Artigos

Por que os bootcamps são o caminho preferido para ingressar no mercado de tecnologia?

bootcamp

Bootcamp – Modelo de ensino mais intensivo tem facilitado transição de carreira e recolocação profissional

Um levantamento realizado pela consultoria McKinsey mostrou uma possível carência de 1 milhão de profissionais da área de TI no Brasil até 2030. O dado reforça o crescimento exponencial das oportunidades de emprego em tecnologia, com o boom da transformação digital das empresas nos últimos anos. Essa realidade, inclusive, tem motivado muitas pessoas a migrar para a área, como mostra outra pesquisa, agora da Revelo, realizada com mais de oito mil pessoas, em que 27,6% dos entrevistados tinham o objetivo de capacitar-se para mudar a área de atuação.

Nova call to action

Neste contexto, os bootcamps ganharam mais notoriedade entre boa parte dos brasileiros, já que são os cursos intensivos recomendados para quem procura uma formação rápida e eficaz na área da tecnologia. A modalidade de ensino pode ser realizada por qualquer pessoa interessada no assunto, e não há requisitos acadêmicos para obter acesso.

Eles são muito mais econômicos e permitem o ingresso no mercado de trabalho muito mais rápido. Em áreas como programação, design, análise ou segurança cibernética, ganhar experiência e habilidades práticas costuma ser mais valioso do que um estudo mais aprofundado.

“As pessoas estão procurando cursos para se especializarem rapidamente e seguirem um novo caminho profissional. Vale lembrar que há muitas diferenças entre um curso online e um bootcamp. Por exemplo, “programador” e “desenvolvedor” são funções distintas.

Você pode aprender uma linguagem de programação em um curso básico, mas não se tornará um desenvolvedor. É aí que está a vantagem de um bootcamp de programação: é um curso imersivo em que você pratica todos os dias, durante várias horas, tudo o que aprendeu até aquele momento”, destaca Alexandre Tibechrani, general manager da Ironhack, escola global de programação.

Gostou do artigo e quer implementar um bootcamp na sua empresa também? Agora, aproveite para baixar o nosso guia completo sobre treinamento e desenvolvimento na prática.

 

Banner Treinamento e Desenvolvimento

 

Sobre a Ironhack

A Ironhack é uma escola de tecnologia global de renome internacional, que oferece bootcamps e cursos imersivos em Desenvolvimento Web, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersegurança. Com campus em Madrid, Barcelona, Miami, Paris, Cidade do México, Berlim, Amsterdam, São Paulo e Lisboa, a Ironhack ajudou mais de 8.000 estudantes a escrever as suas histórias de vida através da tecnologia. Hoje em dia, a Ironhack auxilia também algumas das melhores empresas do mundo a contratar, treinar e reter talentos de alta tecnologia, incluindo marcas como a Microsoft, Visa, Capgemini, Siemens e Santander.

Veja também: 

 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH