Como atingir metas jamais alcançadas?
*Tiago de Souza Lima de Jesus
**Lucineide Cruz
Como ser importante? Como atingir metas jamais alcançadas? O que você quer ser? Bem… É assim mesmo que começamos… Com três perguntas básicas que podem mudar o trajeto de um ser durante seu percurso profissional, pois saber o que se quer atingir, possibilita o planejamento e a coordenação dos esforços. Justamente por isto, refletir sobre o que se pretende alcançar torna-se importante.
Responder a perguntas como: O que você quer ser profissionalmente? Como conseguir? Quais oportunidades que permeiam a sua vida podem ser melhor aproveitadas? Como atingir metas jamais alcançadas por seus amigos e familiares? O que fazer de diferente? Ajudam enxergar possibilidades e a galgar oportunidades.
Sonhos muitos possuem, mas nem todos os concretizam. Alguns se apóiam na brevidade da vida como justificativa para não se dedicar e ter persistência para alcançar seus objetivos. Outros ficam parados, lamentando a situação dos pais, do país, da escola, da empresa… Justificam-se ao olhar somente as dificuldades e não visualizam as oportunidades.
Ao analisar a história, é possível encontrar pessoas que deixaram sua marca na história, que por pensarem a agirem de forma diferente, romperam com padrões, conformidades, hábitos e deixaram como legado, tudo o que aprenderam e construíram, como foi o caso de Henry Taylor e Ford na Administração Científica; Fayol na Administração Clássica; Elton Mayo na Teoria Humanista e Max Weber na Teoria Burocrática.
Estas pessoas, autores de Livros e teorias modificaram e influenciaram a vida de muitos colaboradores, gestores, organizações e países. O que eles fizeram foi romper com o que era conhecido, praticado e apresentaram novos modelos, novos rumos, novos pensamentos.
Quando se trata de alcançar, desenvolver, criar algo que ninguém antes fez, fica nítido a importância do sacrifício pessoal. Por vezes será necessário abrir mão de uma quantidade maior de sono, outras vezes de horas de lazer. Justamente por isto é necessário ter gana, ter motivação. É escolher não ser mediano, o implica em fazer algo que pouco fazem. É escolher ser a exceção. Você está realmente disposto? O seu sonho vale o seu esforço?
De vez em quanto, nas redes sociais são divulgados alguns feitos, como o de um ex-cortador de cana que virou médico; de um pedreiro que se formou em direito, morador de rua que passou em concurso público. Qual será o seu feito? Qual será o seu legado? Como você quer ser reconhecido?
________
* Tiago de Souza Lima de Jesus, aluno do segundo semestre do curso de secretariado no Instituto Processus.
** Lucineide Cruz, professora no Instituto Processus, coautora dos Livros:
Livro Gestão de Talentos
http://indicalivros.com/pdf/gestao-de-talentos-lucineide-cruz-juliana-pontelho
Gestão de Pessoas: manual de rotinas trabalhistas
http://indicalivros.com/pdf/gestao-de-pessoas-manual-de-rotinas-trabalhistas-juliana-pontelo-lucineide-cruz