Artigos

Com Desaquecimento Do Mercado, Oportunidades Ficam Com Os Profissionais Mais Qualificados

A crise parece ter se instalado de vez e as demissões em série continuam abalando o cotidiano dos trabalhadores brasileiros.

Com receio de investir, o segmento produtivo está paralisado. Em standby, o mercado está aguardando as reações aos novos pacotes econômicos, mas já fez graves cortes para enfrentar a situação econômica. As oportunidades de trabalho que existem, portanto, são direcionadas para os profissionais que possuem melhor qualificação e capacitação.

O diferencial

Não por acaso, a educação executiva tem apresentado um movimento contrário, chamado de contraciclo pelos especialistas, com altas taxas de procura e matrícula. A informação é da IBE-FGV (Institute Business Education – Fundação Getulio Vargas). Para os especialistas em Carreira e Desenvolvimento Organizacional da escola de negócios, a principal razão desse movimento é a visão de oportunidade para aprimorar as qualificações e ocupar os cargos mais altos, disponíveis neste cenário.

“Estar atualizado é o grande diferencial. Quanto mais qualificado estiver o profissional, menores são as chances de ele entrar para a estatística do desemprego. Os melhores preparados poderão ter boas oportunidades mesmo com a escassez de ofertas”, comenta Heliomar Quaresma, presidente da IBE-FGV.

A prova incontestável da qualificação está no currículo. Hoje em dia, a graduação já não é suficiente. As vagas ficam com profissionais mais especializados, por isso, ter um MBA é fundamental, na visão dos recrutadores. A escola de negócios oferece uma lista de 25 cursos diferentes em praticamente todos os setores, com opções presenciais e online, facilitando a agenda e a vida dos interessados.

Exclusivo para alunos e ex-alunos dos programas de MBA da instituição de ensino, a IBE-FGV possui um convênio com a University of Miami (Universidade de Miami), com foco na ascensão acadêmica dos participantes atendendo aos diversos perfis dos profissionais matriculados.

O networking e certificação acadêmica internacional são outras vantagens da parceria. “Durante os programas, executivos de várias partes do Brasil poderão ampliar os contatos com os professores da Universidade de Miami e com os alunos de várias partes do mundo, o que promove a cooperação acadêmica entre School of Business Administration da University of Miami e a Fundação Getulio Vargas”, afirma Heliomar Quaresma.
A oportunidade

E se as exigências do mercado requerem um profissional cada vez mais completo e com habilidades para atuar em qualquer área de gestão, a IBE-FGV oferece um programa que possibilita receber dois certificados e concluir duas especializações em menos tempo e com menor investimento. Ao entrar para o PDE (Programa de Desenvolvimento Executivo), o aluno recebe um diploma na Pós-graduação em Administração e outro em um MBA à escolha do candidato em pouco mais de dois anos.

Mais do que um plano de certificação, o PDE é um investimento pessoal que acompanha a trajetória e a ascensão da carreira executiva do profissional, inclusive com coaching profissional, dividido em duas fases. Na primeira, ele executa toda a grade curricular da pós e já recebe o título. Na segunda, o aluno escolhe um dos MBAs da instituição para complementar a sua formação. Nessa fase, são desenvolvidas as competências específicas da área de atuação seguida da certificação de MBA Executivo.

O programa foi idealizado para acompanhar a necessidade do mercado de trabalho, que exige rapidez nos negócios, favorecendo principalmente aqueles que estão iniciando a carreira ou em busca de recolocação. “O grande benefício deste programa está na fusão entre as habilidades essenciais ao líder e as específicas da área de atuação. Ao concluir o PDE, o profissional estará apto para preencher todas as lacunas da empresa, tanto gerais como específicas”, destaca.

A facilidade
Quando pensou em otimizar o tempo e facilitar a vida do profissional, a IBE-FGV também desburocratizou o sistema de atendimento e matrículas. O interessado pode fazer todo o processo de pesquisa, obter informações e ainda fazer a matrícula totalmente online no site da escola, pelo chat disponível na página principal.

A IBE-FGV já formou mais de 30 mil executivos e possui seis unidades no interior de São Paulo: Americana, Campinas, Jundiaí, Limeira, Piracicaba e Rio Claro. A lista completa dos cursos pode ser acessada no site www.ibe.edu.br. Para mais informações, envie um e-mail para info@ibe.edu.br.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of