Artigos

Coaching – Processo De Desenvolvimento Pessoal

Na nossa vida muitas vezes nos deparamos com questionamentos interiores que surgem em função de sentimentos de frustração.
Temos sonhos, projetos, ideais e percebemos que o tempo vai passando sem que consigamos atingir aquilo que queremos. Sentimo-nos como se a nossa energia e nossos esforços fossem desperdiçados de alguma forma sem que chegássemos a lugar algum.
Como diz o velho ditado: “Nadei, nadei, nadei e morri na beira da praia” e o pior nisto tudo é que sabemos que investimos esforços em nosso crescimento, em nossos sonhos.
O que deu errado, então?
É justamente nestes momentos que percebemos que faltou foco, planejamento e ações.
O processo de coaching vem de encontro a está necessidade do ser humano de atingir suas metas, realizar seus sonhos.
E como isto acontece?
Através de uma metodologia onde se utilizam técnicas e questionamentos que levam a pessoa a ações assertivas e direcionadas para o seu real objetivo. Desenvolve habilidades e conhecimentos que tendem a melhorar o desempenho pessoal e/ou profissional gerando satisfação e o alcance das metas tão desejadas.
Coaching é um processo com foco 100% em solução, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco pessoal ou profissional. Sulivan França – Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching.
O profissional de coaching é chamado de Coach e o cliente de Coachee.
O Coach atua como facilitador utilizando-se de uma conversa, onde auxilia o seu coachee a definir a meta que deseja alcançar e com formulação de questionamentos críticos e perguntas relevantes o leva a orientar suas ações para os resultados esperados.
O coaching busca aprimorar o desempenho, realçar as competências para que o coachee perceba os recursos que possui e o utilize de forma eficaz em todos os campos de sua vida, equilibrando sua vida familiar, trabalho, lazer, estudos, etc. O coachee é encorajado a buscar estratégias e soluções que o levam a um auto-conhecimento e crescimento.
Nos dias atuais tudo o que queremos é ganhar tempo e este processo tende a ser rápido, já que identifica metas específicas e ferramentas apropriadas para atingi-las.
O foco é no presente e futuro, portanto não se aplica a situações onde existam comprometimentos emocionais e desequilíbrio psicológico, sendo que nestes casos o ideal é a busca de profissional especializado nesta área.

VALQUIRIA AMBROSINI
valquiriaambrosini@bol.com.br
ambrosinirecursoshumanos.com

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of