Artigos

Como criar um currículo infográfico

currículo infográfico

Os currículos fazem parte da vida de praticamente todos nós. Estudantes, estagiários, recém-formados e profissionais com muitos anos de carreira precisam, eventualmente, atualizar ou remodelar a forma de apresentar habilidades e experiências ao mercado.

Mas em uma sociedade altamente visual e na qual o tempo parece sempre escasso, os modelos tradicionais de currículo podem não ser ideais para algumas situações. É aí que entra o currículo infográfico

Nova call to action

Você sabia que os recrutadores passam em média apenas 7,4 segundos para avaliar um currículo na primeira triagem? Com um mercado tão competitivo, os candidatos precisam encontrar maneiras de se diferenciar. 

Então por que não ousar e tentar se destacar da multidão usando uma apresentação visual para fazer as informações saltarem aos olhos? 

Se você se interessou pela ideia, veja a seguir como criar um currículo infográfico que impacte os recrutadores, comunique as suas habilidades com eficiência e cause uma primeira impressão agradável.

Por que usar um currículo infográfico

Além de ser particularmente apropriado para trabalhos criativos ou analíticos, usar gráficos, ícones, cores e tabelas para apresentar as suas qualificações, experiências e características vai fazer com que o recrutador tenha muito mais informações sobre você em menos tempo.

O visual também pode fazer ele dedicar um tempo a mais para ler o seu currículo. Veja o infográfico abaixo, que pode ser enviado juntamente com com uma carta de apresentação mais tradicional:

currículo

Veja a seguir como criar um currículo infográfico para causar uma ótima primeira impressão.

Crie um esboço

O primeiro passo é organizar as informações que você possui e selecionar os elementos que deseja incluir no currículo infográfico. Não cometa o erro de replicar seu currículo original e transformá-lo em um infográfico.

Leia a descrição do trabalho: anote as habilidades, as características e a experiência que eles estão procurando. Em seguida, revise o seu currículo tradicional e selecione os pontos que você planeja incluir no infográfico.

Por exemplo, você pode ter de 10 a 12 habilidades listadas, mas escolha as que são mais relevantes para a função para a qual está se candidatando enquanto descreve o infográfico. Aqui, você pode aproveitar as técnicas de design thinking para aumentar a sua criatividade e a coerência do seu currículo.

Certifique-se de criar um infográfico focado que siga uma estrutura lógica para que os recrutadores não tenham que fazer esforço para encontrar as informações e entender as seções. Veja a seguir dicas de design para criar um currículo infográfico atraente, organizado e fácil de entender. 

Visualize as informações

Agora que você sabe o que pretende incluir no currículo, é hora de visualizar essas informações e selecionar os elementos visuais certos para transmitir claramente sua mensagem e destacar seus pontos fortes. 

Aqui estão algumas ideias para você começar:

  • Use uma linha do tempo para mostrar sua progressão na carreira

carreira

  • Use um gráfico de barras para mostrar visualmente o nível de suas habilidades

habilidades

  • Use ícones para ilustrar certos pontos

competências

  • Use mapas mentais e gráficos de bolhas para mostrar suas qualidades

mapas mentais

A ideia é escolher estrategicamente os elementos visuais adequados que projetem a sua candidatura da melhor forma sem confundir o leitor. Além disso, as cores e fontes têm papel fundamental para um currículo infográfico agradável e eficaz.

Use cores mínimas

As cores desempenham um papel enorme em acentuar sua história. Embora você possa ficar tentado a usar várias cores, isso só fará com que seu currículo pareça confuso. 

Ao escolher as cores, pense no seu perfil e na sua personalidade. Também considere as características da empresa e da vaga que você está disputando

Veja este currículo abaixo, por exemplo, que tem cores totalmente diferentes das do currículo azul e preto no início deste artigo. Enquanto aquele seria mais adequado para cargos mais analíticos e que envolvam mais segurança e disciplina, este é mais apropriado a vagas que pedem um perfil mais ousado e criativo:

infográfico

 

Atenha-se a duas ou três cores: uma cor dominante e mais uma ou duas para complementá-la. Também é possível criar um bom currículo infográfico em preto e branco. Nesse caso, outros elementos devem ser valorizados para tornar o material atraente, como neste exemplo:

 

modelo de currículo

Você também pode usar cores para destacar certas informações e fazê-las aparecer mais rapidamente. Por exemplo, por que não usar uma cor diferente para destacar suas conquistas ou chamar a atenção para seus detalhes de contato?

Independentemente do esquema de cores que você escolher, certifique-se de que ele permaneça consistente em todo o currículo.

Design limpo e simples

A ideia por trás de um currículo infográfico é condensar as informações e apresentá-las de maneira visualmente atraente. Ao exagerar nos gráficos, fontes e cores, você acabará sobrecarregando o leitor.

Os melhores designs são simples. Portanto, corte os excessos e mantenha um layout limpo e simples que ajude na leitura e fortaleça suas chances.

Use fontes legíveis, mantenha espaço em branco suficiente e deixe o design seguir uma ordem lógica de leitura. É importante também usar mais de um tipo de fonte para não deixar o currículo com um visual confuso. 

É possível usar uma fonte para os cabeçalhos, outra para subcabeçalhos e uma terceira para o corpo do texto. A variação entre fontes com e sem serifa também deixa o texto mais fácil de navegar sem tornar a leitura cansativa, como neste exemplo:

currículos

Conclusão 

Esteja você iniciando uma carreira, tentando se recolocar no mercado ou procurando novos desafios, ter um currículo infográfico como uma alternativa aos currículos tradicionais é uma ótima iniciativa. 

Você pode testar qual tipo de currículo gera mais retornos, ou mesmo dentro do estilo de currículo infográfico, testar variações mais discretas ou ousadas. 

O importante é planejar, organizar e hierarquizar as informações que você quer apresentar. Depois disso, siga as dicas de design que você viu neste artigo e use templates e um modelo de carta de apresentação para tornar o seu trabalho mais fácil. 

Se você se deparar com uma função em um quadro de empregos que o direciona para um Sistema de Rastreamento de Candidatos, é melhor não enviar um currículo infográfico porque eles não conseguem digitalizar o conteúdo visual.

Embora você possa usar uma ferramenta para criar infográfico e um atingir um currículo infográfico atraente, o que é igualmente importante é garantir que o conteúdo seja forte o suficiente para que você seja selecionado. 

Portanto, certifique-se de reservar tempo para pesquisar a vaga, analisar o seu perfil, organizar as informações e escrever um currículo atraente que cause impacto.

Este artigo foi escrito por Vengagge.

calendário de RH

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH