Artigos

Como desenvolver uma liderança efetiva

Engana-se quem pensa que um bom líder é o profissional que apresenta uma série de cursos e capacitações, uma trajetória vitoriosa e várias conquistas durante o crescimento da carreira. Na verdade, é preciso alinhar características e especificidades pessoais. 

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que um bom líder deve compreender a sua equipe, saber lidar com problemas, negociar com fornecedores (como os de tela de arame, entre outros), abrir espaço para a comunicação e criar estratégias que visam o crescimento da empresa, além de obter bons resultados. 

Por isso, é fundamental desenvolver habilidades e competências voltadas a área, a fim de ser exemplo para a equipe e alcançar altos patamares de sucesso.

Nova call to action

Mas, afinal, como executar uma liderança efetiva e se destacar no mercado de trabalho?

Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você, profissional, verá as maiores formas simples de desenvolver uma liderança efetiva. Continue lendo e descubra sobre todos os detalhes! Vamos lá?

1. Escolha ser líder

Cuidado com a ideia de achar que a sua posição pode torná-lo um líder. Liderança não é uma sala, um crachá ou uma cadeira. Na verdade, ela é o oposto disso: é uma escolha, um objetivo de vida e um sonho.

Por isso, escolha ser líder, veja suas contribuições, transformações e avalie se é necessário mudar.

O primeiro degrau para alcançar uma boa liderança é escolher liderar e influenciar pessoas, independente do cargo que você ocupa. 

2. Foque no dia a dia

Outro ponto fundamental para construir uma boa liderança é focar no dia a dia. Ou seja, é necessário criar uma equipe forte e formar os próximos líderes. Além do mais, avalie todas as áreas da companhia e aplique melhorias. 

Dentro das funções de um líder, podemos mencionar o gerenciamento de recursos, controle das receitas e despesas, compras de insumos como moldes de injeção, análise do capital humano entre outras diversas atividades.

Por isso, cuide dos aspectos administrativos e veja se você está colocando as áreas certas em destaque.

3. Seja corajoso 

A coragem também é uma característica presente em uma liderança. Contudo, isso não significa que líderes de sucesso não devem ter medo, mas aprender a reconhecê-los, enfrentar a realidade de cada situação e agir da melhor forma. 

Além disso, é fundamental ter coragem para acreditar no potencial da equipe, nas pessoas que nos rodeiam e na própria capacidade de liderar.

Se você trabalha com moinho de milho, por exemplo, e deseja bater as metas no fim de cada mês, é preciso garantir o comprometimento e o engajamento de todos nos processos.

4. Pratique o autoconhecimento

Por fim, vale ressaltar ainda que o autoconhecimento é um fator determinante para executar uma boa liderança.

Afinal, antes de conhecer as pessoas, é fundamental fazer uma viagem dentro de si mesmo e compreender emoções, sentimentos e comportamentos. 

Por isso, separe alguns minutos do seu dia para refletir sobre a maneira que tem liderado. Faça os seguintes questionamentos: o que eu fiz bem hoje? O que não foi legal? O que eu posso melhorar? Preciso pedir desculpas por algum erro? Eu me seguiria? 

Dessa forma, você consegue aumentar o seu autoconhecimento e refletir sobre a maneira que tem agido no ambiente de trabalho. 

Gostou do nosso post sobre como desenvolver uma liderança efetiva? Conta pra gente! Queremos saber sobre a sua opinião.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments