que é uma equipe multidisciplinar?

Trata-se de times formados por diferentes tipos de profissionais com habilidades técnicas, formações, expertises e perfis comportamentais diversos, mas que atuam em um mesmo objetivo.

O propósito desse time tão diverso é compartilhar experiências e vivências pessoais e profissionais, ajudando os colaboradores com suas aptidões em diversas áreas. Dessa forma, é possível explorar a individualidade de cada um e potencializar a coletividade, melhorando resultados e garantindo uma visão mais abrangente.

O conceito de equipe multidisciplinar surgiu na área da saúde, quando profissionais de atuações diferentes se juntavam para cuidar de determinado paciente. A ideia era que cada um exercesse seu trabalho, porém em conjunto, trocando experiências para oferecer mais saúde e bem-estar ao paciente.

Esse conceito se estendeu, então, para a área empresarial e muitas empresas passaram a formar times com profissionais de diferentes setores, com o objetivo de ampliar conhecimentos e experiências, agregando mais valor aos processos internos.

Qual a importância de uma equipe multidisciplinar?

Investir em uma equipe multidisciplinar é uma forma de impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores por meio da troca de experiências e diferentes pontos de vista. Além disso, adotar o modelo ajuda a dar mais homogeneidade às tomadas de decisão e na comunicação da companhia, já que diferentes profissionais participam e impactam em um objetivo comum.

Desse modo, podemos dizer que a inclusão de equipes multidisciplinares gera vantagens como:

  • troca de experiências entre colaboradores;
  • diversidade cultural, étnica, social e ideológica;
  • maior compartilhamento de conhecimentos;
  • novas perspectivas na resolução de problemas;
  • estímulo ao pensamento crítico;
  • inovação e criatividade;
  • mais produtividade e eficiência nos processos.

3 benefícios de uma equipe multidisciplinar

Preparar uma equipe multidisciplinar para auxiliar na tomada de decisões é uma escolha bastante acertada para as empresas. Isso porque, esse time pode trazer diferentes benefícios para a companhia, como veremos a seguir.

1. Troca de experiências

Uma das principais vantagens desse tipo de união é a possibilidade de trazer novas visões e perspectivas para a companhia. Uma equipe heterogênea e diversa, com profissionais com capacitações e experiências distintas, agrega muito mais conhecimento e troca, possibilitando uma gestão mais inovadora e criativa.

Mas ao montar a equipe, é válido juntar profissionais de diferentes setores em direção a um mesmo objetivo. Dessa forma, cada um poderá agregar suas vivências sobre cada etapa de realização dos projetos.

2. Diversidade de serviços e habilidades técnicas

Outro benefício é a diversidade de serviços e habilidades técnicas presente no time, o que garantirá mais autonomia na execução das atividades e resolução de problemas. Uma equipe multidisciplinar gera mais capacidade de autogestão nos colaboradores, estimulando-os a tomarem decisões de forma independente com base em seus conhecimentos.

Além disso, essa diversidade também traz mais motivação e confiança aos colaboradores, uma vez que eles terão uma parte do poder de decisão em mãos e se sentirão muito mais valorizados e ouvidos como profissionais.

3. Melhorias de processos

As equipes multidisciplinares também possibilitam uma empresa mais inovadora, dinâmica e eficiente. Isso porque, ela terá profissionais com conhecimentos específicos, preparados para enfrentar os desafios e adversidades do cotidiano corporativo.

Dessa forma, ao juntar profissionais de marketing e finanças, por exemplo, é possível criar campanhas eficientes, evitando gargalos como a falta de budget ou o desperdício de recursos.

Em outro exemplo, um time que une profissionais de RH e do departamento jurídico consegue realizar ações de gestão de pessoas mais eficientes, sempre considerando as leis e os aspectos trabalhistas, evitando assim processos futuros.

Como montar uma equipe multidisciplinar?

Agora, você já conhece os benefícios de ter um time multidisciplinar, mas afinal, como montar e utilizar essas equipes na sua empresa? A seguir, listamos alguns passos para a implementação.

Tenha um planejamento

O primeiro passo para a montagem do time é definir quais características e conhecimentos ele precisa ter. Nesse momento, vale a pena entender o perfil comportamental dos colaboradores e quais habilidades e competências devem ser exploradas.

Ainda, durante o planejamento, é preciso definir as metas da equipe e as funções de cada profissional envolvido, alinhando os objetivos do time com os da empresa.

Defina os objetivos do time

Uma equipe multidisciplinar deve ser criada para determinado objetivo. Por isso, é importante que o RH analise, de forma objetiva, quais as necessidades e os resultados esperados para o time. Esse propósito servirá como um guia para os profissionais, proporcionando muito mais eficiência e autogestão à equipe.

Selecione as pessoas certas

Na hora de escolher os profissionais, é importante conhecer a fundo seus perfis e expertises, mesclando atributos que se complementam para uma melhor performance. Não faz sentido unir diferentes profissionais se todos têm um perfil semelhante. Dessa forma, perde-se a diversidade e as perspectivas tão importantes para o sucesso do time.

Defina papéis

Por fim, depois de escolher os profissionais, é preciso uma boa definição dos papéis de cada um em relação às tarefas que serão realizadas. Aqui, é válido dizer que, para que a estratégia alcance todo o seu potencial, é preciso que o escopo das atividades esteja de acordo com as habilidades e competências de cada indivíduo.

Concluindo, adotar uma equipe multidisciplinar é uma excelente estratégia para potencializar habilidades, combinar diferentes perfis comportamentais e possibilitar uma visão mais ampla dos processos. Desse modo, a organização consegue melhorar a eficiência e garantir mais produtividade e motivação.

Agora que você já conhece a importância das equipes multidisciplinares para melhorar as perspectivas da organização, baixe nosso infográfico gratuito e descubra 7 maneiras de aplicar a gestão comportamental para otimizar os processos.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments