Artigos

Como Agir Em Uma Entrevista De Emprego? Qual Roupa Usar?

Primeiramente o/a candidato/a precisa distinguir ambiente profissional de ambiente de lazer e até mesmo entender o significado de ética. Cada ambiente exige uma roupa adequada.
O momento da entrevista é de tensão para muitas pessoas. É imprescindível ter uma noite tranquila, evitar badalações e bebedeiras, pois as consequências são perceptíveis: hálito forte de bebida, pensamento confuso, tremores em alguns casos.
Candidatos interessados buscam na internet as informações sobre a empresa. Se te perguntarem: Por que quer trabalhar aqui? Você sabe as qualidades da empresa?
Certa vez o candidato me respondeu que era porque ele queria ganhar mais. Detalhe: ele iria receber menos que a empresa que trabalhava. Você acha que com essa resposta o candidato foi para a próxima etapa? Lógico que não.
Não esqueça de levar seu currículo impresso novamente. Já ouvi casos de candidatos que ficaram horas esperando o entrevistador localizar o currículo.
Aproveite para atualizar seus dados curriculares com o/a entrevistador/a, ou até acrescentar experiências adquiridas.
Procure mentalizar o que pretende responder. Foque em respostas PROFISSIONAIS!! Afinal é uma vaga de emprego, ok?!!
Caso não entenda a pergunta feita, pode perguntar. Sem problemas.
Nada de ficar copiando algumas palavras bonitas que leu em sites sobre emprego. Seja natural, equilibrado. Seja você, mas seja também ético, agradável, criativo e espontâneo..pare de copiar o que te falam como se fosse robô. Ser artificial é um crime para a entrevista.
O profissional de RH está cansado de saber que os candidatos adoram copiar regrinhas e que ficam decorando como devem falar…Não comprometa a sua entrevista com essa postura!
As dicas são importantes. Necessário é que os candidatos façam as adaptações conforme a sua realidade. Essa é a grande sacada.
Cada um é um. Lembre-se disto! E é por isso que tentamos achar candidatos ideais para uma vaga de emprego, exatamente porque nem todos apresentam o perfil desejado.
Não minta, mas também não precisa aprofundar-se em detalhes. Falar mal de empresa que já trabalhou ou falar assuntos sigilosos e comprometedores é pior pecado capital!
Se você não foi capaz de aprender nada de bom em uma empresa que tem problemas como qualquer outra, como pode querer pleitear uma nova vaga de emprego, onde certamente vai enfrentar problemas e quem sabe não serão os mesmos?
Você já ouviu um colega falar mal de outro colega que convive com vocês? Tem dúvida de que um dia ele também vai falar mal de você? Pare de falar mal de pessoas e empresas.
Evite colocar bolsas no colo. Tente relaxar. Pessoas que vivem em vários mundos ao mesmo tempo… isso falo para os meus alunos que estão em aula e ao mesmo tempo no face e em outras redes sociais…como vocês ficam dispersos! Fica nítido que o candidato não conseguiu assimilar seja por nervosismo ou por distração mesmo. Cuidado, procure ser focado, preste atenção na pergunta que está sendo elaborada. Não fuja do assunto, não faça rodeios, nem demore para responder. Tal atitude gera impactos negativos.
Evite comportamentos rígidos, como posturas que permanecem do mesmo jeito o tempo inteiro.
Honestidade, ainda é primordial.
Outro aspecto importante: pare de falar que seu defeito é ser dinâmico demais ou extremamente perfeccionista… Podemos pensar que você tem TOC, ou que é um E.T., pois qualquer pessoa sabe que você e eu temos defeitos. O problema é se seu defeito compromete o perfil de características comportamentais desejadas em uma vaga. Resumindo: digo que sou tímida, mas a vaga é para atendimento ao público o que requer sociabilidade, desembaraço. Veja como compromete!
O ideal é analisar o anúncio de vaga e verificar se você realmente tem o perfil desejado. Colegas de RH por favor façam bons anúncios de emprego, isso auxilia uma boa atração de candidatos dentro do perfil.
E se você, candidato/a verificar que o seu perfil não é compatível com o solicitado, procure desenvolver as habilidades exigidas e concorra a vaga novamente ou encontre uma outra vaga mais ideal ao seu perfil.
Vamos abordar agora sobre a roupa. Use roupa que seja o estilo da empresa, mas nunca comprometa seu perfil caso alguém lá não saiba se vestir.
Um aluno me perguntou: – Professora, se a empresa veste macacão, eu devo ir de macacão?
Preciso responder?
Leitores, na dúvida a grande dica é: use roupa semi social. Nada esportivo. Use tênis na academia. Dependendo da empresa os homens podem usar sapatênis. Mulheres de sapato fechado. A sapatilha discreta é permitida. Use camisete, nada de camisetas. Só se for por dentro da camisete. Mesmo com muito calor.
Deixe a saia no seu armário. Vista calça social ou jeans black, sem detalhes esportivos. Barriga de fora? Short? Parece engraçado, mas muita gente vai para a entrevista de short e barriga de fora. Por favor, não façam isso!!
Nada de brilho, purpurina, estampas, roupas justas ou decotadas. Trate de higienizar-se, você pode ficar para a dinâmica de grupo e ter de ficar descalço… mantenha as unhas limpas, não use cores berrantes como: vermelho, marrom escuro, verde, azul, amarelo. Use acessórios discretos, brincos compridos nem pensar!!
A ideia é: a roupa é uma forma de comunicar sobre o candidato, daí o equilíbrio ser fundamental. Ela, assim como os acessórios e demais detalhes não podem chamar mais atenção do que aquilo que você realmente tem para oferecer para a empresa.
Quem gosta de chamar atenção, pode estar escondendo aquilo que não tem!!!
Prepare-se, e tenha êxito!
Por Marcella Nani
Gestora em RH e em Saúde (FIOCRUZ).
marcellanani@gmail.com
mnanigestaoemrh.wordpress.com

5 1 vote
Article Rating

Nova call to action

Por:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments