Artigos

Carnaval e emprego

Sem dúvida o carnaval é a maior festa popular no mundo. A história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito, como as festas de culto a deuses. Eram principalmente eventos relacionados a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam, como nos dias atuais.
O Brasil tem o privilégio de promover uma das maiores festa de carnaval do mundo e, quando se fala em carnaval, logo vem à cabeça festa, alegria, viagens e assim por diante. Para muitas pessoas este evento serve de oportunidade para extravasar, mudar de comportamento e, fazer coisas que não se faz em outras épocas do ano. O carnaval é uma espécie de fuga da realidade, uma espécie de autorização ou convite para o excesso e ao não permitido em outras épocas.
Com este modo de extravasar os desejos, os quais são encarados com certa naturalidade pela sociedade nesta época do ano, pois muitos querem viver momentos de alegria e prazer, justificando uma liberdade provisória.
Por ser uma festa popular, esta tradição induz muitas pessoas a acreditar que é feriado e que, portanto, não precisam exercer suas atividades laborais. Pela lei trabalhista, a segunda e a terça não são feriados nacionais. Mas, a folga prolongada é fruto da tradição.
Sabendo disto as empresas procuram organizar seus horários, processos e contatos. Mas, em muitos casos empresas não param durante 4 dias, então segue algumas dicas para não abusar da empresa, pensando no ‘que fazer’ e no que ‘não fazer’.
1.Se a empresa não fizer o famoso feriadão, verifique se há possibilidade de você pedir compensação de horas sem prejuízos.
2.Antes de pedir a folga, pense se realmente precisa dela.
3.Não falte, sem avisar.
4.Deixe suas atividades em dia, quando voltar terá mais trabalho ainda
5.Se for viajar, comente para onde vai e quando volta
6.Deixe o número do seu celular e não desligue, pois alguém pode precisar de você
7.Evite apresentar atestado médico, pois nesta época é comum “atestado frio”, cuidado!
8.Se ficar trabalhando, aproveite para melhorar sua concentração e aumentar sua produtividade, pois estará mais tranqüilo.
9.É um dia normal de trabalho, não serve para descansar na empresa.
10.Volte no dia e horário combinado

Com estas dicas, aproveite bem o feriado de carnaval.

Jocely Burda – psicóloga e professora universatária

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of