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Cinco Dicas Para Iniciar O Ano Com Energias Renovadas

O Ano Novo se inicia e as dúvidas começam aparecer: como será esta nova fase e o que farei de diferente? De acordo com a gerente de Recursos Humanos do Grupo Equipamed, Solange Pechibella, este é o momento ideal para fazer um balanço da carreira e começar 2016 com as energias renovadas. Confira cinco atitudes destacadas pela especialista que podem contribuir para a conquista de bons resultados profissionais em 2016:

1) Refletir
O ideal, segundo Solange, é separar alguns minutos do dia para refletir sobre sua atuação, seu papel dentro da empresa e a maneira como você se posicionou profissionalmente no ano que passou. “Reserve tempo para rever suas atitudes, conquistas e fracassos em 2015. Essa análise é crucial para que você possa constatar se as suas ações estão alinhadas com os seus objetivos e os da sua empresa. Dessa forma, você poderá redirecionar os esforços para o que realmente almeja em 2016”, comenta a gestora de Recursos Humanos.

2) Aprender com os erros
A especialista observa que é comum cometermos erros durante o percurso profissional. “Erros tornam os indivíduos mais experientes e atentos com relação às novas situações. Isso faz com que essa experiência se converta em aprendizado. Portanto, não se bloqueie diante de uma falha, mantenha o foco e siga em frente”, diz Solange.

3) Acreditar em si mesmo
Para a gestora, é importante sermos sinceros com nós mesmos e responder a alguns questionamentos que podem nos ajudar a melhorar o que está bom e identificar o que não está legal. São perguntas como: o que eu fiz bem no ano que passou? O que não foi legal? Onde posso melhorar? “Antes de tudo, acredite em si mesmo. Só é possível desenvolver um bom trabalho e atingir metas se tiver compreensão e clareza sobre a sua capacidade de realização e até onde pode chegar”, garante a gerente de Recursos Humanos do Grupo Equipamed.

4) Pensar positivo
Solange ressalta que pensar positivo não faz milagre e que é preciso trabalhar duro e com comprometimento para que os bons resultados aconteçam. De acordo com ela, manter a positividade, a alegria, o entusiasmo e a paixão pelo trabalho, além de ser contagiante, melhora o clima da organização e afeta diretamente no sucesso das relações e na produtividade da equipe. “Procure direcionar suas atitudes e perspectivas para os pontos positivos e conte com seu gestor para te auxiliar nesse processo. Ser otimista e encarar os desafios com firmeza e disposição contribuem para que boa parte da jornada seja percorrida com êxito”, comenta.

5) Estabelecer metas
Estabelecer metas é vital a qualquer profissional. Para achar o equilíbrio entre as metas pessoais e as metas da empresa, é importante verificar se há alinhamento nas expectativas, como se chegar até os objetivos e se há compatibilidade de valores. “Pensar positivo e sentir-se bem são impulsionadores para que a motivação esteja presente no trabalho todos os dias, mas é preciso colocar em prática tais emoções. Estabelecer prioridades, tarefas e prazos são essenciais. Colocar esses pontos em formato de passo a passo, para que você perceba a evolução de cada tarefa cumprida, facilita a visualização de tudo o que já foi realizado e o que ainda precisa ser feito”, acrescenta Solange.

Segundo a especialista, as dicas estão diretamente relacionadas a atitudes e comportamentos dos profissionais. “Nenhuma delas exige que você tenha qualquer tipo de formação especial. Em outras palavras, não é só seu conhecimento ou suas habilidades que farão diferença em sua carreira, suas atitudes também determinam seu sucesso e satisfação profissional”, finaliza a gestora de RH da Equipamed.

Fonte: Note Comunicacão

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