Artigos

Como Escrever O Primeiro Artigo?

E é chegada a hora de escrever o seu primeiro artigo?, o que te trouxe ate aqui ? A obrigação, uma matéria exigida pelo âmbito universitário? Curiosidade, em identificar como são escritos alguns textos que servem de base para diversos trabalhos acadêmicos? Ou vontade de complementar uma carreira profissional?

Inicialmente é importante saber a diferença do artigo, publicação mais comum, e o artigo Cientifico:

É considerado artigo uma publicação escrita que possa ser veiculada através de um meio de comunicação ex: rádio, Jornais ou internet, e que contenha a opinião do autor sobre um tema específico.
Na elaboração de trabalhos acadêmicos, o artigo científico se caracteriza pela descrição e apresentação de dados resultantes de uma pesquisa realizada seguindo um método científico e avaliado por diversos especialistas.
Assim a construção do artigo em si não é complicada e sim trabalhosa, pois exige o conhecimento do assunto abordado e a clareza de suas informações, em casos de artigos científicos o quesito mais avaliado são as qualidades das citações e a avaliação de especialistas.

Artigos bem escritos podem lhe dar muitos benefícios como credibilidade e uma visibilidade maior em sua marca e nome entre outros. Para isso o artigo precisa ser de interesse comum.
Uma maneira de fazer isso é escrever artigos que são informativos, que resolvam um problema ou que respondam a uma pergunta.
Os artigos também são uma ótima maneira de “aquecer” os visitantes e leitores para o que você está oferecendo.
Os passos mais encontrados e indicados para construção de artigos de sucesso são:
1. Saiba a Diferença entre Artigos.

Para isso, você precisa ler textos em que sejam bem claros o estilo literário, por exemplo: a escrita acadêmica é impessoal, a informal usa linguagem coloquial e a jornalística deseja chamar a atenção do leitor.

2. Escolha o tema do seu artigo e o Publico alvo.

Como qualquer trabalho o primeiro passo é definir um tema. Sobre o que você vai escrever. Quer escrever sobre Vida, Carreira, Autismo e etc., O importante nesta etapa é apenas pensar na área que vai querer escrever e para quem vai querer escrever.

3. Desenvolva o Tema e Crie o Titulo.

Depois de ter pesquisado bastante e ter uma grande lista de temas e um mercado alvo, crie um título de artigo efetivo. É o título que vai dar ao leitor o interesse em ler o seu artigo, e, sobretudo o título é muito importante nos mecanismos de busca. Bons títulos incluem o que você procura no Google.

4. Comece a escrever

Agora que você tem o tema, título e o mercado alvo, também já possui fundação e estrutura do seu artigo, você pode começar a escrever. Ainda não vai ser fácil, mas com toda certeza ira facilitar o processo, principalmente por que você já criou um titulo e vai utilizá-lo como base.

5. Revise seu artigo.

Depois de ter escrito o artigo completo, faça uma revisão. Quando fazer a revisão? Em diversas pesquisas encontrei uma dica interessante e comprovada: (só faça a revisão no final, para não bloquear suas ideias). Nessa revisão você ira encontrar erros de gramática, ortografia, fluxo, e se está adequado à comunicação utilizada pelo seu público. Se possível sempre peça para outra pessoa ler o seu artigo, mesmo sendo uma pessoa critica.

6. Encontre as melhores palavras para usar no seu artigo.

Esta dica e importante para quem deseja atrair pessoas em busca de informação nos mecanismos de buscas como o Google. Você deve utilizar uma ferramenta de palavra chave como a do Google.
Nestas ferramentas você inclui palavras direcionadas ao tema escolhido e a ferramenta apresenta a quantidade de pesquisas feitas pelas pessoas. Sempre escolha palavras com muitas visitas, menor concorrência e mais de uma palavra.

7. Revise seu artigo Novamente.
Leia quantas vezes for necessário para ELIMINAR erros de gramática. Eles são inaceitáveis em artigos acadêmicos e qualquer outro artigo publicado nos meios de comunicação. Cuidado com a pontuação e palavras repetidas são elas que vão dar o tom ao seu texto e permitir que o leitor o entenda. Crie o artigo e releia um dia após a criação, não publique no impulso depois vai se arrepender de não ter trocado uma palavra.
8. Seja Criativo e justo.
Tome bastante cuidado com as citações, as notas de rodapé e referências bibliográficas. Pois qualquer citação não mencionada é Plágio e Plágio é a pior coisa que pode acontecer em relação a qualquer texto. Citações servem para dar mais força aos seus argumentos e não pense que citar alguém vai desmerecer seu texto, na verdade mostra o grau de busca das informações.

No final conseguimos identificar que não importa o motivo que te levou a escrever o seu primeiro artigo, o necessário é procurar o conhecimento e ter a coragem inicial de ouvir as criticas, lembre-se criticas nem sempre são negativas e servem de ponto a melhorar. Pratique, escreva muito, leia muito e estará cada dia mais confiante, faça cursos que te ajudem a escrever melhor, e jamais pense em parar de escrever por que alguém não gostou do seu artigo a recompensa vem com o tempo, quando você se lembrar de que buscou tópicos como esse para escrever seu primeiro artigo.

Fonte – http://www.lendo.org/fazer-escrever-artigo-academico/
http://www.bu.ufsc.br/ArtigoCientifico.pdf

Autor : Felipe Goulart
Analista de Recursos Humanos
Graduação em andamento Processos Gerenciais e Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of