Artigos

Como Aumentar A Performance Da Minha Equipe?

O primeiro passo para que você possa aumentar a performance da sua equipe é conhecê-la melhor, considerando cada individuo e a harmonia entre eles. Os perfis individuais, suas necessidades, o que os motiva, tudo isso para gerar o engajamento coletivo que se espera e atingir uma grande performance. Lembrando que o que gera motivação em uns, não necessariamente irá gerar motivação no outro.

É importante diagnosticar tudo isso ainda na fase de seleção, mas caso assuma uma equipe nova, existem ferramentas que podem auxiliá-lo posteriormente como: SWOT profissional, Assessment, Avaliações psicológicas etc., mas isso é assunto para outro post.

Com a crise financeira que avassala o país os orçamentos são mais baixos, as expectativas são mais elevadas, e as pessoas permanecem mais pressionadas a entregar suas tarefas. Entretanto pensando em te auxiliar a aprimorar o desempenho da sua equipe listei a seguir algumas dicas

1. Todos devem querer trabalhar em conjunto, pessoas que não gostam de trabalhar em equipe não devem fazer parte de equipes, se possível mova-o para um papel de colaborador individual, do contrario é melhor que ele deixe a sua organização.

2. Você precisa estabelecer metas claras para a equipe, seja objetivo ao falar das prioridades de cada um. Os funcionários precisam saber que eles vão perder o emprego, se ele caso transgridam em excesso.

3. Estabeleça normas e tenha uma conversa sobre os comportamentos que devam ser respeitados. Quando as pessoas compreendem as regras elas aprendem a confiar uns nos outros e ficam mais dispostos a assumir riscos.

4. Pessoas altamente criativas tem muitas ideias, mas apenas algumas são realmente úteis. Descobrir o que deu errado, aprender e tentar outras opções até acertar é o melhor a fazer. E aceite contratempos inevitáveis movendo-se para que vocês possam passar por eles rapidamente.

5. Debata as questões de antemão e uma vez que a equipe decida sobre um plano de ação, todos devem apoiar.

6. Reforce a prestação de contas. Se você não aplicar o código de conduta e responsabilizar as pessoas, haverá a tendência natural de ignorar as regras quando se adéqua às necessidades do indivíduo.

7. Todos na equipe devem agir como um líder. Em equipes de alta performance, os membros não esperam por seu chefe ou outros membros da equipe para falar. As pessoas dão opiniões, desafiam uns aos outros, se responsabilizam mutuamente, e, mais importante, elogiam um ao outro.

8. Comemore sucessos. Muitos ficam tão ocupados fazendo, que ignoram essa necessidade humana. E você ainda é humano.

9. Esforce-se para a melhoria contínua e haverá sempre espaço para crescimento. Periodicamente convoque sua equipe e pergunte: “O que precisamos fazer mais, de forma diferente e parar de fazer para fechar a lacuna de onde estamos para onde queremos ir?”.

10. Ria com a sua equipe. Trabalhar com pessoas que você respeita e se diverte é ter a chance de desfrutar de uma alegria incomum.

11. Além disso, é admirável reconhecer e aceitar que o conflito vai acontecer e que não é necessariamente um sinal de que algo está dando errado. No entanto, o conflito tem de ser administrado de forma eficaz.

Monica Motta
Especialista em Desenvolvimento Humano
Carreira, Liderança e Performance

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of