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CINCO DICAS PRA IDENTIFICAR UM FUNCIONÁRIO BOM OU RUIM

Aprenda a separar o
joio do trigo, reconhecendo e premiando bons talentos

Reconhecer bons talentos nem sempre é uma tarefa fácil. Mas se você incorporar
algumas dicas ao seu dia a dia recomendadas por especialistas pode ficar mais
fácil separar o “joio” do “trigo” recompensando aqueles que estão acima da
média e incentivando os funcionários não tão bons a melhorarem sua
produtividade. É no que acredita a especialista em Psicologia Organizacional e
do Trabalho e autora do livro “Liderar não é preciso”, Maria Elisa
Moreira. 

Confira abaixo suas dicas para que você consiga avaliar melhor a sua equipe se
munindo de informações cruciais para valorizar quem merece.   

1 – Passe mais tempo na empresa

O líder deve passar ao menos 80% do seu tempo útil dentro da empresa. Isso
envolve as etapas de seleção, capacitação, avaliação, retenção e
desenvolvimento dos funcionários. Só assim você perceberá o perfil de cada um.

2 – Avalie seus funcionários periodicamente

Faça uma avaliação 360° do funcionário, ou seja, não só a sua, mas a dos demais
colegas também. Essa medida pode ser tomada no primeiro momento para equalizar
o colaborador “abaixo da média” e, depois, facilitar futuras decisões sobre
ele.

3 – Favoreça o desenvolvimento profissional

Se o problema for falta de conhecimento técnico, o líder deve proporcionar o
ambiente que favoreça uma evolução, de forma a deixar o colaborador seguro para
crescer, uma espécie de respeito à curva de aprendizado e adaptação de cada um.
Com base nisso, ficará mais fácil avaliar.

4 – Procure dar seis meses de experiência

Acompanhe o desempenho do funcionário durante seis meses, tanto para
profissionais que acabaram de entrar, como para equipes já estabelecidas antes
de sua chegada à empresa. Esse tempo dará suporte para uma avaliação mais
consistente.

5 – Fuja de quem foge das responsabilidades

Verdadeiros talentos assumem uma postura de encarar dificuldades e ainda têm
desempenho acima do esperado de forma consistente, sem deixar de aprender mais
sobre a própria função. Profissionais com este perfil também estão em sintonia
com os valores da organização e costumam receber feedbacks positivos e
construtivos. 

Agora, se uma contratação não der certo, não se culpe. Vale lembrar que, mesmo
o local de trabalho sendo adequado, com carga de tarefas de acordo com as horas
de trabalho e oferecendo um relacionamento saudável, a ausência de atitude
pessoal do funcionário pode colocar tudo a perder. “Uma boa dica é ficar atento
ao processo seletivo buscando contratar quem tem o perfil e o ritmo compatível
com o da empresa”, afirma Maria Elisa. 

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