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Como desenvolver sua Inteligência Emocional

Segundo estudos realizados pelo psic√≥logo Daniel Goleman, autor do livro “A Intelig√™ncia Emocional”, (Editora Campus/Elsevier, 1995), 90% da diferen√ßa entre as pessoas que obt√©m grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados a compet√™ncias comportamentais, mais do que √†s habilidades aprendidas na escola.

O conjunto destas competências é o que podemos chamar de Inteligência Emocional. Elas têm cinco componentes principais:

Autopercep√ß√£o – que √© a capacidade das pessoas conhecerem a si pr√≥prias, em termos de seus comportamentos frente √†s situa√ß√Ķes de sua vida social e profissional, al√©m do relacionamento consigo mesmo.

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Autocontrole – ou capacidade de gerir as pr√≥prias emo√ß√Ķes, seu estado de esp√≠rito e seu bom humor.

Auto-motiva√ß√£o – capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e a√ß√Ķes necess√°rias para alcan√ßar seus objetivos, independente das circunst√Ęncias.

Empatia – habilidade de comunica√ß√£o interpessoal de forma espont√Ęnea e n√£o verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.

Pr√°ticas sociais – capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.

Analisando estes fatores comportamentais que comp√Ķem a intelig√™ncia emocional, percebemos que eles est√£o intimamente relacionados ao sucesso e √†s realiza√ß√Ķes pessoais.

Em qualquer área da atividade humana, pessoas com estrutura emocional sólida, conseguem melhor produtividade, e, por isto, destacam-se entre as demais.

Um esportista que n√£o estiver bem, emocionalmente, mesmo sendo um atleta de destaque, dificilmente obter√° vantagem sobre aquele que se apresentar com alto quociente emocional. Tamb√©m nas empresas ocorre o mesmo, o profissional inst√°vel emocionalmente, tem sua produtividade prejudicada ao desempenhar suas fun√ß√Ķes.

Existe um estudo do professor John Kotter, da Universidade de Harvard, apresentado no livro As Novas Regras. Ele acompanhou um grupo de 115 alunos desta universidade, durante 20 anos, após sua formatura em 1974. Comparou o desempenho profissional deles ao final do período, com as notas obtidas pelos mesmos, ao concluírem o curso. O resultado, ao contrario do que se esperava, mostrou que não havia ralação positiva entra as notas obtidas, e o sucesso pessoal e profissional alcançado pelos participantes. Ou seja, os melhores alunos não foram os que obtiveram maior sucesso pessoal e profissional.

Baseado nos estudos atuais é possível afirmar que a Inteligência Emocional tem maior impacto na realização pessoal, profissional e na felicidade de uma pessoa, do que o QI, quociente de inteligência. Por isto é tão importante aprendermos a desenvolver nosso quociente emocional, ou QE.

No entanto, surge uma questão: é possível desenvolver a Inteligência Emocional? E como fazer para desenvolver esta habilidade tão importante?

Desenvolvendo a Inteligência Emocional

Um programa para desenvolver a inteligência emocional de uma pessoa, precisa cumprir as seguintes etapas:

  • Relacionar as principais compet√™ncias comportamentais desta pessoa em rela√ß√£o ao seu contexto, pessoal e profissional.
  • Fazer uma avalia√ß√£o destes comportamentos, comparando o grau atual destas compet√™ncias, com o grau desej√°vel naquele contexto.
  • Executar um treinamento, em rela√ß√£o aos comportamentos pouco desenvolvidos, com a√ß√Ķes pr√°ticas.
  • Controlar os resultados at√© conseguir atingir as metas pretendidas.
  • Depois de saber quais os pontos fortes e as limita√ß√Ķes, a pessoa deve ser orientada a desenvolver as compet√™ncias comportamentais que mais est√£o prejudicando seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Habilidades como empatia, flexibilidade, espírito de liderança, poder de persuasão, motivação, comunicação e relacionamento interpessoal, entre outras, devem fazer parte do programa de desenvolvimento de sua Inteligência Emocional.

√Č preciso que a pessoa fa√ßa uma planilha com as compet√™ncias que precisa desenvolver e aproveite todas as situa√ß√Ķes de sua vida pessoal e profissional para pratic√°-las.

Treinando, treinando, treinando

√Č como andar de bicicleta, √© preciso praticar at√© tornar estas compet√™ncias algo natural em sua vida. Se algu√©m tem dificuldade de falar em p√ļblico, e esta compet√™ncia √© fundamental para o desenvolvimento de sua carreira, ent√£o ser√° preciso praticar esta atividade at√© tornar-se espont√Ęnea.

Segundo pesquisas, o c√©rebro emocional aprende atrav√©s de experi√™ncias repetidas. Portanto, depois de identificar seus pontos fracos, √© preciso centrar for√ßas neles at√© desenvolv√™-los. √Č necess√°rio enxergar as oportunidades do dia a dia para praticar suas compet√™ncias em desenvolvimento.

Quem precisa desenvolver a Inteligência Emocional

Todas as pessoas se beneficiar√£o ao desenvolver sua Intelig√™ncia Emocional. Estudantes conseguir√£o melhor aproveitamento na escola. Jovens ter√£o melhores condi√ß√Ķes de conseguir seu primeiro emprego, e constru√≠ uma carreira de sucesso desde o in√≠cio. Profissionais ter√£o melhores oportunidades de crescimento e condi√ß√Ķes de assumir cargos de chefia. Chefes ter√£o melhores condi√ß√Ķes de liderar suas equipes. Enfim, a Intelig√™ncia Emocional poder√° ser a diferen√ßa entre uma trajet√≥ria bem sucedida, com uma vida cheia de realiza√ß√Ķes, ou uma carreira med√≠ocre.

Por isto, sugerimos a todas as pessoas: profissionais, estudantes, médicos, executivos e empresários, que busquem identificar seus pontos fortes e pontos fracos em relação à Inteligência Emocional, e desenvolvê-los da melhor forma possível. Lembre-se que nunca é tarde para o crescimento pessoal.

Autor: Ari Lima

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