Artigos

Coaching Para O Sucesso

O coaching é hoje uma das ferramentas mais poderosas e valiosas como recurso para alavancar melhores resultados, seja na carreira profissional ou na vida pessoal.

Pouco ainda se conhece sobre esse processo, atualmente é mais procurado por empresas que já se beneficiaram com os resultados que este método traz que são, em sua maioria, focados na formação de jovens líderes, gerentes, diretores e CEOs.

O coaching é um processo transformacional pessoal que possibilita a um indivíduo ou a uma equipe desenvolver habilidades para que possam alcançar mais rapidamente seus objetivos tanto pessoais como profissionais em um curto espaço de tempo.

Em média, é trabalhada uma única competência em um prazo de dez a doze sessões semanais com duração de uma hora, para processos de coaching individual. Tempo suficiente para estabelecer aliança com o coachee, e definir metas e planos de ação que serão colocados em prática na rotina diária de forma a ocasionar as mudanças comportamentais necessárias para o alcance dos objetivos e resultados almejados.

O coaching pode ser aplicado em diversos momentos da vida de um indivíduo para potencializar habilidades pessoais ou profissionais: relacionamento interpessoal; falar em público; negociar; vender; organizar; melhor gestão da saúde e gestão financeira; formação de jovens trainees; jovens em escolha de uma profissão; planejamento de aposentadoria, melhoria de resultados no esporte ou em outra profissão seja ela qual for.

Não há limites em relação a metas e objetivos que se deseja alcançar, o mais importante é o desejo de mudança, de estar aberto para sair da situação de zona de conforto atual para ir além onde a visão pode alcançar.

O termo coach é uma palavra inglesa, mas de origem húngara, para caracterizar as carruagens que transportavam pessoas. Em meados do século XVIII o termo foi designado para técnicos ou treinadores que guiavam as crianças pelos diversos campos do conhecimento.

No século XX o termo coach foi usado para os treinadores de atletas esportivos.

Na atualidade, coach é o profissional que conduz o processo de coaching para auxiliar o coachee, cliente do processo de coaching, a desenvolver competências comportamentais.

Os benefícios do processo de coaching são inúmeros: promove o autoconhecimento; aumenta o grau de consciência sobre si mesmo; permite identificar e eliminar obstáculos; aumenta a autoestima e a autoconfiança; estimula o potencial criativo e intelectual; possibilita maior clareza sobre objetivos e capacidade na tomada de decisões mais assertivas; proporciona melhor gerenciamento de conflitos; melhora a comunicação e o relacionamento interpessoal; reduz as resistências a mudanças; promove satisfação e equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Os fundamentos do coaching, visam, em sua essência, elevar os níveis de consciência e responsabilidade sobre as atitudes e comportamentos apresentados e sobre os objetivos e metas almejados, individuais e coletivos.

Aprender a adotar novos comportamentos requer principalmente abandonar os antigos, para melhoria nos resultados e aprimoramento da performance de maneira eficiente.

Na busca por um propósito o ser humano almeja relacionamentos, profissões e trabalho em empresas que lhe tragam um sentido, é o que nos move em direção aos seus desejos e aspirações.

Neste cenário, a sociedade e as empresas deverão estar sintonizadas com as necessidades dos indivíduos e os lideres devem adotar uma escuta mais ativa para agirem baseados nos desejos e aspirações de seus liderados. O resultado será a felicidade, a satisfação, melhoria no desempenho, redução da rotatividade e promoção de mudanças.

Autora: Camila Bounassar
Psicóloga formada pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), em Londrina. Experiência de 13 anos em Empresas de pequeno, médio e grande porte, com atuação generalista em Recursos Humanos, Segurança Comportamental, Gestão de Projetos, e Coaching. Especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Coach Sênior formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI), em curso credenciado pelo International Coach Federation (ICF). Coach Credenciada a FOCCS First – Order Coaching & Consulting Services – ICI. Credenciada e Certificada como Consultora “Janusian” pela KHORPPE – Assessment & Consulting Services.
Associada a ABRH-RJ.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of