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Características Do Líder Do Terceiro Milênio

Em certa ocasião, nos pediram
para selecionar profissionais com as características de um Líder do Terceiro
Milênio. O cliente era uma empresa arrojada e que entendia a potencialização
dos Recursos Humanos como a melhor estratégia para alcançar os resultados
pretendidos. Aliado a isso, havia uma total preocupação com a qualidade
oferecida ao mercado e com o grau de comprometimento de cada um com os objetivos
da empresa.

Frente a esse pedido, reunimos
alguns membros de nossa equipe e alguns membros da equipe do cliente para
definirmos quais seriam essas características. Conversa daqui, conversa dali,
leitura disso, leitura daquilo, interpretações de dinâmicas, enfim, após um
agradável trabalho grupal, concentramos a nossa busca em profissionais que
possuíssem algumas das características abaixo listadas, possibilitando assim,
a conclusão do trabalho com muito sucesso!

Certos de que muitos de vocês
enfrentam o mesmo tipo de desafio, gostaríamos de compartilhar essa “lista
de características” na esperança de que possa vir a ser útil em alguma
trabalho de seleção.

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
DO TERCEIRO MILÊNIO:

Responsabilidade:
assumir integralmente suas ações e responder por elas frente ao seu juízo e
ao da sociedade.

Caminho para a
individuação
: “aceitação e expressão
do núcleo interno ou EU, isto é, realização das capacidades latentes,
potencialidade, pleno funcionamento, acessibilidade da essência humana e
pessoal e presença mínima de má saúde e de diminuição das capacidades
humanas” (A. Maslow).

Flexibilidade:
não ter receitas mágicas / não querer enquadrar o outro num esquema rígido e
por isso, doentio.

Humildade:
saber-se falho, finito / buscar a impecabilidade interior e não a concordância
nos olhos dos outros.

Atualização:
manter-se informado em tudo aquilo que leve a uma compreensão maior do homem
como ecossistema.

Intuição:
buscar desenvolvê-la, mas saber que ao interpretá-la podem ocorrer falhas e
graves erros.
Senso ético e pleno respeito à individualidade do outro
: não invadir o
outro.

Criatividade.

Capacidade de Doação.

Transcendência:
não só no sentido de ultrapassar o presente no futuro próximo, mas
perceber-se vinculado ao Cosmos/Deus.

Espiritualidade frente
à Vida
: buscar ver o Sagrado no homem.

Atenção integral a cada
membro do time.

Senso estético.

Crença em si mesmo e no
outro como possíveis de auto-realização.

Empatia e tolerância.

Reflexão.

Clarificação periódica de
seus valores e significados.

Autenticidade:
coerência entre o pensar, sentir, falar e agir.

Uso de técnicas
adequadas ao cliente
: de acordo com o momento.

Percepção de
possibilidades de crescimento no sofrer e ate mesmo na neurose.

Visão do outro como
TU
: não reduzir o outro a um aspecto ou a
“Isso”.

Coragem e autocontrole.

Perspicácia para separar o
essencial do acidental.

Compaixão:
aceitação da condição humana, com suas misérias e grandezas.

Visão do liderado como um
presente que a Vida nos oferece.

Paciência:
reconhecer que o tempo interior do outro é diferente do meu e buscar a harmonia
do andar juntos.

 

* Paulo César T.
Ribeiro
é psicólogo,
consultor de empresas, “coach” e “headhunter”, conceituado
entre os melhores apresentadores por sua reconhecida experiência em
treinamentos voltados ao comportamento gerencial e ao desenvolvimento de líderes,
equipes e outros diversos temas. Diretor da CONSENSOrh.

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