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ChatGPT para RH: saiba o que é e a importância para a sua empresa

Você já pensou em utilizar o ChatGPT para RH? Nos últimos meses, muita polêmica tem surgido a respeito dessa inteligência artificial. Com a tecnologia cada dia mais acessível, as pessoas querem entender como o mercado vai se transformar e qual a aplicabilidade da ferramenta no dia a dia.  

Para explicar um pouco mais sobre as possibilidades dessa IA na gestão de pessoas, o RH Portal preparou este post super completo com alguns exemplos de usabilidade na prática. Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então, pegue um café e vamos à leitura. 

O que é Inteligência Artificial no RH?

A inteligência artificial ou IA é um campo da Ciência da Computação que cria sistemas e programas capazes de executar, de forma automatizada, tarefas que normalmente exigiriam o raciocínio humano. Essas atividades incluem tomada de decisões, aprendizado, reconhecimento de fala, imagens e linguagem, entre outros pontos. 

Para tanto, a IA utiliza algoritmos de aprendizado que vão sendo lapidados de acordo com dados e experiências armazenadas. Dessa forma, a tendência é que a inteligência vá se aprimorando ao longo do tempo, sem precisar de um comando ou programação para isso. 

Com a transformação digital, esse tipo de solução vem sendo implementado em diversas tarefas do RH, ajudando a automatizar e melhorar processos de recrutamento e seleção, onboarding, gestão de equipes e treinamento de funcionários. Isso inclui, por exemplo, a triagem de currículos, a geração de e-mails e comunicados personalizados, além de fornecimento de feedback e avaliações de desempenho. 

Por fim, com o uso de ferramentas com inteligência artificial, o RH consegue otimizar processos e torná-los precisos, garantindo tempo para que a equipe foque em atividades mais estratégicas e que agreguem valor à organização. 

ChatGPT para RH

O que é o ChatGPT e como ele pode ajudar o RH?

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial para automação de conversas criada pela OpenAI. A IA foi treinada a partir de milhares de exemplos de texto e é capaz de gerar respostas coerentes e naturais a diferentes perguntas e comandos. 

Assim, a ferramenta consegue entender e responder inúmeras perguntas e tarefas, fornecendo textos, traduções e resumos para diferentes assuntos. 

Agora, você deve imaginar que uma ferramenta como essa pode ser utilizada nos mais diferentes contextos, e é isso mesmo. Nesse cenário, claramente, o ChatGPT também pode ser útil para tarefas do RH. 

Com ele, é possível automatizar tarefas como:

  • responder perguntas sobre o processo seletivo;
  • gerar respostas sobre benefícios flexíveis e políticas de empresa;
  • criar respostas para e-mails;
  • elaborar documentos e contratos;
  • criar perguntas para pesquisas de satisfação e avaliações de desempenho;
  • criar relatórios automatizados. 

Embora essa tecnologia possa otimizar diversas tarefas e processos do setor, é válido destacar aqui que a IA não veio para substituir o analista de RH ou qualquer outro profissional. 

Apesar de automatizar a criação de textos e relatórios, ainda será necessário que um profissional qualificado revise e aprove o conteúdo criado, garantindo que ele seja, de fato, preciso e adequado. 

Passo a passo para começar a usar o ChatGPT para RH

Você pode acessar o ChatGPT pelo site da empresa OpenAI no seu computador. A plataforma é acessível pelo navegador, mas é importante ressaltar que, devido ao alto volume de usuários, às vezes, o acesso pode ser impedido pela plataforma. 

Ao entrar no site, o usuário precisa realizar um login, que pode ser feito automaticamente com uma conta Google ou Microsoft. Depois de logar, você vai acessar a tela principal, onde poderá conferir exemplos de utilização do Chat, um campo para inserir texto na parte inferior da tela, suas últimas conversas com a ferramenta e outras opções básicas no menu lateral.  

É no campo inferior que você poderá inserir suas perguntas ou tópicos e começar a conversar com a inteligência artificial. A interface é bastante intuitiva, é só fazer a pergunta ou o comando desejado e o robô trará uma explicação simplificada com base em seu banco de dados e no que está disponível na internet sobre o assunto. 

Caso sua solicitação seja muito específica e o bot não tenha informações suficientes para fornecer uma resposta, o ChatGPT pedirá que você forneça mais detalhes para conseguir chegar a uma solução. 

5 exemplos práticos de como o RH pode usar o ChatGPT

O ChatGPT pode aliviar e otimizar diversas tarefas repetitivas e demoradas do RH, além de ajudar o profissional a criar textos e perguntas criativas que, muitas vezes, nem seriam consideradas. Na prática, a ferramenta pode ter um papel importante em alguns exemplos que listamos a seguir.  

1. Criar um banco de dados com perguntas para entrevistas divididas por função ou por tipo de entrevista

Para auxiliar nos processos seletivos, é possível utilizar a ferramenta para criar perguntas que possam ser usadas nas entrevistas pelo analista de recrutamento e seleção. Você pode dividir essas perguntas com base no cargo ou no tipo de entrevista, focando, por exemplo, em habilidades técnicas ou comportamentais

Para isso, basta digitar no ChatGPT uma pergunta como “Crie uma lista com 10 perguntas para uma entrevista de emprego com um Business Partner“. Você pode obter respostas ainda mais específicas se filtrar melhor a busca, pedindo, por exemplo, 10 perguntas comportamentais ou perguntas específicas para um profissional de nível sênior. 

chatgpt perguntas

2. Divulgar vagas no LinkedIn

O bot também pode auxiliar o RH a criar anúncios de vagas e até mesmo sugerir palavras-chave e frases relevantes para que a oportunidade alcance o perfil de candidato desejado. 

Para isso, basta que você crie uma lista com os requisitos da vaga. Ainda, é possível sugerir o tom de voz que deverá ser usado ou pedir que a ferramenta utilize frases de impacto. 

Assim, a IA vai criar um resumo do anúncio de forma mais genérica, incluindo hashtags úteis para o LinkedIn. A partir disso, você poderá incrementar o texto citando, por exemplo, a cultura organizacional e outros detalhes exclusivos.  

3. Enviar feedback para os candidatos

Os feedbacks para candidatos que não passaram no processo de admissão são muito importantes para que eles se sintam respeitados e valorizados. Mas nem sempre é fácil para o recrutador responder a todos. 

Nesse caso, a IA pode ajudar o profissional de RH a criar mensagens pessoais e personalizadas. A única coisa que você precisa fazer é fornecer as informações básicas do processo, pedindo, por exemplo, que a ferramenta elogie o candidato e incentive seu progresso. 

chatgpt email

4. Criar descrição de cargos

O ChatGPT para RH não é útil apenas para divulgar vagas, ele também pode ser utilizado na criação das descrições de cargos, sugerindo palavras-chave e frases relevantes para cada posição, além de descrever responsabilidades e requisitos de forma atrativa e persuasiva.  

No entanto, para fornecer respostas completas, a ferramenta precisa de algumas informações básicas, como:

  • Nome do Cargo: qual a posição está em aberto;
  • Responsabilidades e atividades: quais tarefas e responsabilidades o profissional vai desempenhar. Quais habilidades e conhecimentos ele precisa ter;
  • Requisitos de educação e experiência: quais as qualificações acadêmicas e profissionais desejados para o cargo e qual o nível de experiência desejado;
  • Benefícios: quais benefícios serão oferecidos pela empresa, como licença-maternidade, licença-paternidade, trabalho flexível, bonificações, entre outros;
  • Informações gerais sobre a empresa: quem é a empresa, o que ela faz, qual a sua cultura. 

Quanto mais informações você puder oferecer, mais personalizada será a resposta oferecida pela IA. Contudo, se você não tiver tantos dados, pode apenas fornecer o título do cargo e pedir que o bot crie uma descrição. A partir daí, verifique se as informações trazidas fazem sentido com a sua vaga e faça as adaptações necessárias. 

chatgpt descrição vaga

5. Escrever respostas automatizadas para perguntas comuns dos funcionários

Utilizando programas que usam o modelo de linguagem do ChatGPT, é possível criar automatizações que respondam a perguntas comuns dos colaboradores. Assim, consegue-se programar a ferramenta para responder perguntas em diferentes formatos de linguagem. 

Entre as questões que podem ser respondidas pela ferramenta com base em informações do sistema, podemos citar:

  • Qual é o horário de trabalho?
  • Como solicitar férias?
  • Como funciona o trabalho remoto?
  • Como entregar atestados médicos?
  • Quais os descontos da folha de pagamento? 
chatgpt atestados

Como fazer isso na prática?

Para criar esse tipo de automação, o RH precisará da ajuda de programadores. Então, eles precisarão usar uma linguagem de programação para escrever o código que vai falar com o ChatGPT e fazer as perguntas. 

Uma vez que o programa tenha sido criado e testado, ele pode ser integrado ao sistema de atendimento da empresa ou à intranet, para que os funcionários possam tirar suas dúvidas. 

10 frases prontas que o RH pode digitar no ChatGPT

Além dos exemplos que citamos, o profissional de RH também pode utilizar a IA para levantar insights e buscar soluções que tornem a gestão mais completa e eficiente. Algumas frases que podem ser utilizadas para isso são:

  1. Quais benefícios são mais valorizados pelos colaboradores?
  2. Como posso ajudar um funcionário com problemas de saúde mental?
  3. Como exercer uma liderança humanizada? 
  4. Como posso triar currículos para a vaga de programador?
  5. Como reduzir o turnover dentro da minha organização?
  6. Quais indicadores de RH acompanhar para diagnosticar a baixa motivação dos funcionários?
  7. Como minimizar a sobrecarga dos colaboradores? 
  8. Como posso melhorar a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho?
  9. Como falar com os líderes sobre situações de assédio?
  10. Como preparar uma entrevista para um candidato com deficiência motora?

Leia também:

IA no RH: por que você deveria considerar o ChatGPT?

Com o ChatGPT para RH, os profissionais conseguirão projetar, implementar e ajustar processos de forma muito mais rápida e eficiente. Logo, é válido considerar a ferramenta, principalmente para tarefas rotineiras, como respostas a perguntas frequentes e questões para entrevistas de emprego. 

Ademais, com o uso da inteligência artificial, é possível melhorar a comunicação com funcionários e candidatos, garantindo uma linguagem mais adequada e minimizando o tempo gasto pelo RH com a criação de textos e comunicação interna. 

Contudo, é importante lembrar que a ferramenta requer treinamento e monitoramento constantes para garantir respostas precisas. Por isso, mesmo que você opte por essa automação, ainda será fundamental contar com um time bem treinado e capacitado. 

Gostou de conhecer essa ferramenta e quer aprender ainda mais sobre ela? Nossa colunista Dani Santos escreveu um artigo interessante sobre o uso do ChatGPT por tech recruiters.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
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