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CLIENTE: O REI DO MERCADO!

Querido leitor, hoje vamos reforçar alguns conceitos básicos de atendimento ao cliente já conhecidos de todos, mas muitas vezes esquecidos por muitos, vendedores e vendedoras.
Nessa época do ano estamos muito propensos a comprar. Afinal o Natal está chegando! Aproveite essa disposição dos seus clientes e venda muito. Venda como nunca vendeu antes, se esforce ao máximo para que a empresa tenha uma ótima lucratividade. Mas acima de tudo se esforce para que seu cliente seja tratado como um REI na sua loja.
Isso mesmo o cliente é um REI! Ele manda no mercado. Ele detém o capital, o “dindin/bufunfa/faz me rir”, que tanto precisamos para que nosso salário seja recompensador no final do mês e para que a loja então tenha lucros.
Não esqueça de que aos REIS são demandadas todas as honras. Os REIS são bajulados, são bem atendidos.
Quero muito cooperar para que você, caro leitor, saiba receber muito bem o REI que está para chegar a sua empresa. Vamos nos preparar para essa visita especial?
Algumas dicas podem contribuir. São elas:
Disposição e prontidão. Mostre que você está motivado, com vontade de demonstrar todos os produtos e serviços que o REI solicitar. A preguiça deve ficar em casa.
Atender como você gostaria de ser atendido. Quando nós, vendedores e vendedoras, estamos comprando somos muito exigentes. Portanto, lembre que o REI também é exigente e não “chato”. Lembrete: atenda os idosos como se fossem seus pais ou avós e atenda às gestantes como se fossem suas esposas ou mães!
Tenha paciência com os clientes que tiverem dúvidas. A venda poderá ser concretizada com mais eficiência quando o cliente conhece todas as características e benefícios do produto ou serviço.
Resolva os problemas sem ampliá-los. Quando nosso REI chegar com alguma dificuldade, (troca de mercadoria, garantia ou produto com defeito), tenha equilíbrio e inteligência emocional para resolver a situação e não piorá-la.

Viram como não é difícil atender, aos desejos de nosso REI do mercado, o cliente?
Lao Tsé, filósofo na China Antiga, é autor de uma frase muito sábia: “Saber e não fazer é ainda não saber”. Por isso, procurem sempre aplicar essas dicas simples em sua rotina de trabalho e em pouco tempo verá como sues clientes gostam de seu atendimento.

Adm. Aline Lentz, Bacharel em Administração CRA 11.774 SC, Pós-Graduada MBA-Gerência Financeira, Educadora de Educação Profissional.

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