Artigos

Capacitação e desenvolvimento de pessoas

Escrito por Deyviane Teixeira, atendimento@pessoaseresultados.com.br, http://pessoaseresultados.com.br

O mundo está mudando rapidamente e como conseqüência dessas mudanças, novos paradigmas têm surgido no ambiente organizacional.

Os gestores têm identificado novas necessidades em relação aos perfis de seus colaboradores. Hoje é comum conhecermos empresas que têm investido pesado em capacitação e desenvolvimento dos seus funcionários desde o nível estratégico até o nível operacional.

Nova call to action

Esta prática tem se dado como conseqüência das mudanças ocorridas que geraram fenômenos que vieram para ficar como a utilização da tecnologia, da informação e das comunicações.

Neste novo contexto faz-se necessária a adequação e o desenvolvimento dos modelos de gestão, que agora devem atender à novas necessidades.

As instituições educacionais por sua vez, têm empreendido esforços para acompanhar e compreender a origem destas mudanças, além das conseqüências que, em função delas têm sido geradas para a gestão das organizações.

Diante desta nova realidade, a capacitação e desenvolvimento de pessoas tem sido fundamental no alcance dos objetivos organizacionais. As organizações tentam adequar suas estratégias aos modelos de gestão, aos métodos usados e às técnicas aplicadas em seus processos, focadas na efetividade e ganhos do negócio.

Para que as organizações possam entender as novas demandas de aprendizagem e desenvolvimento é necessário que elas revejam os modelos organizacionais e revejam as práticas gerenciais, ou seja, considerem os cenários em que estão inseridas.

O resultado positivo gerado pelo processo de capacitação e desenvolvimento das organizações depende do alinhamento dos objetivos dos colaboradores ao objetivo comum empresarial. Para que isso aconteça, a visão de futuro precisa ser bem compartilhada, pois a mesma deve ser um fator de motivacional para os gestores e suas equipes.

Alguns fatores afetam os processos de capacitação e desenvolvimento de pessoas e devem ser bem acompanhados:

Pessoas

As pessoas são importantíssimas para o sucesso das organizações contemporâneas. Partindo desse pressuposto, o estímulo ao crescimento das pessoas é uma responsabilidade dos dirigentes e gestores. Se as pessoas estiverem estimuladas a crescerem tendo seus objetivos alinhados ao da organização, a possibilidade de sucesso é muito grande.

Discrepância entre o que se diz e o que se realiza

Mais uma vez voltamos ao fator pessoas. Agir de acordo com a política empregada na organização é algo muito importante para o processo de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Atitudes que demonstram discrepância entre o que é ensinado e o que é praticado no ambiente organizacional, desmotivam os funcionários e de certa forma anulam o processo de capacitação e desenvolvimento que não está baseado apenas em conhecimento técnico, mas sim, em oferecer aos funcionários conhecimentos e habilidades para realizarem com maior produtividade seu trabalho e possibilidade de desenvolver novos hábitos e novas atitudes que agregam valor a eles de forma que, eles se sintam motivados ao adquirir novos conhecimentos, e se tornem pessoas melhores.

DAVEL E VERGARA, 2001 afirmam que: “Pessoas não fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.”

Diante de tudo que foi dito, é importante lembrar que investir em capacitação e desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional é investir no cliente interno e conseqüentemente em melhor atendimento ao cliente, maior produtividade, superação de metas comerciais, melhor qualidade de vida, e finalmente, melhores resultados financeiros.

4 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments