Artigos

Charpe

Está cada vez mais comprovado, pelas grandes organizações de sucesso, que para maximizar os resultados, seja em números ou na excelência do atendimento, é necessário uma boa Gestão de Conhecimento dentro da organização. Mas por onde começar e como manter esse fluxo?
Primeiro é pertinente e vital para a organização que seus líderes não se preocupem em passar seus conhecimentos. Portanto o conhecimento que antes era Explícito ( documentado em papéis e computadores), deverá ser transformado em Conhecimento Tácito. Aquele que permanece dentro de cada indivíduo ou colaborador.
Caberá ao líder, Educador e Treinador, explicar, demonstrar, delegar a tarefa e acompanhar, sempre utilizando de Feedbacks positivos e construtivos para se obter resultados de qualidade.
Lembrem-se: O conhecimento técnico é importante, sim, mas não havendo empatia, em todos os momentos, não haverá retenção de bons talentos ou clientes. Partes essas que podem ser consideradas o ponto chave do motor que move a organização.
Estando o conhecimento sendo repassado sem obstáculos, é chegada a hora de colocá-lo em prática. Praticar repetidamente. Imaginem se na teoria, você se torna um mestre em alguma arte. Pode ministrar aulas e palestras com propriedade. Mas ao tentar realizar essa arte, manualmente, você ficasse “perdido”, pois nunca havia colocado em prática. Bem, na organização não é diferente.
Sempre que se adquirir um novo conhecimento, coloque-o em prática para se desenvolver uma nova habilidade. Faça-o repetidamente, sem receio ou pressa. Habitue-se.
Não devemos nos esquecer que estamos lidando com pessoas como nós, sendo assim, procure tornar a tarefa mais relaxante e não robótica.
Eder Duarte Lima,
UNA: Gestão de RH & MBA em Coaching http://ederduartelima.jimdo.com/

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of