Artigos

Quais são as principais características de um bom líder?

Nos últimos anos, as empresas vêm se tornando cada vez mais humanizadas e preocupadas com o bem-estar dos colaboradores. Justamente por isso, é de extrema importância que a gestão de pessoas faça um bom trabalho. Mas, nesse caso, quais são, de fato, as características de um bom líder?

Pensando nisso, não podemos nos esquecer que a liderança exige inúmeras particularidades e que ser um líder é diferente de ser um chefe. Então, que tal aprender o que é um líder, qual sua importância, suas principais características e, por fim, como desenvolver a liderança? Continue a leitura e confira!

O que é um líder e qual sua importância para a empresa?

Basicamente, um líder é uma pessoa capaz de liderar e inspirar as outras ao seu redor. Dentro da empresa, é ele quem vai motivar o restante da equipe a alcançar os resultados almejados.

Nova call to action

Em uma organização, o líder é o responsável por conduzir os colaboradores em prol de um objetivo em comum. Mais do que apenas supervisionar, ele acompanha e ajuda em todo o processo de trabalho.

Entretanto, engana-se quem pensa que os bons líderes simplesmente nascem assim. É preciso desenvolver um conjunto de características e habilidades para, de fato, assumir um papel de liderança.

Um ponto importante que precisamos destacar é que não é preciso ter um cargo alto para agir como líder. Ainda, que para liderar com eficácia, não é necessário comandar a empresa, você pode fazê-lo ocupando qualquer função.

A diferença entre ser chefe e ser líder

Muitas vezes, um chefe é visto como uma figura que representa superioridade. Não é raro que os colaboradores tenham medo dele ou, até mesmo, sintam-se oprimidos no dia a dia dentro da organização.

Um líder, por outro lado, porta-se como humano. Ele não é o todo-poderoso e nem o único tomador de decisões, e sim a pessoa que motiva o time para garantir que a produtividade do trabalho esteja sempre alta.

Um chefe acredita que tem autoridade porque ocupa um determinado cargo. Já o líder conquista o respeito dos colaboradores diariamente, a partir dos exemplos que dá dentro da empresa.

Além disso, ao invés de transmitir rigidez, o bom líder está constantemente buscando desenvolvimento para se qualificar ainda mais, ao mesmo tempo que busca ter uma boa relação com toda a equipe e reconhecer os pontos positivos e negativos.

Assim, ele passa uma imagem inspiradora, de maneira que os colaboradores conseguem se identificar e ficam motivados para seguir suas ações e orientações. Por fim, quando precisa tomar uma decisão, o líder envolve a todos e não faz a escolha final sozinho. Isso porque, ele sabe que cada um tem a capacidade de contribuir de alguma forma.

As principais características de um bom líder

Como explicamos, as características de um bom líder são desenvolvidas com o tempo. Conheça, a seguir, as principais. 

Boas habilidades de comunicação

Um bom líder precisa, sem dúvidas, saber se comunicar com clareza e objetividade. Isso porque, não é possível motivar e instruir outras pessoas sem que haja comunicação entre ambas as partes. Dessa forma, é importante escutar o que a equipe tem a dizer e falar sempre que necessário.

Sabe tomar decisões

Outra característica imprescindível de bons líderes é a capacidade de tomar decisões acertadas, com embasamento. Para tal, é importante ouvir a opinião de todos os envolvidos e assumir os riscos da decisão final. Caso algo não dê certo, é o líder quem vai se responsabilizar. Além disso, é importante ter alguém que encerre os debates.

Consegue dar e receber feedbacks

Os colaboradores esperam que o líder seja capaz de dar feedbacks que os auxiliem a melhorar e realizar um trabalho melhor. Sendo assim, o bom líder é aquele que não só consegue orientar bem a equipe, como também sabe escutá-los e ouvir seus feedbacks para, então, otimizar os processos da forma mais eficiente possível.

Integridade

Ser um líder íntegro é reconhecer seus próprios erros, fornecer feedbacks sinceros, creditar os colaboradores por seus feitos e prezar sempre para o que é melhor, tanto para a equipe quanto para a empresa. Caso os profissionais não o vejam como uma pessoa que tem integridade, eles não terão confiança e dificilmente o seguirão.

É um bom gestor

Muitas vezes, a empresa oferece uma posição de liderança a um colaborador que é excelente em seu trabalho. Entretanto, ser muito bom não significa que você tem as capacidades de gestão. Por isso, um líder deve desenvolver sua competência gerencial para realmente motivar e inspirar a equipe.

É um exemplo para o time

O líder precisa ser um exemplo para os colaboradores da empresa. Um gestor que não cumpre horários, desmarca compromissos com frequência e não atinge seus prazos tende a ser mal visto por toda a equipe e, consequentemente, desmotiva os colaboradores a realizar um bom trabalho.

Assume responsabilidades

O bom líder assume as responsabilidades pelo que faz e, também, por seus liderados. Isso diz respeito não só à sua posição na empresa, como à sua vida pessoal. É apenas assim que ele transmite confiança para os colaboradores.

Como melhorar minha capacidade de liderança?

Para melhorar sua capacidade de liderança, é preciso trabalhar para desenvolver as características de um bom líder que foram mencionadas acima. Isso não será fácil e exigirá muito preparo, mas também não é impossível.

Sendo assim, invista em cursos, livros e materiais que possam ajudar você a melhorar seus pontos fracos. Entenda que é preciso estar sempre se atualizando em relação ao mercado e procurando aprender mais. Uma boa opção é o curso de Liderança Comportamental da Sólides, que ensina a ser um Líder Coach e já conta com mais de 2500 alunos certificados.

Se você quer alcançar uma posição de destaque na empresa, demonstre proatividade e interesse desde agora, entregando resultados além do que esperam de você. E, claro, não deixe de desenvolver sua vida pessoal, pois problemas particulares podem afetar seu desempenho.

Agora que você já aprendeu o que é, sua importância, além de quais as principais características de um bom líder e como melhorar suas capacidades, confira também os tipos de liderança existentes hoje!

4 1 vote
Article Rating

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma plataforma de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments