Artigos

Como a Liderança Compassiva é necessária nos tempos atuais

O mundo está enfrentando uma queda na economia devido a pandemia de coronavírus. Muitas empresas encontram-se encerrando suas atividades ou encontrando dificuldades para se manter em funcionamento com os obstáculos encontrados ultimamente, como uma nova rotina de home office.

Um dos meios que pode-se aplicar para que melhore sua gestão é a Liderança Compassiva que consiste em liderar o ambiente com compaixão. A compaixão vai além da empatia, é se colocar no lugar do próximo e reconhecer como ele se sente, ao adquiri-la em sua gestão, comandará com mais humanidade e criará laços mais fortes com seus funcionários gerando uma lealdade.

Todavia para exercer uma boa Liderança Compassiva precisa unir a compaixão com a sabedoria. Frequentemente uma liderança exige tomada de decisões difíceis que determinam o rumo da empresa ou até do funcionário, como uma demissão. A sabedoria ajudará você a ter o equilíbrio com a compaixão visando você não hesitar nesses momentos complicados de decisões duras.

Nova call to action

Sendo um líder com compaixão em união a sabedoria terá resultados muito mais gratificantes, principalmente nesse momento de pandemia onde atos mais humanizados são pedidos pela sociedade. Em artigo da Harvd Business Review chamado Compassive Leadership Is Necessary — but Not Sufficient, por Rasmus Hougaard, Jacqueline Carter e Nick Hobson, tem a seguinte passagem: “Por meio de extensa modelagem de dados, descobrimos uma correlação clara entre níveis mais elevados de compaixão sábia e capacidade de promoção. Em outras palavras, quanto mais sábia a compaixão você praticar como líder, mais rápido e mais alto você subirá na hierarquia. Esta é uma ótima notícia, uma confirmação clara de que nós fazemos bem fazendo o bem aos outros”.

Por fim, se você é um líder que se encontra com dificuldade de exercer sua gestão, uma boa saída é a Liderança Compassiva. Saia da sua zona de conforto, experimente o novo e descubra uma gestão de melhor qualidade.
Flavia Knop, autora do artigo, especialista em gestão persuasiva, em neurociência, comportamento, programação neurolinguística, carreira, liderança e psicologia positiva.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments