Artigos

Como elaborar uma proposta de emprego irresistível

proposta de emprego

*Por Valesca Rodrigues

O mercado de trabalho anda cada vez mais aquecido e as empresas tem batalhado bastante para conseguir não apenas manter, mas recrutar talentos para os seus quadros. Isso porque os profissionais estão em um momento de avaliar muito as propostas que recebem e não apenas do ponto de vista salarial. Vamos entender então que momento é esse e como o RH pode fazer uma boa proposta de emprego e buscar alternativas e estratégias para chegar aos melhores!

Nova call to action

Antes de mais nada…

O primeiro passo, antes mesmo de pensar em elaborar uma boa proposta de emprego a qualquer pessoa, é fazer o dever de casa internamente. Como?

Alinhando de início o perfil da vaga com o gestor. Analisar criticamente cada pré-requisito é fundamental para um recrutamento assertivo e inteligente.

Verificar as competências técnicas e as comportamentais, os testes que devem ser direcionados aos candidatos, qual faixa salarial indicada, formação acadêmica, cursos e demais aspectos técnicos. Uma vez alinhado todo esse cenário, chega a vez de elaborar a descrição da vaga e escolher os canais de recrutamento que serão utilizados.

A descrição da vaga não deve se ater apenas aos aspectos objetivos necessários, tais como a formação desejada ou a disponibilidade por exemplo. Deve ser feita uma boa redação, primeiramente apresentando a empresa de forma atrativa, com um bom (e verdadeiro) storytelling, que crie de fato interesse no candidato de fazer parte dessa história.

Além disso reforce quais são os direcionadores estratégicos da empresa: missão, visão e valores, com objetivo de alinhar o máximo possível empresa-candidato, garantindo bom fit cultural e melhor adaptação posterior.

Pesquise os interesses

Entenda seu público! Os profissionais do momento, na área de negócio em que você está com vaga em aberto, estão ganhando em média quanto no mesmo porte da sua empresa?

O que essas empresas oferecem como benefícios? O que eles estão buscando, além de salário e benefícios tradicionais (flexibilidade de horário? desenvolvimento? plano de carreira? participação nos lucros? trabalho remoto?, oferecimento de cursos e treinamentos? etc).

Duração do processo

Tenha em mente que as pessoas estão cada vez mais ansiosas e não tem tempo a perder. Então, agilize e automatize as etapas de recrutamento o máximo que for possível (sem perder a qualidade).

Sempre mantenha contato com o candidato, sinalizando as etapas seguintes e sendo honesto e rápido nos feedbacks. Uma vez encontrado o candidato ideal e ele seja aprovado, seja rápido no envio da proposta de emprego.

A proposta de emprego

Em primeiro lugar entre em contato por telefone com o candidato aprovado como forma de humanizar o encerramento desse ciclo e o parabenize pelo resultado e pela trajetória. Combine uma data de início que seja adequada a ambas as partes. Avise que vai enviar uma proposta formal até dia tal, verifique o melhor e-mail e peça que ele sinalize o recebimento.

 

modelos de feedback

 

Passo a passo da proposta de emprego

Elabore a proposta de emprego em arquivo e salve em PDF para evitar alterações. Use o layout padrão da empresa. Separe as informações em blocos. Faça uma introdução com uma breve história da empresa e inclua o nome completo do candidato logo no início, após a saudação.

Descreva o nome do cargo, salário, todos os benefícios (tanto os tradicionais, como os extras de forma a fortalecer a sua marca empregadora), carga horária, data de início, local de trabalho, relação de documentos necessários (se for o caso) e local para assinar e datar. Informe a data limite para o “aceite” dele.

Sua proposta deve ser elegante, atraente, objetiva e estar de acordo com a prática que sua empresa realiza.

Dica Final

Não esqueça de trabalhar muito os pontos positivos que sua empresa oferece no dia a dia e não apenas quando está com as vagas em aberto. A marca empregadora precisa estar fortalecida especialmente no momento atual em que os talentos estão sendo muito disputados.

Fazer um bom endomarketing para que os próprios colaboradores seja recrutadores em potencial também é uma ótima estratégia. Outra dica é usar as redes sociais de forma inteligente e dessa forma, criar um interesse genuíno nas pessoas em trabalhar nessa organização.

Ficou claro como elaborar uma proposta de emprego? Pronto para fazer a sua proposta irresistível?

Como vimos, é preciso alinhar de início o perfil da vaga com o gestor. Isso significa que o perfil do profissional almejado pela empresa seja estabelecido com base nas necessidades e demandas do setor.

Para isso você precisa montar um banco de currículos bem estruturado para ter sempre acesso aos melhores talentos. Portanto, não deixe de conferir nosso artigo: Qual a vantagem e como estruturar o banco de currículos nas empresas?

*Valesca Rodrigues é Mentora de Carreira e de Liderança, consultora em elaboração de currículo, entrevista simulada e edição de perfil Linkedin. Especialista em Recursos Humanos com mais de 15 anos de prática em empresas consolidadas especialmente na área de Recrutamento, Seleção, Desenvolvimento Humano

5 1 vote
Article Rating

Por: Valesca Pinto Figueira Rodrigues

Profissional com 15 anos de experiência em Recursos Humanos em empresa de grande porte no segmento de luxo e no segmento de Engenharia. Forte atuação em Recrutamento, Seleção de Pessoal e Desenvolvimento, além de larga vivência em implementação e acompanhamento de Programas de Recrutamento Interno, Programa de Desenvolvimento de Competências, Programa de Estágio e Jovens Aprendizes. Conhecimento, aplicação e consultoria na ferramenta DISC. Atuação como Consultora de RH para lideranças. Acompanhamento de indicadores da área, elaboração e atualização de políticas de RH. Elaboração, aplicação e análise de pesquisa de clima e avaliação de desempenho. Análise e ajustes de CBO e de descrição de funções e competências. Análise de transferências e promoções do ponto de vista de perfil, cargos e salários. Responsável pela comunicação interna e ações de endomarketing. Aplicação de entrevistas de desligamento. Como Mentora de Carreira e de Liderança, ofereço consultoria profissional em processos de inserção e recolocação no mercado de trabalho, transição e direcionamento de carreira, além de suporte no desenvolvimento de competências. Soluções propostas: Elaboração e/ou estruturação de layout e conteúdo de currículo; Entrevista simulada englobando análise de competências comportamentais; Posicionamento em rede social profissional desenvolvendo perfil alinhado as expectativas do mercado de trabalho, trazendo visibilidade; Programa de Mentoria em Desenvolvimento de Carreira englobando os pilares: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Autocontrole, Competências, Plano de Ação e Metas. Programa de Mentoria em Liderança. Entre em contato em valfrodrigues@hotmail.com Instagram: @valfrodrigues2020

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH