Artigos

Ciclo de vida de uma empresa

ciclo de vida de uma empresa

As empresas podem ser consideradas organismos vivos porque nascem, crescem e podem morrer. Elas possuem um ciclo de vida exatamente como nós seres humanos. Esse ciclo é caracterizado por fases que são: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
Quando a empresa está sendo constituída com seu registro na Junta Comercial e registro de seu CNPJ- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica- inicia-se a fase de Introdução.

Essa fase ocorre quando o negócio é lançado. Os clientes ainda não conhecem seus produtos e serviços e deve haver um investimento em divulgação na inauguração. São os primeiros meses de funcionamento. As fases do ciclo de vida de uma empresa são:

Nova call to action

1) Introdução: organizar as instalações da empresa, contratar e treinar os colaboradores, comprar estoque, fazer planejamento estratégico e divulgar a inauguração.

2) Crescimento: as operações da empresa começam a dar resultado financeiro positivo. Esta fase pode levar de dois a quatro anos. É quando ela está sendo conhecida pelo mercado e os consumidores passam a serem clientes. Não é a líder de mercado e a concorrência é acirrada.

3) Maturidade: a empresa se sustenta sozinha. Já tem uma clientela fiel e detém uma boa fatia do mercado. Quando se compara com a concorrência tem a certeza de que é a líder do mercado e supera a concorrência facilmente. Essa fase pode durar longas décadas.

4) Declínio: em algum momento todas as empresas entram na fase de declínio, pois seus produtos e serviços serão ultrapassados pela concorrência, pois uma inovação será lançada antes da sua, pois uma empresa maior está entrando no mercado, pois faltou capital de giro ou houve uma administração incompetente. Se a empresa não reagir pode morrer, ou seja, falir.

Segundo Ichak Adizes autor do livro, lançado em 1988, “Os ciclos de Vida das Organizações” a chave para administrar bem uma empresa em todas as fases é se concentrar naqueles problemas que são mais pertinentes ao estágio atual da organização no ciclo de vida. Como exemplo, podemos citar a empresa Nestlé que no Brasil inaugurou sua primeira fábrica em 1921 em Araras SP. Certamente nestes 92 anos de operações no Brasil a Nestlé passou por altos e baixos. Sempre soube superar as dificuldades e sair da fase de declínio. Ela conseguiu passar ao estágio seguinte e sair ainda mais fortalecida pelo aprendizado da superação dos problemas.

Ainda conforme o relato de Ichak Adizes crescer significa a capacidade de lidar com problemas maiores e mais complexos. Portanto podemos concluir que quando a empresa supera os obstáculos ela inicia um novo ciclo de vida e poderá colher bons frutos e aumentar sua rentabilidade.

Adm. Aline Lentz, Bacharel em Administração CRA 11.774 SC, Pós-Graduada MBA-Gerência Financeira, Educadora de Educação Profissional.

4.2 5 votes
Article Rating

Por:

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
denize moura
denize moura
3 anos atrás

Boa noite, sou estudante de administração e gostei muito deste artigo, gostaria muito de pode-lo citar no meu trabalho portanto não ha nome do autor. que o escreveu

Vanessa Cunha
Admin
Vanessa Cunha(@vanessa-cunha)
3 meses atrás
Reply to  denize moura

Que demais, Denize! Aproveite nossos conteúdos e conte com a gente sempre, viu? 💜