Artigos

Como fazer currículo pelo celular com resultado perfeito

Como fazer currículo pelo celular

Com a popularização dos smartphones, as pessoas já estão acostumadas a procurar emprego online. Nada mais natural do que aproveitar soluções como fazer currículo pelo celular para ganhar agilidade ao se candidatar às vagas selecionadas. 

Mas, mesmo que o tradicional curriculum vitae já esteja adaptado à era digital, é importante redobrar os cuidados ao preparar esse documento na palma da mão. Neste post, veremos como fazer currículo pelo celular e dicas. Confira!

Nova call to action

5 dicas para você fazer um currículo perfeito pelo celular

Por mais que os processos de recrutamento e seleção profissional tenham incorporado uma série de evoluções tecnológicas, o currículo ainda é um documento essencial para quem está em busca de trabalho. Já para quem é responsável por avaliar as candidaturas, não faz a menor diferença receber um currículo feito pelo celular, computador ou outro dispositivo. 

Por isso, não há qualquer problema em usar o smartphone para preparar o seu CV com mais praticidade — ainda mais se você aproveitar as dicas a seguir.

1. Use uma ferramenta própria para criar currículos

Para quem sempre usa um editor de texto no computador, parece ser fácil seguir com o mesmo recurso — tal como fazer o currículo no Word pelo celular. Só que as coisas podem ficar mais complicadas quando se usa uma tela bem menor que de costume, seja para formatar o layout ou escrever o texto sem deixar passar nenhum erro. Isso também vale para quem está pensando em fazer um currículo pelo Google docs, pelo Pages da Apple ou usando ferramentas de design.

Para garantir um resultado impecável ao fazer o seu currículo pelo celular, o ideal é usar uma ferramenta própria para isso. Em um gerador de CVs como o Onlinecurrículo, por exemplo, você não vai ter que se preocupar com as configurações do layout ou com a formatação do currículo na estrutura mais adequada para esse tipo de documento — é só selecionar seu modelo de preferido e inserir o conteúdo aproveitando as orientações da ferramenta a cada passo.

2. Marque presença com um conteúdo consistente

É importante alinhar o conteúdo do seu CV com o que consta em seu perfil profissional no LinkedIn, nos sites de classificados, motores de busca de emprego ou em qualquer outra ferramenta que você usar para se conectar a contratantes em potencial. Isso aumenta suas chances de aparecer nas buscas feitas por analistas de RH e reforça a sua credibilidade.

Procure grafar seu nome sempre da mesma maneira, indicar os mesmos contatos e evitar divergências em suas informações essenciais. É claro que você pode (e deve) editar alguns textos descritivos para personalizar cada candidatura, mas mantenha inalterados os dados essenciais das seções de Formação Acadêmica e Experiência Profissional no currículo. Ou seja, datas, nomes de cursos e instituições de ensino, títulos de cargos e nomes das empresas que aparecem na lista de seus empregos anteriores devem permanecer iguais em todas as plataformas.

3. Faça uma revisão detalhada do seu CV

Lembra da notícia sobre a cuidadora de idosos que foi humilhada por cometer erros de português ao buscar uma oportunidade de emprego? Ninguém quer passar por esse tipo de constrangimento, ainda mais depois de se informar direitinho sobre como fazer currículo pelo celular! Para causar a melhor impressão possível em quem for analisar o seu documento, a dica é baixar o currículo pronto e checar o arquivo nos mínimos detalhes:

  • Expanda a tela para revisar o conteúdo, eliminando deslizes de digitação e ortografia. Afinal, erros gramaticais são fatores que causam eliminação de CVs, chegando a pesar mais do que a inexperiência ou a falta de objetivos profissionais.
  • Leia todos os textos em voz alta. É bastante comum o corretor do celular fazer alterações sem que se perceba e isso pode fazer com que algumas frases percam o sentido original. Caso o seu dispositivo conte com esse recurso, redobre a atenção!
  • Confira o layout do currículo. O visual do CV deve refletir o seu potencial de organização e atenção aos detalhes, além de ser coerente com o tipo de vaga a que você estiver se candidatando. Veja se todas as datas estão escritas no mesmo formato (por exemplo, mês/ano), se as fontes usadas para os títulos estão com o mesmo tamanho, se não falta ou sobra algum espaço entre as linhas etc. 

4. Aproveite para personalizar o seu currículo pelo celular

A personalização do currículo faz toda a diferença e se torna ainda mais simples quando você se acostuma a editar o documento na palma da mão. Para isso, você pode simplesmente alterar o campo de Objetivo Profissional para inserir o nome de cada empresa a que for se candidatar e/ou o título exato de cada cargo. 

Também vale trocar algumas informações nos textos descritivos para dar destaque a algumas de suas responsabilidades ou conquistas que tenham mais a ver com alguma vaga em específico — lembrando que também é importante inserir palavras-chave ao longo de todo o CV para que ele passe com mais facilidade pelos softwares de triagem automática de currículos.

5. Como fazer currículo pelo celular é muito fácil, crie também sua carta de apresentação

Dizem que por trás de um currículo perfeito há sempre uma boa carta de apresentação… e o melhor é que você pode fazer as duas coisas pelo celular. O processo é basicamente o mesmo em ambos os casos, só que você também tem a opção de copiar e colar o texto da carta no corpo do e-mail em que for anexar o PDF do seu currículo.

Usar seu telefone torna tudo mais prático e rápido. Basta escolher a ferramenta certa e manter o foco para ter seu material pronto em tempo recorde na hora de se candidatar a cada vaga de emprego!

Se você gostou deste artigo sobre como fazer currículo pelo celular, confira também 7 sinais de que está na hora de mudar de emprego!

Este artigo foi escrito por Online Currículo.

guia sobre rh 4.0

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments