Artigos

Com apagão de talentos em TI, empresas formam profissionais “em casa”

Uma pesquisa recente divulgada pela Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – que estima déficit de 290 mil profissionais de TI em 2024 não surpreendeu executivos das grandes empresas. Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara – empresa de TI especializada em transformar desafios de tecnologia em soluções digitais inovadoras e que atende gigantes do varejo, saúde, mercado financeiro e educação no Brasil – explica que as faculdades não dão conta da demanda de profissionais de tecnologia.

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, atualmente no Brasil há 2 milhões de profissionais nas áreas de de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, o que corresponde apenas a 1,9% da força de trabalho. Muitos profissionais não possuem graduação na área, geralmente são treinados pelo mercado de trabalho. 

Dobrando de tamanho a cada ano, com expectativa de faturar R$ 200 milhões em 2020 – a FCamara há 10 anos adota duas estratégias de contratação. Primeiro, profissionais não precisam ter diploma universitário para ingressar no quadro da empresa e grande parte da equipe é formada pela própria companhia.

Nova call to action

Programa de formação e coaching com fundador 

A empresa investe há 10 anos em seu Programa de Formação, que já formou mais de 3 mil profissionais conhecidos internamente como #SangueLaranja. O Programa de Formação da FCamara é presencial, remunerado e com possibilidades de efetivação e trabalha desde filosofia, psicologia e sociologia até a formação técnica. “O grande ativo da nossa empresa é o capital intelectual, então toda nossa formação é para desenvolver pessoas, autônomas e curiosas, e não apenas técnicos”, explica Camara. Dentro da empresa, profissionais também podem participar de diversos cursos, como liderança, além de coaching com o próprio fundador.

Rodrigo Silva entrou há 2 anos pelo Programa de Formação e hoje atua como desenvolvedor full stack. “Tive a oportunidade de lidar com clientes e grandes projetos já no programa, o que me agregou muita experiência”, explica. “O Programa de Formação nos ajuda a encontrar talentos e ajudá-los a desenvolver seu pleno potencial para construir projetos grandiosos e inovadores”, finaliza Camara.

Sobre o Grupo FCamara 

Criado em 2008, o Grupo FCamara é atualmente a maior consultoria de TI em comércio eletrônico multiplataformas. Seus negócios possuem duas divisões: o Omnicommerce, responsável por criar soluções digitais para empresas de e-commerce e varejo; e a Exponential Business, especializada em projetos para a grande indústria, logística, operações portuárias e soluções de health tech para planos de saúde e hospitais. O grupo segue uma fórmula que une time, cultura e método. Seu culture code inovador e programas de formação preparam grandes profissionais e times de alta performance. Em 2015, após imersão no Vale do Silício, o grupo fundou a Orange Founders, sua própria Venture Builder, que já lançou 8 startups disruptivas com foco B2B.

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments