Artigos

Como desenvolver a capacidade de liderança para os desafios de 2022?

liderança

Por Emanuella Velez, Psicóloga, Top Voice Linkedin e fundadora da página Virei RH no Instagram

Em pleno século XXI, ainda vivemos o grande dilema de profissionais que acreditam que um cargo de gestão lhe confere o status de líder. Pensar em liderança, é basicamente ter em mente uma pessoa que inspire e que motive as pessoas a serem melhores.

Nova call to action

Liderança não tem nada a ver com cargo, poder e controle, e enquanto essa visão ultrapassada não for modificada, ainda veremos muitos acreditando que seus anos de empresa e a quantidade de pessoas que fazem gestão, é sinônimo de quem são.

Gosto de acreditar que liderança é sobre proximidade, já vi muito “peão” em chão de fábrica mobilizar uma equipe inteira com uma só palavra, enquanto o que se dizia “líder” precisava implorar. Liderança não é sobre quem grita mais alto, mas é sobre quem mesmo em silêncio consegue conduzir as pessoas rumo a um objetivo comum.

Mas, diante de tanto chefe que age na base da imposição e ditando as regras, como desenvolver a capacidade de liderança? É possível se preparar para influenciar pessoas e de algum modo fazer a diferença nas organizações e na vida das pessoas ao nosso redor?

Infelizmente, algumas organizações não têm se atentado para a importância de se ter pessoas capacitadas e que saibam desenvolver o que há de melhor em toda e qualquer organização: as pessoas.

Por isso, a necessidade de desenvolver habilidades relacionais e que contribuam para um ambiente mais sinérgico e com oportunidades.

O grande desafio do líder do futuro está em saber delegar as atividades de forma estratégica, saber administrar os conflitos e estar em constante atualização, visto que essas ações podem de algum modo contribuir para um melhor clima organizacional, engajamento da equipe, e consequentemente aumento da produtividade.

O ser humano não nasce totalmente pronto para liderar, e ninguém tem o pleno domínio de todas as competências de um líder.

E embora algumas crianças apresentem comportamentos assertivos e nos fazem imaginar que futuramente podem ser boas líderes pela capacidade que possuem de influenciar e juntar outras ao seu redor, é preciso deixar claro que ainda assim algumas características precisarão ser desenvolvidas para que a função seja desempenhada com qualidade.

Brené Brown, em seu livro “A coragem para liderar”, diz que “Liderança não tem a ver com cargos, status ou poder. Um líder é qualquer pessoa que se responsabiliza por reconhecer e desenvolver o potencial das pessoas e de suas ideias”. Sendo assim, pode-se afirmar que existe sim a possibilidade de se tornar um líder.

Por isso, veja algumas dicas que podem te auxiliar a desenvolver a capacidade de liderar:

  1. Busque autoconhecimento – um líder que não se conhece e não compreende quais são os seus pontos fortes e suas vulnerabilidades, terá dificuldade em liderar. Visto que, compreender o funcionamento de cada membro da sua equipe e quais são as melhores formas de trabalhar as potencialidades, exige também o conhecimento por parte do líder das suas próprias habilidades e limitações;

  2. Conhecimento nunca é demais – estude e esteja sempre se atualizando, o mundo muda e com ele os paradigmas que foram criados. O que era ontem, hoje já pode não mais ser. Esteja aberto a mudanças tecnológicas, invista em assuntos para além da sua expertise, busque cursos e livros que possam potencializar o seu desenvolvimento enquanto líder;

  3. Aprenda com quem é referência na área – quem te inspira enquanto líder? Quem são os seus exemplos? Busque profissionais da área que fazem ou fizeram a diferença, leia suas histórias, conheça seus legados, ou se possível, busque com essas pessoas mentorias que te auxiliem nesse aprendizado.

  4. Saiba ouvir – escutar os que os outros têm a dizer é importante e essencial para quem busca ser um bom líder. O mundo não se baseia nas suas verdades, o ponto de vista do outro pode ampliar o seu campo de visão. Ter humildade e saber reconhecer que a contribuição dada é importante, não te faz menor, ao contrário, faz com que as pessoas te admirem ainda mais;

  5. Entenda sobre a organização e cultura que você atuará – entender o funcionamento da empresa vai te ajudar a direcionar de forma assertiva os colaboradores quanto ao seu desenvolvimento, além de poder proporcionar uma visão sistêmica sobre a empresa, um bom líder entende que o seu trabalho impacta no todo e ter essa visão ajuda a ser estratégico e atingir os resultados.

O que você tem feito para se desenvolver? Acredita que esses aspectos são importantes? Deixa seus comentários e vamos conversar sobre o assunto.

banner-tunover

5 4 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Odair Tiezzi Duque
Odair Tiezzi Duque
6 meses atrás

Emanuella, parabéns pela clareza e simplicidade, com que cobriu, exatamente todos os pontos fracos da grande maioria dos chamados “líderes”!
Se uma pessoa que realmente tenha o desejo de ser um líder melhor, resolver se esvaziar dos conceitos errados, aprendidos com péssimos exemplos ao longo da vida, este artigo é um ótimo começo, desde que se sujeite a seguir os conselhos dados!
Eu sempre digo: Respeito, autoridade e liderança, tem que ser conquistados e, a melhoria, ou busca do aperfeiçoamento, tem que ser contínua!
Parabéns pelo artigo!

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
6 meses atrás

Olá Odair, é essencial reconhecer as características de um verdadeiro líder, não é mesmo?
Que bom que gostou do artigo, muito obrigada por comentar e não deixe de conferir mais artigos sobre liderança neste link. 💜🚀

Emanuella Velez
Emanuella Velez
6 meses atrás

Oi Odair, fico feliz que tenha gostado do artigo e desde já agradeço o feedback.
Que bom que você tem conseguido aplicar no dia a dia esses conceitos, sucesso na sua trajetória.

Um grande abraço!

claudiane.mentesa@gmail.com
claudiane.mentesa@gmail.com
6 meses atrás

Excelente explanação! Abordagem muito necessário para o mundo organizacional! Obrigada, Manu.

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
6 meses atrás

Olá Claudiane, que bom que gostou, confira mais artigos sobre liderança neste link. 💜 😉

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH