logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Destaques > Capacitações profissionais: O que é, seus tipos e como fazer

Sumário

Capacitações profissionais: O que é, seus tipos e como fazer

Em um ambiente empresarial dinâmico, investir no desenvolvimento de habilidades é crucial. Se você busca aprimorar a performance de profissionais, entenda o que são as capacitações profissionais e como aplicar no seu negócio.

As capacitações profissionais são consideradas essenciais para um negócio que visa crescer, principalmente após o desenvolvimento do meio digital, onde capacitar seu time de colaboradores é o básico para se destacar.

Apesar do processo de venda ser extremamente importante para um negócio, ser capaz de executar determinadas atividades e desenvolver habilidades na mesma proporção que as demandas do mercado se transformam é fundamental.

Por isso, se você deseja entender o que são as capacitações profissionais e como você pode implementá-las no seu negócio, fique conosco até o final.

O que são as capacitações profissionais?

As capacitações profissionais, chamadas também de desenvolvimento profissional, são processos onde todo o grupo de colaboradores podem adquirir habilidades e conhecimentos que influenciam em suas atitudes. Desta forma, eles se tornam mais preparados para lidar com determinadas situações em suas respectivas funções.

Por não se tratar de algo que você faz hoje e nunca mais a utiliza, a capacitação profissional é vista como uma jornada na vida dos profissionais. Ela é uma ação contínua e é fundamental para que se possa atender determinadas demandas e mudanças que o mercado gera.

Porém, ela não pode ser aplicada de qualquer maneira, se faz necessário avaliar os pontos de melhoria de cada setor e então definir o melhor cenário para resolvê-lo.

Quais são os tipos de capacitação profissional?

Existem vários tipos de capacitação profissional, que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada colaborador e negócio. Entre elas, podemos citar:

1 – Otimização das competências: Este tipo de capacitação profissional ajuda os colaboradores a descobrirem novas competências que o mercado exige. É o caso da capacitação dos profissionais da saúde em período de pandemia, onde todos precisaram passar por um treinamento específico e não serem infectados.

2 – Onboarding e integração: É um tipo de capacitação que ajuda na integração de novos colaboradores, explicando detalhes sobre os processos da empresa e conhecendo seus futuros colegas.

3 – Capacitação profissional empresarial para líderes: Trata-se de uma capacitação que a equipe de RH desenvolve para garantir que novos colaboradores desenvolvam habilidades de liderança.

4 – Capacitação de soft skills: Assim como as habilidades técnicas, o soft skills é fundamental, principalmente quando falamos da capacitação profissional para jovens que aprendem a se comunicar, trabalhar em equipe e lidar com feedbacks.

5 – Treinando habilidades técnicas: Considerado um dos tipos de capacitação profissional em rotinas administrativas mais comuns, os treinamentos hard skills são os pilares para desenvolver profissionais, seja com certificados, MBA e outros tipos.

6 – Capacitações obrigatórias: Aqui não importa se você já têm profissionais habilitados em alguma área, todos precisam fazer esses treinamentos por serem obrigatórios como os processos de segurança ou contra incêndio.

7 – E-Learning: Trata-se de uma capacitação online, muito utilizado em 2021 com a atuação híbridos. Durante o periodo, era comum oferecer meios de ensino que os próprios colaboradores se sentissem interessados, como leituras, vídeos ou mesmo podcasts.  

8 – Blended learning: Capacitação utilizada por empresas que atuam no modo profissional e a distância e, por isso, realiza treinamentos dinâmicos.

9 – Gamificação: Trata-se de um modelo de treinamento e capacitação profissional visando um modo de aprender mais rápido, divertida e saudável.

O que é uma capacitação profissional e qualificação?

capacitação profissional e qualificação não são sinônimos

Apesar de muito se falar sobre capacitação profissional, ainda existe uma certa confusão com o termo e o conceito de qualificação. É comum ver muitas pessoas acabam utilizando-os como se fossem sinônimos.

Por isso, abaixo, deixamos um espaço para tirar as dúvidas frente a esses termos e outros que você pode estar em dúvida se trata-se ou não de capacitação profissional:

Capacitação x qualificação:

Como mencionei, a capacitação é uma proposta da empresa com o objetivo de melhorar o desenvolvimento dos seus colaboradores, com o objetivo de preparar o seu time para as demandas que o mercado traz.

Por outro lado, a qualificação é uma iniciativa que parte do próprio colaborador de aperfeiçoar as habilidades e melhorar o currículo para desempenhar uma função e crescer.

Qual a diferença entre treinamento e capacitação?

O treinamento tem como foco aperfeiçoar e melhorar habilidades do colaborador dentro de uma função.

Já a capacitação acontece quando a empresa prepara o funcionário para lidar com novas demandas no mercado e assumir novos desafios.

Por que é importante fazer capacitações profissionais?

– Promove o alinhamento da equipe:

Trabalhar em um ambiente com alto índice de falta de comunicação, decerto, não é muito agradável.

Dessa maneira, ao realizar capacitações constantes com o seu time, vai promover o alinhamento de informações e ter tarefas executadas com precisão, além de não impactar os demais setores da empresa.

Saiba mais:

Contribui para expandir conhecimentos:

É comum que quando o assunto é relacionado a capacitação, seja relacionado apenas para capacitar o colaborador no processo de integração.

Embora isso também seja importante, aplicar treinamentos constantes é o ideal, pois contribui com a expansão de conhecimentos dentro da organização.

Isso porque a empresa permite que os funcionários tenham um diálogo a fim de trocar informações e agregar conhecimentos que contribuem para melhorar o desempenho das atividades.

– Gera o aumento de produtividade:

Não restam dúvidas que garantir a produtividade em alta é de fundamental importância para o andamento da organização.

E, ao investir em capacitações constantes, como palestras, a empresa permite orientar e educar os funcionários.

Além disso, é possível colocar em prática boas ações na rotina da organização para contribuir para o desenvolvimento das atividades com melhor desempenho.

Saiba Mais! Aprenda a implementá-la atentando-se a esses pontos cruciais e promovendo resultados incríveis tanto individuais quanto para a empresa. Conheça nosso curso gratuito com certificado.

Mantém os funcionários motivados:

Por fim, mas não menos importante, realizar capacitações para o seu time contribui ainda mais para gerar motivação. Como já mencionamos, é um fator determinante para agregar no sucesso do seu negócio.

Então, se você é gestor, invista em capacitações frequentes a fim de fazer com que os funcionários se sintam valorizados e tenham a oportunidade de trocar conhecimentos.

Afinal, embora o conhecimento seja caracterizado por ser individual, ele pode ser compartilhado e expandir o aprendizado, obtendo funcionários engajados com os mesmos objetivos da organização.

Como fazer capacitações profissionais que deixem os colaboradores felizes?

Como fazer capacitações profissionais que deixam os colaboradores felizes?

Em muitas empresas, os funcionários tendem a temer capacitações profissionais obrigatórias porque ele não é projetado para ser agradável.

Felizmente, há muitas coisas que os gerentes e proprietários de empresas podem fazer para aumentar o apelo das sessões de capacitações para os membros da equipe.

Selecione um treinador que todo mundo gosta:

Não subestime a importância do treinador que você escolher. É fundamental aprender a escolher líderes de capacitações carismáticos e divertidos. Além disso, eles precisam conseguir transmitir a lição aos membros da equipe para que eles a entendam.

Em alguns casos, pode ser que a empresa não tenha um capacitador, neste caso, ao contratar um professor, avalie com mais detalhes as características.

Gere uma competição saudável:

Se você está procurando uma ótima maneira de tornar o treinamento divertido e interativo, você deve considerar a criação de uma competição.

Transforme a capacitação em uma competição e ofereça grandes incentivos ou recompensas aos funcionários que tiverem o melhor desempenho.

Algumas das vantagens desse tipo de ação são:

  • Motivar os profissionais a quererem aprender;
  • Melhorar a camaradagem;
  • Tornar o processo de treinamento emocionante.

Idealmente, você deve escolher vários prêmios em vez de apenas um grande prêmio, assim todos se sintam incluídos e haja muitas oportunidades para ganhar.

Pense nos membros da sua equipe e no que eles mais gostariam de ganhar para determinar os melhores incentivos.

Tire o que não vai agregar:

Uma das coisas mais importantes que você precisa fazer antes mesmo de começar a decidir o local da capacitação e quem irá geri-la, é identificar exatamente o que os seus colaboradores precisam saber.

Se você está transmitindo informações irrelevantes e que não serão úteis quando os colaboradores forem aplicar os ensinamentos, está perdendo tempo.

Portanto, faça o que puder para consolidar todas as informações que precisam ser apresentadas na maior medida possível.

Para descobrir o que seus colaboradores realmente precisam saber, você precisará considerar o que deseja que eles aprendam e o que eles sabem até o momento.

Se possível, consulte os líderes de cada setor e questione se eles acreditam ter algum tópico específico para aprender, de acordo com as operações diárias da sua empresa.

Conclusão

O que é capacitações profissionais?são processos onde todo o grupo de colaboradores podem adquirir habilidades e conhecimentos que influenciam em suas atitudes

Capacitações profissionais são fundamentais para o crescimento de negócios, especialmente na era digital, onde a preparação da equipe destaca-se como essencial.

Assim, através do aprendizado contínuo, que abrange desde o desenvolvimento de habilidades até a adaptação às demandas do mercado, são cruciais para enfrentar desafios e transformações.

Com diversos tipos de capacitação, cada modalidade atende a diferentes necessidades, permitindo que os colaboradores estejam mais preparados e alinhados com as exigências do mercado.

Portanto, a importância das capacitações reside na promoção do alinhamento da equipe, expansão de conhecimentos, aumento da produtividade e manutenção da motivação dos funcionários.

Investir em treinamentos constantes não apenas fortalece a empresa, mas também cria um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimentos e ao engajamento coletivo.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
CEO e Co-Founder da Sólides, empresa de tecnologia para gestão de pessoas, que integra o ranking das 100 startups mais promissoras do país em 2021 e tem um ecossistema completo de RH, com o intuito de ajudar as PMEs a automatizar processos e criar dados e inteligência para melhor gestão e tomada de decisão sobre pessoas.
Assine a nossa Newsletter