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Com pandemia, nova maneira de trabalhar transforma processos comerciais nas empresas

O novo coronavírus trouxe o home office para as rotinas corporativas, mas o trabalho online transformou a maneira dos times de vendas agirem no mercado

A pandemia de COVID19 transformou o universo corporativo e não somente as equipes de tecnologia precisaram se readequar para seguir suas atividades, mas os times de vendas e comercial tiveram mudanças bruscas em suas formas de trabalhar e de agirem no mercado. O que antes era feito presencialmente, encantado e oferecido aos clientes em reuniões bem preparadas, agora é feito diretamente de casa e com resultados surpreendentes.

Para Miguel Zavilinski, gestor comercial da Winov, em Curitiba (PR), empresa que adotou a metodologia home office desde o início da pandemia e a estendeu até o fim de 2020, a mudança no sistema de trabalho dos times comerciais e de vendas veio para ficar. “Acredito que a forma de conquistar clientes, agora e depois que tudo isso passar, vai seguir muito direcionada para o marketing digital, onde as empresa estarão mais preparadas para o mundo web, comercializando seus produtos de forma abrangente em todos os meios de comunicação”, enfatizou.

Nova call to action

Segundo uma recente pesquisa feita pelo LinkedIn, compradores B2B estão 2,7 vezes propensos a preferir interações digitais às tradicionais conversas de vendas. Além disso, a pesquisa destacou que 57% das empresas no Brasil devem aumentar seu investimento na área de tecnologia de vendas em 10% ou mais durante a pandemia e depois dela. “Agora, com a forma digital de atuação, devemos pensar que podemos atingir clientes sem limites geográficos! O que antes realizávamos cadenciado em agendas presenciais, um a um, com muita morosidade e lentidão no desenvolvimento do processo comercial, agora é possível atingir o cliente em qualquer lugar e com uma velocidade muito maior, sem contar na economia financeira que foi gerada com isso, pois os investimentos em viagens e eventos eram muito altos. Além disso, nossa produtividade e velocidade de prospecção aumentou 300% com nossa atuação completamente digital”, destacou Miguel.

Porém, para que o novo modelo de trabalho siga gerando grandes lucros e a produtividade dos times aumente cada vez mais, é preciso muita disciplina e organização por parte dos profissionais desta área, para encaixar as novas atividades às suas rotinas. “É claro que todos os resultados são frutos de um trabalho muito detalhado e bem delineado. No início, tivemos um pouco de dificuldade para readaptar nossas atividades, mas agora este novo normal nos impulsionou a dotarmos uma liderança e gestão com processos bem definidos e com acompanhamento principalmente do emocional do nosso time. Além disso, definimos alguns padrões de trabalho como reuniões 100% onlines, processo comercial bem delimitado, descrição de metas e milestones, diário de trabalho onde todos os colaboradores do time destacam suas atividades do dia no final de cada jornada e calendário organizado”, finalizou Miguel.

Sobre a Winov

A Winov nasceu com um único objetivo: conectar as empresas com o mundo, por meio do melhor serviço de cloud. Para que isso funcione de verdade, somos extremamente transparentes em nossa comunicação e garantirmos a qualidade de nossa solução utilizando softwares e hardwares líderes do quadrante mágico do Gartner. Nosso objetivo é tornar a infraestrutura descomplicada e segura para as empresas, de mãos dadas, para que possam focar apenas no core do seu negócio. Unimos o melhor dos dois mundos, a nuvem pública e a nuvem corporativa, porém com um atendimento personalizado e humanizado, valor agregado ao negócio, framework de segurança exclusivo e mais uma gama de serviços default em nossa oferta, pois esse é o jeito Winov de ser cloud.

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