Artigos

Como definir indicadores de desempenho

Você já ouviu falar em indicadores de desempenho, mas não sabe como definir um para o seu negócio? Então está no lugar certo!

Os indicadores de desempenho, com o nome já diz, acompanham o desempenho de uma empresa, ou seja, é fundamental para acompanhar os resultados de uma organização de placas em acrílico, por exemplo, a fim de analisar se os resultados almejados estão sendo alcançados.

Afinal, acompanhar os resultados é indispensável para qualquer gestor, não é mesmo?

Nova call to action

Pois bem! Também é importante definir o indicador de desempenho para melhor acompanhar os resultados no seu negócio da melhor forma possível.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você saiba como definir um indicador de desempenho para a sua empresa. Continue nos acompanhando neste post e fique por dentro de tudo!

Afinal, o que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho também são conhecidos como KPI (Key Performance Indicator).

Os KPI são caracterizados por serem os indicadores de performance, e que com base na análise dos objetivos organizacionais, define a performance de uma empresa.

Suponhamos que você possui uma empresa de estrutura metálica para galpão e precisa analisar o desempenho da sua organização, no caso, se o resultado condiz com o que foi almejado.

Além disso, o uso de KPI são essenciais para auxiliar na tomada de decisão e proporcionar o crescimento organizacional. 

Assim sendo, será possível observar as situações a serem modificadas para que a sua organização realize ações estratégicas de sucesso. Para isso, é preciso definir os indicadores de desempenho.

Tipos de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são caracterizados por dois tipos. São eles:

  • Indicadores de desempenho de processos: são conhecidos também como KPI (Key Performance Indicator) e tem o foco em medir o desempenho das tarefas realizadas e se a empresa está conseguindo atingir os resultados estabelecidos;
  • Indicadores de desempenho estratégico: analisa se a organização está alcançando os resultados, por meio de uma análise dos objetivos estratégicos. 

O KPI é um dos mais conhecidos e utilizados pelas organizações. Confira logo abaixo as dicas para definir os indicadores de desempenho do seu negócio. Vamos lá?

1. Defina os seus objetivos

Antes de tudo, para qualquer implementação de indicador de desempenho, é imprescindível definir os objetivos que o seu negócio pretende alcançar.

Afinal, os indicadores de desempenho só vão ser eficientes se o seu objetivo for bem elaborado, pois os KPIs farão a análise detalhada se a sua organização está desempenhando resultados que foram estabelecidos.

Se a sua empresa realiza serviços de destinação de resíduos, por exemplo, também é possível implementar o KPI. Basta definir o objetivo que a sua marca deseja alcançar, logo, vai permitir conseguir melhores resultados. 

2. Entenda a importância dos resultados para o seu negócio

Os resultados são a demonstração do caminho que o seu negócio está seguindo. Ou seja, a partir da análise você vai entender se o que foi planejado está sendo alcançado.

Em caso negativo, essa análise permite criar estratégias e entender o que não foi realizado para chegar nos objetivos traçados e obter os melhores resultados na organização.

Portanto, analisar os resultados é de fundamental importância, e tendo isso em mente antes de implementar os indicadores de desempenho podem ser determinantes na sua estratégia.

3. Defina a frequência de análise

Por fim, para definir o indicador de desempenho você pode estabelecer com qual frequência o plano de ação dos resultados deve ser analisado para tomar decisões assertivas na sua empresa.

Ao ter esse entendimento, a sua implementação de indicador de desempenho será mais eficiente e realizada com sucesso. 

Gostou do nosso post sobre como definir os indicadores de desempenho no seu negócio? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments